Grupo de Pesquisa Ontologia e Taxonomia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
IBICT - INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Taxonomia Alberto Elizabete Ernesto Ivan Lillian Marcio Patricia
PROJETO DE PESQUISA.
Linguística Documentária Marilda Lopes Ginez de Lara 2011
Processos participativos
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
Grupo Greco Pesquisas em Ontologias
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
Escola de Ciência da Informação (ECI)
Ontologia e Sistemas de Informação Geográfica Departamento de Informática - Universidade Federal de Viçosa Jugurta Lisboa Filho Alcione de Paiva Oliveira.
A ELABORAÇÃO DE TAXONOMIA:
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Felipe Dias Maria Fernanda
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Tesauros José Antonio M. Nascimento.
Macrotesauros em Biotecnologia para Amazônia. Caracterização do Problema Crescimento da oferta de informação Sistemas de organização do conhecimento Promovam.
Linguística, Semântica e Terminologia
Modelagem de dados e representação da informação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Arcabouço Computacional para Construção de Crivos de Auxílio à Avaliação Cognitiva através de Jogos Psicopedagógicos Aluno: André Luiz Antunes de Moraes.
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Interoperabilidade semântica entre repositórios de saúde pública Fatima Cristina L. dos Santos Orientadoras: Maria Cecília de Magalhães Mollica Vania Lisboa.
Os Formalismos de Representação do Conhecimento Primeiros estudos: Ontologia e Terminologia.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Profa Maria Luiza de Almeida Campos
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Projeto de Banco de Dados
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Gestão da Informação Recomendações para o desenvolvimento.
A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BAHIA: saberes no ensino fundamental
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Casamento de Esquemas IAGO RAPHAEL VASCONCELOS MARINHO.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Metodologia da Pesquisa
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P.
20 de abril de 2016 CT de Gestão Pauta: Lançamento da discussão sobre indicadores de desempenho e de monitoramento das ações desenvolvidas na EPSJV.
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
Tratamento Temático da Informação
Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação 14 anos O GT1 nos 25 anos da ANCIB e os 60 anos do IBICT.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Indexação: o uso do Vocabulário de Controle Externo do TCU (VCE) ISC/CEDOC Serviço de Gestão do Conhecimento Junho/2016 Beatriz Pinheiro de Melo Gomes.
Transcrição da apresentação:

Grupo de Pesquisa Ontologia e Taxonomia Aspectos teóricos e metodológicos

Integrantes Pesquisadores Alunos Maria Luiza de Almeida Campos – UFF Hagar Espanha Gomes – CNPq Maria Luiza Machado Campos - UFRJ Gercina A. B. de Oliveira Lima - UFMG Ludmila dos Santos Guimarães – UNIRIO Luana Farias Sales - CNEN Alunos Doutorado – Laura Lira e Linair M. Campos – UFF/IBICT Mestrado – Jackson Medeiros - UFF Iniciação Científica - Carla Lima, Sheila da Silva, Welligton dos Santos - UFF

A Proposta do Grupo Promover estudos em torno de aspectos teóricos e metodológicos sobre ontologias e taxonomias A questão que se coloca ... Identificação de falta de critérios teóricos e metodológicos que propiciem uma gestão de conteúdos mais otimizadas no âmbito da proposta da Web Semântica. Controle de Linguagem e Modelos Conceituais de Representação

Ontologia Taxonomia Organização e Recuperação da Informação Modelagem de Domínios de Conhecimento e Atividades Compatibilidade de Linguagens Controle Terminológico Ontologia Taxonomia Mapeamento e Integração entre Ontologias Construção e Espaços de Aplicação Estudos de Domínios Natureza e Tipologia Compatibilidade semântica e linguística Bases teóricas e metodológicas DEFINIÇÃO CONCEITUAL ESTRUTURAS CLASSIFICATÓRIAS Modelização de Domínios de Conhecimento MECANISMOS DE REUSO RELAÇÕES CONCEITUAIS

Linhas de Pesquisa e Contexto de Atuação Atualmente está apoiado em 4 linhas de pesquisas Mapeamento e Integração de Ontologia Modelização de Domínios Compatibilidade Semântica Representação de Conhecimento em Ontologias de Domínio e Tesauros Terminológicos Campo empírico de atuação Domínio genômico Folclore e Cultura Popular Brasileira

Projetos Produtividade em Pesquisa Dissertações de Mestrado Integração de Ontologias: o domínio da Bioinformática e a problemática da compatibilização terminológica – apoiado pelo CNPq no período de 2005 a 2008 Ontologia e o papel das definições: a descoberta no domínio de Tripanosomatídeos como apoio às pesquisas em Bioinformática no Brasil apoiado pelo CNPq no período de 2009 a 2011 Maria Luiza de Almeida Campos Dissertações de Mestrado A elaboração de Taxonomia: princípios classificatórios para domínios interdisciplinares Hildenise Novo Orientadora – Maria Luiza de Almeida Campos Ontologias de domínio: estudos das relações conceituais e sua aplicação Luana Farias Sales Orientadoras – Maria Luiza de Almeida Campos e Hagar E, Gomes Ontologias e Tesauros Terminológicos: a representação e recuperação do conhecimento Jackson da Silva Medeiros Orientador – Maria Luiza de Almeida Campos

