A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

Psicologia e práticas educativas.
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
TEORIA COMPORTAMENTAL
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
Avaliação Psicomotora
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
Ensino e Aprendizagem: Enfoques Teóricos
Aprendizagem Viviane Torres da Silva
1.Consciência (Chalmers,1997)
Motivação Introdução.
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
Psicologia da Aprendizagem
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Conhecimento, Habilidade e Atitude com o
Quando falamos em aprender...
Orientações sobre usabilidade
Psicologia da interface
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana

Teoria Psicogenética de Piaget
Transferência de aprendizagem
CONCEITO IDÉIAS GERAIS, DESVELADAS PELA OPERAÇÃO INTELECTUAL DE ABSTRAÇÃO, E QUE PERMITE “EXPLICAR” A NATUREZA DO OBJETO EM ESTUDO; É CONSTRUIR TEORIA.
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
O que é Aprendizagem?.
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Transposição informática e sistema cognitivo
Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen
Estudo do comportamento verbal
O aluno elaborando conceitos
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Gestão por Competências
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Heloisa Vieira da Rocha (UNICAMP) e Paulo Lima (UEPA)
IUM Aula 09.
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)
Inteligência Artificial
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
Introdução à Inteligência Artificial
Teorias de aquisição da linguagem
Sistemas de Aprendizagem
Disciplina:Sistemas de Informação
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Aprendizagem da matemática
FABIANA PEREIRA 6ªFASE Q PAULO RICARDO TATIANA MARTINS VERIDIANA PINHEIRO.
Transcrição da apresentação:

A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança a aprendizagem é uma mudança comportamental persistente e ocorre quando o indivíduo interage com seu ambiente externo maturação = resultante do desenvolvimento de estruturas internas e requer somente desenvolvimento interno

Gagné a aprendizagem é algo que se realiza dentro da cabeça do indivíduo “ A fim de planejar eventos externos ao aluno que ativarão e manterão a aprendizagem, deve-se adquirir uma concepção do que ocorre dentro da cabeça do aluno. Isto é o que o conhecimento dos princípios da aprendizagem e da teoria da aprendizagem fornece”

Gagné Teoria de processamento da informação os processos que se precisa compreender, a fim de explicar o fenômeno da aprendizagem, são aqueles que realizam determinados tipos de tranformações de “insumos” em “ exsumos” de maneira análoga às operações de um computador Modelo básico de aprendizagem

Gagné - Modelo de Aprendizagem (1) fluxo de informação -------> (2) receptores do aprendiz ---- > (3) registrador sensorial -----> (4) memória de curta duração -----> (5) memória de longa duração ---> (6) gerador de resposta ( que transforma informação em ação)

Gagné - Eventos de Aprendizagem Motivação ==> Apreensão ==> Aquisição ==> Retenção ==> Rememoração ==> Generalização ==> Desempenho ==> Retroalimentação ==> Expectativa Atenção Codificação Armazen. memória Recuperação Transferência Resposta Reforço

Gagné - Resultados da Aprendizagem Informação verbal Habilidades Intelectuais Estratégias Cognitivas Atitudes Habilidades Motoras

Gagné - Habilidades Intelectuais o “saber como” em comparação com o “saber o que” da informação podem ser subdivididas em muitas subcategorias que podem ser ordenadas de acordo com sua complexidade mental oito tipos Tipo1 - Aprendizagem de Sinais Tipo8 - Solução de Problemas

Gagné - Tipos de Habilidades Intelectuais Regras de Ordem Superior Regras Conceitos Discriminações regras mais complexas, reunidas pela combinação de outras na solução de problemas tornam possível ao indivíduo fazer coisas usando símbolos identificação de uma classe de objetos, de qualidades de objetos, etc. distinção entre símbolos

Gagné qualquer habilidade intelectual pode ser analisada em termos de habilidades mais simples que necessitam ser combinadas para produzir sua aprendizagem habilidades mais simples são “os pré-requisitos” imediatos hierarquia de aprendizagem

Gagné - A Instrução e o papel do Professor a instrução é a atividade de planejamento e execução de eventos externos à aprendizagem com a finalidade de influenciar os processos internos para atingir determinados objetivos professor = gerente da instrução

Gagné - Conclusão situa-se entre o behaviorismo e o cognitivismo estímulos, respostas, estimulação do ambiente, etc. X processos internos da aprendizagem e a importância das teorias de aprendizagem.