Unicamp 40 anos: no rastro da sua memória Silvia F. de M. Figueirôa ( Depto. de Geociências Aplicadas ao Ensino/IG Unicamp ) Neire do R. Martins ( Sistema.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01/29 Concurso Morar Carioca período 12.1
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
Programa Permanente de Racionalização de Fluxos de Informações P R F I DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO - DEFIN.
FACULDADE METROPOLITANA
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
A Comunicação nos Processos de Gestão Aspectos Preponderantes A forma de atuação das lideranças tem implicações consideráveis sobre o comportamento, a.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ Cidade, Trabalho e Técnica
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Arquivo e Documentação
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
Silvia F. de M. Figueirôa (Depto
Eva Cristina Leite Silva Oscar Teixeira
UNICAMP – Arquivo Central Conhecimento & tecnologia da informação
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Ações de Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais da UNICAMP
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Universidade Federal de Santa Catarina
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Promovendo Soluções Sociais
Planejamento e 7 de março de 2014.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Gestão pedagógica em EaD
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
Uma visão dos arquivos do Poder Executivo face às demandas da sociedade Cristiane Basques Julho, 2008.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
A participação do Brasil no Projeto InterPARES XV Congresso Brasileiro de Arquivologia II Seminário de Documentos Eletrônicos 4 de julho de 2008.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Outubro, 2007 Luiz Atilio Vicentini Fórum Permanente de Cultura e Arte Pesquisa em Acervos e o acesso ao Conhecimento e a Cultura:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Solange de Souza Historiógrafa do CEDEM
VI Congresso de Arquivologia do Mercosul1 Sistema Eletrônico de Arquivos Históricos da Unicamp Equipe Técnica SIARQ, CCUEC e AEL.
Introdução Através de manifestação formal e constatada a necessidade de uma gestão documental nos acervo pessoal e ou institucional do docente já desligados.
MAIO 2010.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Relatórios José Maria da Silva Emerson Sena da Silveira.
Introdução A Comissão Setorial de Arquivos (CSArq/FCM), com apoio da Diretoria da FCM, promovem desde 2006, planejamentos para realização de ações para.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Instrumentos de Gestão de Documentos
Transcrição da apresentação:

Unicamp 40 anos: no rastro da sua memória Silvia F. de M. Figueirôa ( Depto. de Geociências Aplicadas ao Ensino/IG Unicamp ) Neire do R. Martins ( Sistema de Arquivos da Unicamp )

Projeto Memória Científica e Tecnológica da Unicamp Objetivo: unir as iniciativas do SIARQ e de outros sistemas de informação já existentes, como o de bibliotecas, centros de documentação e de instâncias administrativas, bem como congregar profissionais de vários órgãos internos, como docentes, profissionais da informação e alunos, para que, num esforço conjunto, proponha ações que sistematizem o registro, o acesso e a preservação dos seus documentos científicos, quer pelo estabelecimento de normas e padrões, quer pela criação de soluções integradas de tecnologias de informação.

Objetivos propor uma política específica de gestão integrada de documentos científicos para a Universidade; subsidiar as ações de preservação, proteção e acesso ao patrimônio documental, na defesa dos interesses da Universidade e dos direitos da comunidade acadêmica; subsidiar as ações de preservação da memória da Universidade, protegendo seu acervo arquivístico para servir como referência, informação ou fonte de pesquisa científica.

Projeto Memória Científica e Tecnológica da Unicamp O que é C & T? Produtos basta guardar impressos e arquivos selecionados Processos e práticas documento tem que permitir a reconstrução do contexto em suas múltiplas e complexas facetas, e não estar isolado

Características da UNICAMP Pós-graduação = 127 cursos Pesquisa = linhas de pesquisa Graduação = 58 cursos Extensão = cursos e disciplinas Arquivos científicos e registros da produção acadêmica: desarticulados e dispersos (Fonte: Anuário 2006)

Vertentes de ações do projeto 1. Arquivo científico, tecnológico e artístico retrospectivo: visa identificar, reunir e tratar documentos científicos das primeiras décadas da Universidade, para formar um arquivo de informações e documentos em vias de desaparecimento. 2. Produção científica, tecnológica e artística atual: visa estabelecer a política de gestão de documentos científicos p/ permitir a captura, descrição e acesso sistemático e contínuo de documentos e de informações contemporâneas de modo integrado entre unidades de informação e de gestão acadêmica.

Metodologia Divulgação e sensibilização da comunidade acadêmica sobre a necessidade de se preservar a memória da Universidade e de se estabelecer política de gestão de documentos científicos e ações para acesso e preservação integradas; Criação de um grupo de trabalho multidisciplinar, com representantes do Sistema de Arquivos, para diagnosticar a situação e preparar propostas de política e de ações para submeter às instâncias superiores da Universidade; Diagnóstico da situação dos arquivos científicos existentes; dos sistemas eletrônicos de referência e de documentos, das normas formais e informais que sustentam os procedimentos de gestão de documentos na Universidade.

Grupo de Trabalho Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa – IG e CONSUL/SIARQ Neire do Rossio Martins - AC/SIARQ Iara Lis Franco Schiavinatto - IA José Ranali - FOP Laura Sterian Ward - FCM Rosa Inês Costa Pereira - PRPG Paulo Mazzafera - PRP Edson Françozo - CLEHC Valéria dos Santos Gouveia Martins - SBU/BC Lêda Santos Ramos Fernandes - SG Maria Cristina Ferraz de Toledo - RTV UNICAMP Márcia Aparecida Marques Silveira - AC/AP - SIARQ

Reuniões do GT

Alguns resultados Alguns resultados Site do projeto Fóruns: – Memória Científica: preservação e gestão documental (06/maio/04) – Arquivos médicos e pesquisa científica (06/out/05) – Comunicação Científica: Produção e divulgação (11/maio/06) Recolhimento de documentos científicos ao Arquivo Permanente (décadas ) dossiês de docentes/pesquisadores dossiês de projetos (FAEP e PIBIC)

Resultados - vertente 1 1. Composição de equipe técnica no AC/SIARQ: 2 bolsistas SAE; 2 estagiários de História e 1 técnico do Arquivo Permanente; 1. Levantamento do acervo científico do AC/SIARQ: – dossiês de docentes/pesquisadores – dossiês de projetos (FAEPEX e PIBIC) – 524 Programas de cursos/disciplinas – 526 Concurso de docente

Inclusão de instrumentos de pesquisa no Sistema PESQUISARQH inventários de projetos de pesquisa (FAEPEX) 05 Catálogos e 09 Inventários de Arquivos Pessoais 83 histórias biográfica de cientistas e descrição de 639 itens documentais Levantamentos históricos – Site Unicamp Ano 40 Projeto cientistas pioneiros – levantamento e elaboração de 83 históricos biográficos

Vertente 2 - diagnóstico Andamento do GT – 4 reuniões identificação de atividades e tipos documentais de interesse para a memória científica, tecnológica e artística da UNICAMP; exemplo da sistematização dos resultados – Tabela Diagnóstico Estamos refletindo sobre eventuais mudanças e adaptações do conjunto de normas vigentes.

Resultados - Vertente 2 Levantamento de atividades e tipos documentais de interesse científico produzidos pela Unicamp; – 18 Atividades – 58 Tipos documentais

Conclusões - O desafio que se coloca a curto e médio prazo é o de promover um amplo processo de conscientização da comunidade acadêmica da Unicamp, de modo a implantar rotinas de gestão documental que garantam a preservação de sua memória científica, tecnológica e artística.