A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança a aprendizagem é uma mudança comportamental persistente e ocorre quando o indivíduo interage com seu ambiente externo maturação = resultante do desenvolvimento de estruturas internas e requer somente desenvolvimento interno
Gagné a aprendizagem é algo que se realiza dentro da cabeça do indivíduo “ A fim de planejar eventos externos ao aluno que ativarão e manterão a aprendizagem, deve-se adquirir uma concepção do que ocorre dentro da cabeça do aluno. Isto é o que o conhecimento dos princípios da aprendizagem e da teoria da aprendizagem fornece”
Gagné Teoria de processamento da informação os processos que se precisa compreender, a fim de explicar o fenômeno da aprendizagem, são aqueles que realizam determinados tipos de tranformações de “insumos” em “ exsumos” de maneira análoga às operações de um computador Modelo básico de aprendizagem
Gagné - Modelo de Aprendizagem (1) fluxo de informação -------> (2) receptores do aprendiz ---- > (3) registrador sensorial -----> (4) memória de curta duração -----> (5) memória de longa duração ---> (6) gerador de resposta ( que transforma informação em ação)
Gagné - Eventos de Aprendizagem Motivação ==> Apreensão ==> Aquisição ==> Retenção ==> Rememoração ==> Generalização ==> Desempenho ==> Retroalimentação ==> Expectativa Atenção Codificação Armazen. memória Recuperação Transferência Resposta Reforço
Gagné - Resultados da Aprendizagem Informação verbal Habilidades Intelectuais Estratégias Cognitivas Atitudes Habilidades Motoras
Gagné - Habilidades Intelectuais o “saber como” em comparação com o “saber o que” da informação podem ser subdivididas em muitas subcategorias que podem ser ordenadas de acordo com sua complexidade mental oito tipos Tipo1 - Aprendizagem de Sinais Tipo8 - Solução de Problemas
Gagné - Tipos de Habilidades Intelectuais Regras de Ordem Superior Regras Conceitos Discriminações regras mais complexas, reunidas pela combinação de outras na solução de problemas tornam possível ao indivíduo fazer coisas usando símbolos identificação de uma classe de objetos, de qualidades de objetos, etc. distinção entre símbolos
Gagné qualquer habilidade intelectual pode ser analisada em termos de habilidades mais simples que necessitam ser combinadas para produzir sua aprendizagem habilidades mais simples são “os pré-requisitos” imediatos hierarquia de aprendizagem
Gagné - A Instrução e o papel do Professor a instrução é a atividade de planejamento e execução de eventos externos à aprendizagem com a finalidade de influenciar os processos internos para atingir determinados objetivos professor = gerente da instrução
Gagné - Conclusão situa-se entre o behaviorismo e o cognitivismo estímulos, respostas, estimulação do ambiente, etc. X processos internos da aprendizagem e a importância das teorias de aprendizagem.