Professora: Marialice de Moraes, Dra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA
Os Morcegos e o Som Unidade Interdisciplinar de Ciências Vickie Hayes Professora do 3o Grau Escola Elementar de Lakes Lacey, Washington.
Modelagem de Software Orientado a Objetos
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
CONHECENDO PELA LEITURA
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Aluno a Distância.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Programa Ler e Escrever
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dominando as práticas pedagógicas
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Atendimento. Olá! Nesta aula você aprenderá que um dos principais fatores que influencia a motivação dos alunos de cursos a distância é o atendimento.
Histórico do Monitor.
AULA 6 Como Estudar.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Aprender a aprender na Universidade
1º Seminário Nacional de Monografia A Utilização das Tecnologias de Informação na Disciplina de Técnicas de Pesquisa – a experiência recente no IE-UFRJ.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Importância da Leitura
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
FATEC Faculdade de Tecnologia de São Paulo DTI Departamento de Tecnologia da Informação Disciplina : Estágio em Análise e Proj. de Sistemas (EST-APS)
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Metodologia da Pesquisa Científica
Pauta de reunião pedagógica em 9/5/08.
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
Apresentação da Disciplina
Resumo.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
Faculdade Piaget - Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Transcrição da apresentação:

Professora: Marialice de Moraes, Dra. Curso de Graduação em Ciências Ciências Econômicas CNM9167 - Técnicas de Estudo Professora: Marialice de Moraes, Dra. Colaboradora: Eleonora M. F. Vieira, Dra.

Ementa: Planejamento e organização do estudo Ementa: Planejamento e organização do estudo. Leitura, interpretação e redação de trabalhos científicos. O ciclo da informação científica. Canais de informação. Tipos de trabalhos científicos. Normas da ABNT aplicáveis em trabalhos científicos.

Objetivos Geral: Habilitar o aluno para o planejamento e organização do estudo instruindo-o na leitura, interpretação e redação de textos científicos. Específicos: Oferecer aos alunos subsídios e técnicas para o planejamento e organização dos estudos preparando-os para a leitura, interpretação e redação de textos científicos; propiciar aos alunos informações sobre o ciclo da informação científica, seus principais canais e tipos de trabalhos; capacitar os alunos para a utilização das normas da ABNT.

Conteúdo Programático UNIDADE 1. ESTUDAR E APRENDER NA UNIVERSIDADE Planejamento e organização do estudo Leitura e interpretação de textos Como escrever UNIDADE 2. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA O ciclo da informação na pesquisa Os canais da comunicação científica: formais e informais Tipos de trabalhos Normas da ABNT aplicáveis em projetos e relatórios de pesquisa

Planejamento e organização do estudo A importância desta disciplina está associada à necessidade de saber ESTUDAR, LER e ESCREVER, fundamentais para a sua trajetória como estudante universitário. Martins (2003) destaca essas competências como essenciais ao “ofício de aluno” e seu desenvolvimento passa pela organização e planejamento do tempo e dos recursos que você dispõe.

Estudar é o processo pelo qual se aprende Estudar é o processo pelo qual se aprende. Pode-se estudar pela leitura, acompanhamento de aulas, discussões, seminários ou pela participação ativa em um grupo de discussão. A segunda competência do ofício de aluno – LER – está intrinsecamente relacionada ao estudar.

Leitura e interpretação de textos Segundo Salomon (2004), a capacidade ou a competência para a realização de uma leitura proveitosa garante tanto o sucesso profissional como melhora as atividades do mundo moderno. Para ele, uma leitura proveitosa significa que o estudante deve “saber selecionar o que se deve ler; e saber ler com a maior velocidade e o maior proveito possíveis” (p.50).

Como escrever Preparar-se previamente para a o processo de escrita – a redação - elaborando um plano Elaborar uma pergunta que indique lapso de conhecimento, alguma falha na compreensão que quer preencher Colocar no papel sua afirmação ou subafirmações que respondam sua pergunta, mesmo que de forma provisória Definir a ordem de construção do texto (esquema) e como as informações que você resumiu se encaixam nela (BOOTH; COLOMB; WILLIAMS, 2000, p.195).

Pontos importantes Organizar e planejar seu tempo de estudo. Ler o material impresso e relacionar com demais disciplinas – identificar sua utilidade. Realizar as atividades propostas, respeitando prazos e regras estabelecidas. Participar dos Fóruns e chats propostos, contribuindo para o crescimento do grupo. Não “carregar” dúvidas. Pergunte sempre e busque ajuda!