Sala de Recursos Multifuncionais A Aplicação da Tecnologia Assistiva na Escola
ESCOLA É uma instituição que reconhece a diferença como própria da condição humana, oferece uma educação onde a solidariedade, a ajuda mútua, a ética e a coparticipação estejam presentes e enfrenta com coragem o rompimento de práticas homogeneizadoras, paternalistas, meritocráticas e corporativistas.
INCLUSÃO Processo educacional que se estrutura em função das necessidades dos alunos – de qualquer aluno. Significa compreender, abranger, fazer parte, pertencer. A inclusão escolar só é possível onde houver respeito à diferença e, conseqüentemente, a adoção de práticas pedagógicas que permitam às pessoas aprender e ter reconhecidos e valorizados os conhecimentos que são capazes de produzir, segundo e na medida de suas possibilidades.
Atendimento Educacional Especializado O AEE é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Sala de Recursos Multifuncionais São espaços de natureza pedagógica,localizados nas escolas públicas, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado-AEE São organizadas com materiais didáticos, recursos pedagógicos, mobiliário e recursos de tecnologia assistiva e de acessibilidade adequados as necessidades dos alunos.
O desafio da formação de professores É sempre um processo inacabado decorrente das inovações tecnológicas que avançam rapidamente. O foco da formação deverá recair sobre o desenvolvimento de uma competência que habilite o professor a observar a realidade do aluno e identificar a barreira e construir em rede de parceria o conhecimento/recurso necessário a superação .
Tecnologia Assistiva Para. as pessoas a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiências, a tecnologia torma as coisas possíveis. Mary Pat Radabaugh
Papel da TA na escola A tecnologia assistiva na escola, tem como foco a participação efetiva do aluno na construção do conhecimento.
Da identificação do problema a solução Aluno Tarefa Contexto