1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

Gabinete do Comandante do Exército
Ministério da Fazenda - MF
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO - ESTRUTURA DE EAD NO EB - AÇÕES ATUAIS E FUTURAS 3. CONCLUSÃO.
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
Gestão do Conhecimento
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gerenciando Conhecimento SBGC
POR QUE PLANEJAR!.
Gestão do Conhecimento
na Administração Pública em Tempos de Grandes Mudanças.
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL:
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Gestão da Informação e do Conhecimento no Poder Legislativo XXV Congresso da ABRASCAM V Encontro Nacional de Vereadores Julho/2010.
Maria Terezinha Angeloni SG Educação Empresarial.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Práticas de Apoio à Gestão
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Tema Gestão do Conhecimento:.
Gestão Estratégica do Capital Intelectual.
Gestão do Conhecimento
TRANSFORMAR.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Projeto: Gestão do Conhecimento NOSSA Consultoria
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration

GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof Paulo Germano. Gestão do conhecimento “Gestão do conhecimento é a construção sistemática, explícita e intencional do conhecimento.
Seminário Avançado - Eletiva A
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004
GESTÃO DO CONHECIMENTO
David A. Korver, MSc, MBA  Conceitos  Estratégias de GC  Modelos  Processos  Integração de GC  Níveis  Sistema de GC.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Atencaobasica.org.br Como potencializar a criação do conhecimento?
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Uma onda de reorganizações
Gestão do Conhecimento GC
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Transcrição da apresentação:

1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC 1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO AGC 17 Set 2013 e 18 Set 2013

1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC 1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO LÓGICA DA APRESENTAÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS Conceitos Áreas e atividades Integradoras Modelos de GC GESTÃO DO CONHECIMENTO NO DECEx – PERCURSO Contextualização Implantação da AGC Próximos passos DEBATES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC PROGRAMAÇÃO 17 Set ABERTURA Boas Vindas GC e Implantação da AGC Cel Lopes CONHECIMENTOS TÁCITO E EXPLÍCITO Conversão e Compartilhamento do Conhecimento Cel Wanderley Ten Alessandra ALMOÇO Bom apetite Todos TRABALHO COLABORATIVO Soluções colaborativas de problemas Ten Giselle Sgt Ademar CONHECIMENTOS CRÍTICOS Identificação e fatores de criticidade Cel Bandeira EXCEDENTES COGNITIVOS Explicitação e Mobilização de Conhecimentos ST Jônatas CONSOLIDAÇÃO Integração dos conceitos básicos 18 Set Chefia do DECEx IPEA Desafios na implantação Dr. Fábio Batista ANAC Prática de implantação Sra. Cleide CENTRO DE DOUTRINA DO Ex Aplicação da GC no Ex Gen Araújo DEBATES Inquietações e Perspectivas ENCERRAMENTO Agradecimentos Almoço

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

CONHECIMENTO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO TÁCITO AGC CONHECIMENTO TÁCITO Intangível - Inconsciente - Não organizado Difícil de ser disponibilizado EXPLÍCITO Tangível - Consciente - Organizado Registrado em Etta estáveis de significação

GESTÃO DO CONHECIMENTO Army Knowledge Management Principles DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC GESTÃO DO CONHECIMENTO Conjunto de processos que orienta a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização. Davenport e Prusak (1998, p.6) Disciplina que promove uma abordagem integrada para IDENTIFICAR – CRIAR – AVALIAR – COMPARTILHAR - RECUPERAR ativos de conhecimento tácito e explícito de uma organização para atender aos objetivos da missão. Army Knowledge Management Principles (AR 25-1, US Army) Conectar aqueles que sabem com aqueles que precisam saber (O QUÊ – O PORQUÊ – QUEM – COMO), utilizando a transferência de conhecimento de um-para-muitos em toda a organização. Processo sistemático que permite: • Identificar conhecimento importante. • Criar um espaço e sistema para pessoas compartilharem o que sabem e criar novos conhecimentos. • Capturar, colecionar e gerenciar melhores práticas e informações úteis de modo que outras pessoas possam usá-las no futuro . • Transferir informação, conhecimento e melhores práticas a outros que possam usá-los. Eftekharzadeh, 1999

