Correntes Pedagógicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 1 Adelino Amaral Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática.
Relação Professor - aluno
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Organização Curricular da Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
2º encontro – Professores Maio de 2012
Formação Docente Aula 07.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
A SUPERVISÃO ESCOLAR: BREVE HISTÓRICO
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Essa é minha escola.
e Tendências pedagógicas
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Concepções de Aprendizagem.
O sucesso do trabalho pedagógico
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Planejamento - Professor
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
História da educação Tendência Liberal renovada
Profa. Aline Alves de Andrade
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
e Tendências pedagógicas
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Didática: organização do trabalho pedagógico
Didática: organização do trabalho pedagógico
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
OS CONTEÚDOS NA REFORMA
Situação de Aprendizagem
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
APRENDER A APRENDER Profª. Aline Alves de Andrade.
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Introdução ao processo de aprendizagem
Tendências Pedagógicas
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Plataforma dos Conteúdos para estudos de:
Plataforma dos Conteúdos para estudos de:
TEORIAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
Teorias Educacionais.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Aprendizagem da matemática
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas Discentes: Janires Silva Ozane Rebouças Roberto Castro Taíza Oliveira.
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
Transcrição da apresentação:

Correntes Pedagógicas

Pedagogia Tradicional PAPEL DA ESCOLA Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. MÉTODOS Exposição e demonstração verbal da matéria e/ou por meios de modelos. CONTEÚDOS São conhecimento acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. APRENDIZAGEM É receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. PROFESSOR X ALUNO Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. Escolas que adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas

Pedagogia Escola Nova PAPEL DA ESCOLA A escola deve preparar os indivíduos como um todo, para uma sociedade em constante transformação. A escola deve ensinar a criança a viver no mundo. MÉTODOS Por meio de resolução de problemas, experiências e pesquisas elaboradas intencionalmente. CONTEÚDOS São estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas. APRENDIZAGEM É baseada na motivação e na estimulação de resolução de problemas. PROFESSOR X ALUNO O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança. Montessori, Decroly, Dewey, Piaget, Lauro de Oliveira Lima, Carl Rogers, A. S. Neill e Celéstin Freinet.

Lei 5.540/68 e 5.692/71. Acordo MEC/USAID. Pedagogia Tecnicista PAPEL DA ESCOLA Preparo da mão de obra para a indústria. Modelador do comportamento humano através de técnicas específicas. MÉTODOS Instrução programada. Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações. CONTEÚDOS São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica. APRENDIZAGEM Aprendizagem baseada no desempenho e na instrução. PROFESSOR X ALUNO Relação objetiva onde o professor transmite informação e o aluno vai fixá-la. Lei 5.540/68 e 5.692/71. Acordo MEC/USAID.

Pedagogia Libertadora PAPEL DA ESCOLA Visa levar o aluno a atingir um nível de consciência da realidade na busca da transformação social. MÉTODOS Grupos de discussão. CONTEÚDOS Palavras/Temas geradores. APRENDIZAGEM Resolução da situação-problema. PROFESSOR X ALUNO A relação é horizontal, de igual para igual. Paulo Freire

Celestin Freinet, Miguel onzales Arroyo, Tratemberg Pedagogia Libertária PAPEL DA ESCOLA Transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. MÉTODOS Vivência grupal na forma de auto-gestão. CONTEÚDOS As matérias são colocadas, mas não exigidas. APRENDIZAGEM Aprendizagem informal, via grupo. PROFESSOR X ALUNO Não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres. Celestin Freinet, Miguel onzales Arroyo, Tratemberg

Pedagogia Histórico-Crítica PAPEL DA ESCOLA Difusão dos conteúdos. Relevância social dos conteúdos. MÉTODOS Parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. CONTEÚDOS Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. APRENDIZAGEM Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. PROFESSOR X ALUNO Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. Makarenko, B. Charlot, Suchodoski, Manacorda, G. Snyders, Demerval Saviani.

Pedagogia das Competências PAPEL DA ESCOLA Preparo para o mundo do trabalho, para a complexidade e diversidade. MÉTODOS Negação de um único método e valorização de didáticas relativas à aquisição de saberes. CONTEÚDOS São básicos para o desenvolvimento de competências e devem ser tratados de forma interdisciplinar e contextualizada. APRENDIZAGEM Valorização das interações. O aluno aprende enfrentando situações problematizadoras. PROFESSOR X ALUNO O professor é o mediador e o aluno constrói os conhecimentos. F. Hernandes, A. Zabala, C. Coll (escola espanhola).