Projetos Pesquisa de doutoramento Organização dos conteúdos de conhecimento para portais científicos: a pesquisa em ação no Laboratório de Biologia Molecular Fiocruz Laura Lira Orientadoras – Maria Luiza de A.Campos e Hagar Espanha Gomes Medologia para definição de domínio no reuso de ontologias biomédicas Linair Maria Campos Orientadoras - Maria Luiza de A.Campos e Maria Luiza M. Campos

Algumas questões de compatibilização Programa de Pesquisa Algumas questões de compatibilização

Compatibilização/Mapeamento de Linguagens O primeiro caminho para uma possível integração

Compatibilização Ciência da Informação Medida de similaridade entre duas linguagens, onde se introduz o conceito de graus de compatibilidade e estabelecem a distribuição entre compatibilidade no plano semântico e no plano linguístico.

Matriz de compatibilização – I.Dahlberg Mapeamento das potencialidade semânticas e linguísticas “ Compatibilidade é a qualidade de um sistema ordenado que permite que seus elementos possam ser usados juntos ou intercambiados com elementos de outro sistema ordenado”

Matriz de Compatibilização Taxa de coincidência verbal Grau de compatibilidade conceitual Analisado a partir das definições e relações existentes na ontologia As definições e a leitura/interpretação por humanos

Grau de compatibilidade conceitual Coincidência conceitual - quando dois conceitos combinam suas características sendo, portanto, equivalentes Correspondência conceitual - quando dois conceitos combinam a maior parte de suas características, sendo similares

Resultados com amostra da Gene Ontology Esta medida foi aferida a partir da análise das definições, contabilizando as características dos conceitos apresentado nas definições Coincidência conceitual - No âmbito desta pesquisa existe coincidência conceitual quando aproximadamente 80% das características entre duas definições forem idênticas; Termos são idênticos conceitualmente, e possuem mesmo termo genérico identificado na hierarquia Termos são idênticos, mas não possuem o mesmo termo genérico Correspondência conceitual - No âmbito da pesquisa existe correspondência conceitual quando existe de 60 a 79 % de características semelhantes entre duas definições. Homônimos

Compatibilidade e Definição As características dos conceitos, são também conceitos e estão expressas na definição conceitual e nas relações Estudo das definições conceituais Definições Operativas mais apropriadas para ontologias Estudo das relações Relações Lógicas e Ônticas Compatibilização em Ontologias pressupõe o estudo das definições e relações conceituais

Uma questão anterior a integração, alinhamento, junção ... Propostas metodológicas para elaboração de Linguagens em ambientes de pesquisas colaborativas Uma questão anterior a integração, alinhamento, junção ...

Iniciativas datam da década de 50 do século passado... Linguagem Mundial – possibilidade de elaboração de uma linguagem universal Linguagem de Comutação – propõe a criação de uma estrutura básica comum, servindo de elemento norteador no desenvolvimento de linguagens individuais Linguagem Intermediária – é uma linguagem de conversão que integra diversas linguagens

A questão que se coloca ... A resposta passa por considerar aspectos tais como: a independência desejada para reformular a ontologia, a necessidade de se preservar a evolução das ontologias originais, o ônus da manutenção do resultado do reuso

Linguagem de Comutação – Estrutura Básica Comum Meta Modelos de Representação Base Classificatória para representar domínios Relações Padrões de Definição Formatos de Representação

Categorização de Domínios Categorias formais Dahlberg Subcategorias formais Ranganathan Princípios Objetos imateriais Objetos materiais Entidades P - entidades M - matéria E - energia S - espaço T - tempo Quantidades Qualidades Relações Propriedades Operações Estados Processos Atividades Tempo Posição Espaço Dimensões - Maria Luiza de A. Campos -

Linguagem Intermediária – Método de Reconciliação de Tesauros Método de H. H. Neville Criação de uma linguagem intermediária com um sistema de códigos que possa convergir para dois ou mais instrumentos de representação a ser compatibilizados As Linguagens originais são mantidas Criação de uma linguagem de conversão ( sistema de códigos) Propõe a adoção de uma Linguagem – Meta Linguagem A linguagem de maior abrangência no domínio. Será utilizada como padrão para análise Estabelece onze níveis de correspondência correspondência exata (idiomas diferentes, plural/singular); termos sinônimos; termo específico para o termo genérico...

Maria Luiza de A. Campos Contato maria.almeida@pq.cnpq.br Obrigada!! Maria Luiza de A. Campos Contato maria.almeida@pq.cnpq.br