Aprendizagem Organizacional Benefícios da eficiência DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC ÁREAS INTEGRADORAS Comportamentos Gestão de RH Educação e Treinamento Desenvolvimento de equipes Gestão de desempenho Gestão de mudanças Aprendizagem Organizacional Lições aprendidas Desenvolvimento de processos Apoio à decisão Gestão da Informação Estruturas flexíveis Registro de gerências Políticas e procedimentos Estratégias TIC Colaboração síncrona e assíncrona Gestão de conteúdo Busca corporativa Posse de Informações Responsabilidade GC Melhores práticas Benefícios da eficiência

REDUÇÃO DA CURVA DE APRENDIZAGEM DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC Curva de aprendizagem REDUÇÃO DA CURVA DE APRENDIZAGEM TEMPO CONHECIMENTO O que poderemos saber Excedentes Cognitivos O que devemos saber t Ciclo de tempo rápido GESTÃO DO CONHECIMENTO O que nós sabemos

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO Identificando lacunas de desempenho e de conhecimento O QUE A FORÇA DEVE SABER Como a Força deve aprender e inovar O QUE A FORÇA DEVE FAZER Lacuna de conhecimento Soluções baseadas em conhecimento para preencher a lacuna Lacuna de desempenho O QUE A FORÇA SABE O QUE A FORÇA PODE FAZER Como a Força aprende e inova http://usacac.army.mil/CAC2/AOKM/Connected/ConnectedWinter2010.html

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC EXTERNALIZAÇÃO INTERNALIZAÇÃO COMBINAÇÃO SOCIALIZAÇÃO T E CONTEXTOS CAPACITANTES CONSTRÓI, SINCRONIZA E ENERGIZA CONDUZ Entrada Saída Justifica DESENVOLVE E REDEFINE Modera ATIVOS DE CONHECIMENTO Define A theory of organizational knowledge creation: understanding the dynamic process of creating knowledge Nonaka, Toyama e Byosière Handbook of Organizational Learning & Knowledge. Oxford: University Press, 2001, Chapter 22, p. 491-517 VISÃO DO CONHECIMENTO

DIMENSÕES DE UMA VISÃO EFICAZ DE GC DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC DIMENSÕES DE UMA VISÃO EFICAZ DE GC Estabelecer o que é fundamental saber para o negócio e definir a estrutura significativa para o conhecimento. Colocar em marcha um processo sistemático para GERAR, CAPTAR, CODIFICAR, ARMAZENAR, PROTEGER, DISTRIBUIR e USAR o conhecimento. Superar as barreiras de comportamento para transferir o conhecimento. Fornecer meios e tecnologia da informação eficazes para transferir o conhecimento. HSM Management - Jul/Ago 05

GESTÃO DO CONHECIMENTO NO DECEx DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC GESTÃO DO CONHECIMENTO NO DECEx LÓGICA DA APRESENTAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO - marcos legais GESTÃO DO CONHECIMENTO - propósitos e benefícios IMPLANTAÇÃO DA AGC - como está sendo feito PRÓXIMOS PASSOS - quem participa

O PROCESSO EVOLUTIVO DO EB PARA UMA INSTITUIÇÃO DA ERA DO CONHECIMENTO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC O PROCESSO EVOLUTIVO DO EB PARA UMA INSTITUIÇÃO DA ERA DO CONHECIMENTO TEMPO CAPACIDADES 2008 2009 2011 2010 2012 2013 ERA DO CONHECIMENTO ERA INDUSTRIAL TRANSFORMAR Adequar as estruturas existentes para continuar cumprindo as tarefas previstas Otimizar as capacidades para cumprir da melhor maneira as missões previstas Desenvolver novas capacidades para cumprir novas missões ou desempenhar novas funções em combate MODERNIZAR ADAPTAR

