CCQ - Círculos de Controle de Qualidade CONCEITO CCQ é a atividade de grupos voluntários e autônomos, constituídos por 3 a 7 participantes, pertencentes ou não a uma mesma área de trabalho. OBJETIVO Promover o crescimento do ser humano, através da participação na solução de problemas atuais e potenciais, de forma contínua.
Grupo IMÃ Criação: 09/06/2003 Membros: Armando (Operação) Colombo (Eletroeletrônica) George (Operação) Júlio (CCO) Marcelo (Operação) Márcio (Eletroeletrônica) Ronilson (Operação)
Identificação do Problema Problemas levantados pelo grupo: Dificuldade na detecção de trilhos partidos; Dificuldade em controlar a locomotiva comandada com pontos diferentes utilizando cabo jumper; Mangotes longos em trens.
Identificação do Problema GUT:
Mangotes Longos nos Trens Identificação do Problema Mangotes Longos nos Trens
Observação do Problema C D A Observação do Problema Dificuldade do manobreiro identificar o mangote longo
Observação do Problema C D A Observação do Problema Passagem de nível ocasionando desacoplamento dos mangotes longos
Dificuldade em identificar o mangote longo P C D A Observação do Problema Dificuldade em identificar o mangote longo Não existe mecanismo para detectar o mangote longo de forma eficiente; Manobreiro não tem como identificar com precisão se o mangote é longo; Atraso na saída dos trens.
Paradas de trens por desacoplamento de mangotes Observação do Problema Paradas de trens por desacoplamento de mangotes Ocorrências
Observação do Problema C D A Observação do Problema Paradas de trens por desacoplamento de mangotes Efeito na malha ferroviária Cargueiro Minério Minério
Observação do Problema C D A Observação do Problema Prejuízos na parada de um trem cargueiro com uma locomotiva e oitenta vagões U$ 200,00 /h Parada na circulação de trens direta e indiretamente Diminuição no ciclo de vagões Atraso dos trens Atraso na entrega das cargas
Rodando o PDCA A P C D P C D A Proposta de Solução Cronograma Validar e Implantar Solução A P C D Testes Desenvolvimento Do Protótipo
formado aguardando rota P C D A Fluxo do Processo Atual Trem cargueiro formado aguardando rota no pátio de Tubarão Manobreiro procura mangotes longos Identifica e corrige Não Sim Trem pode parar por desacoplamento de mangote Trem segue sem desacoplamento de mangote
Desenvolver e testar o mecanismo até agosto de 2003 P C D A Objetivos e Metas Objetivo Criar um mecanismo eficiente para detectar ocorrências de mangotes longos na partida do trem. Meta Desenvolver e testar o mecanismo até agosto de 2003
P C D A Cronograma inicial
Análise de Causa/Efeito P C D A Análise de Causa/Efeito Desacoplamento dos mangotes Inexistência de dispositivo para detecção de mangotes longos Parada dos Trens Manobreiros tem dificuldade em identificar mangotes longos
Comprovação das Causas Teste dos porquês Por que há necessidade de criar um dispositivo de detecção de mangote longo? - Porque há paradas de trens devido ao desacoplamento dos mangotes. Por que há paradas de trens devido ao desacoplamento dos mangotes? - Porque os manobreiros tem dificuldade em identificar os mangotes longos. Porque os manobreiros tem dificuldade em identificar os mangotes longos? - Porque não há nenhum dispositivo para detecção dos mangotes longos.
Análise de Causa/Efeito P C D A Análise de Causa/Efeito Causa Fundamental Inexistência de dispositivos para detecção de mangotes longos com precisão
Adquirir no mercado um dispositivo Propor Soluções Adquirir no mercado um dispositivo Contratar o desenvolvimento de um dispositivo Desenvolver um dispositivo
Desenvolver dispositivo para detectar mangotes longos Solução Adotada Desenvolver dispositivo para detectar mangotes longos
Análise de Viabilidade P C D A Análise de Viabilidade Valor estimado de 1 hora de um cargueiro parado: U$ 200,00 Cotação do Dólar: U$ 1,00 = R$ 3,00 Média Mensal em Horas de Trem parado: 63,09 hrs 200,00 * 3,00 * 63,09 * 3 * 12 = 1.360.000,00 Prejuízo estimado das paradas durante um ano: R$1.360.000,00
Análise de Viabilidade P C D A Análise de Viabilidade Custo de uma unidade do dispositivo: R$ 1.000,00 Custo de 10 unidades: R$ 10.000,00 Prejuízo das paradas durante um ano: R$1.360.000,00 Proposta Viável
formado aguardando rota Maquinista recua o trem P C D A Fluxo Proposto Trem cargueiro formado aguardando rota no pátio de Tubarão Maquinista recua o trem sobre o dispositivo Dispositivo Identifica o mangote longo Não Sim Trem não possui mangotes longos Manobreiro Corrige
P C D A Plano de Ação
P C D A Cronograma Revisado
Diagrama em Blocos do Sistema P C D A Ação Diagrama em Blocos do Sistema Sensor de Mangotes Longos Microcontrolador Dispositivo Sensor de Eixos Display Sirene
Ação DTML - 100 Detector de Mangote Longo P C D A
Testes realizados com o protótipo: Verificação Testes realizados com o protótipo: Vários testes efetuados com trens no pátio de Tubarão EFICÁCIA COMPROVADA
O Problema foi Solucionado? Melhoria da operação ferroviária
Custo do DTML-100 (1 unidade): R$ 1.200,00 P C D A Ganhos Tangíveis Prejuízo de um ano devido a paradas de cargueiros por desacoplamento de mangotes longos: R$ 1.360.000,00 Custo do DTML-100 (1 unidade): R$ 1.200,00 Custo para 10 equipamentos: R$ 12.000,00 Total de custos: R$ 12.000,00 Ganho total (1 ano de utilização): R$ 1.348.000,00
Operação menos estressante aos manobreiros, C D A Ganhos Intangíveis Satisfação do cliente Operação menos estressante aos manobreiros, maquinistas e operadores CCO Flexibilidade Equipamento inteligente, que proporciona facilidade para integração e modificação de funções
Em fase de elaboração/revisão: P C D A Padronização Em fase de elaboração/revisão: Manual de treinamento PRO
Será efetuada a contratação para fabricação de 10 unidades do sistema Conclusão Será efetuada a contratação para fabricação de 10 unidades do sistema Utilização em outros pátios Utilização em outras ferrovias.
Planos para o Futuro Desenvolvimento de interfaces que permitam a telesupervisão do sistema a partir do CCO ou do computador de bordo da locomotiva. Incorporar função de identificação de vagão.
“A descoberta consiste em ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou.” A. Szent-Gyorgyi