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC 5) Iniciar a implantação da Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx

IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO EXÉRCITO PARA O DECEx

MUDANÇA PARADIGMÁTICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC MUDANÇA PARADIGMÁTICA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC 2009 Reu semanal Nu ATED Capacitação EAD/FGV Plj interrompido 2010 Atvidades da ATED Pesquisa Mnt Ctt 2011 R ede de Parceria Terra Forum – FDC Petrobrás - INDG Aprs Dir DFA Visitas à AMAN Aprs VCh e Ch DECEx Reu Trabalho 2012 QCP da AGC Formação da Eqp Propostas de trabalho Projeto AGC Dtz de Implantação Processo Licitatório Parceria IPEA Edital de Licitação Atividades na ANAC Pesquisas sobre GC 2013 Diretriz de Implementação da AGC Início dos acordos com a Trans K Retomada do Processo Licitatório AGC no VI Encontro de Itaipava GC no Mapa Estratégico do DECEx Estudo de Caso – US Navy Novo Edital de Licitação Apresentação GC para o EME Painel de GC

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC Cel - Chefe da Asse Ten Cel - Adj 1 Maj - Adj 2 1o Sgt - Aux Cb - Op Micro AGC

Pessoas mais capazes de agir pela organização DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC PROPÓSITO DA GC Criar condições que promovam e tragam à tona A Criatividade O Talento A Habilidade O Potencial Pessoas mais capazes de agir pela organização Mobilização do capital intelectual (Humano – Estrutural – Social) (Competências – Processos – Relacionamentos) (Capacidade e Produtividade – Eficiência – Qualidade e Longevidade)

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC REDE DE PARCERIAS Acordo de Cooperação Propostas de trabalho Intercâmbios

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ESTRUTURA DE GOVERNANÇA ÁREAS DE ATUAÇÃO PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO AGC CAPACITAÇÃO ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS

Equipes de Gestão do Conhecimento FATORES DE CRITICIDADE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC PRÓXIMOS PASSOS MAPEAMENTO DOS CONHECIMENTOS CRÍTICOS Conhecimentos essenciais para sustentar a estratégia da organização e alavancar seu desempenho ADOÇÃO DE UMA METODOLOGIA E CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE GC PARA O DECEx CRIAÇÃO DE UMA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DE GC ESTRATÉGIAS Aquisição, desenvolvimento e compartilhamento de conhecimentos em contextos específicos (Plataforma Colaborativa) Adoção de práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento DEFINIÇÃO PAPEIS RESPONSABILIDADES - PROCESSOS DECISÓRIOS Comitê Diretivo Equipes de Gestão do Conhecimento FATORES DE CRITICIDADE Direcionadores

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC A AGC E O BAMBU CHINÊS GERMINAÇÃO - 5 anos – Etta fibrosa H/V RAÍZES PROFUNDAS - sustentabilidade CRESCIMENTO - 30 a 40 metros (+/- 6 meses) NÃO CRESCE ISOLADO - cooperação TROCO LISO - objetividade e respeito aos outros CHEIO DE NÓS - amarrações devido ao tronco oco FLEXIBILIDADE - humildade e resiliência Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou ... (Salomão, Eclesiastes 3.1-2)

Palestra do Chefe da AEsp - Para o Cmt Ex

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

Instrução para as respostas à pesquisa DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC Instrução para as respostas à pesquisa PERGUNTA OPÇÕES DE RESPOSTAS Nr Quais equipamentos individuais do combatente lhe proporciona chances de sobrevivência em ambiente de selva? Terçado (Facão de Mato) Rede de selva Coturnos Capa de chuva Kit de sobrevivência Chapéu de selva Cantil de água Bússola Poderia citar outras opções?