Ensino de Administração do Geral ao Específico 1 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes ENADE EM ADMINISTRAÇÃO Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

A prova ENADE 2006 terá como referência o perfil do profissional, com sólida formação técnico - cientifica, fundada em valores de responsabilidade social,
CPA Comissão Própria de Avaliação
FACULDADE METROPOLITANA
Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
Bacharelado em Sistemas de Informação
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
Refletindo a Avaliação do ENADE
PÓS-GRADUAÇÃO `LATO SENSU` NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Adm. e Prof. Hudson Fernandes Amaral, Dr.
Assessoria Acadêmica 2007 Rafael Ângelo Bunhi Pinto
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Profa.Dra. Elizabeth Teixeira
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
Curso: Docência do Ensino Superior
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Fundamentos Legais da Avaliação
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
Avaliação Institucional e seu impacto na UFRN
Colégio Sete de Setembro Faculdade Sete de Setembro
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
Enade UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Sessão 4: Mesa-redonda Os desafios do aperfeiçoamento do atual modelo de avaliação do Ensino Superior Maurício Garcia DeVry Brasil
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
Recredenciamento Institucional
INEP Florianópolis Maio/2008. INEP Iguatemy Mª de Lucena Martins DAES/INEP/MEC.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO.
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes2009 Unioeste Pró-Reitoria de Graduação Assessoria de Legislação Educacional.
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
2015 ENADE. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade.  Componente curricular obrigatório;  Aferir o desempenho dos estudantes em relação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
Assessoria de Avaliação Institucional
ENADE 2015 Assessoria de Avaliação Institucional.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Transcrição da apresentação:

Ensino de Administração do Geral ao Específico 1 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes ENADE EM ADMINISTRAÇÃO Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes

Ensino de Administração do Geral ao Específico 2 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes Comissão designada por Portaria Ministerial: GERALDO RONCHETTI CARAVANTES (INPEAU) JOSÉ ARIMATÉS DE OLIVEIRA (UFRN) JOSÉ ROBERTO PEREIRA (UFL) MÁRIO CÉSAR BARRETO MORAES (UDESC) - Coordenador RUI OTÁVIO BERNARDES DE ANDRADE (UNIGRANRIO) - Relator SÉRGIO AZEVEDO FONSECA (UNESP) VITOR FRANCISCO SCHUCH JÚNIOR (ULBRA)

Ensino de Administração do Geral ao Específico 3 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes INSTRUMENTOS DO SINAES: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - AI; Auto-avaliação; Avaliação institucional extena; AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO –ACG ; ENADE.

Ensino de Administração do Geral ao Específico 4 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes OBJETIVOS DO ENADE: acompanhar processo de aprendizagem e o desempenho dos estudantes de Administração; verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências necessários ao pleno exercício da profissão e da cidadania; contribuir para processo de avaliação dos cursos e das instituições formadoras na área de Administração; subsidiar o processo de avaliação institucional dos cursos de graduação em Administração; Consolidar o processo de avaliação de desempenho dos estudantes como um componente do SINAES.

Ensino de Administração do Geral ao Específico 5 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes Portaria INEP n. 117 de 28/07/2006 (DOU de 02/08/2006, Seção 1, p.21): COMPOSIÇÃO DA PROVA: FORMAÇÃO GERAL - 10 (dez) questões discursivas + múltipla escolha FORMAÇÃO ESPECÍFICA – 30 (trinta) questões, sendo: 6 (seis) discursivas 24 (vinte e quatro) de múltipla escolha

Ensino de Administração do Geral ao Específico 6 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes Conteúdos que integram a avaliação: Formação Básica; Formação Profissional; Estudos Quantitativos.

Ensino de Administração do Geral ao Específico 7 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes ALGUMAS DÚVIDAS: QUE ALUNOS DEVEM FAZER O ENADE? É OBRIGATÓRIA A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES À PROVA? QUANDO A IES SABERÁ DO RESULTADO DO ENADE? QUAL O PESO DA AVALIAÇÃO SOBRE ENTRANTES E CONCLUINTES?

Ensino de Administração do Geral ao Específico 8 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes MUITO OBRIGADO!

Ensino de Administração do Geral ao Específico 9 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes Referências/Glossário Decreto n Brasília: MEC, 13/05/2006. – Org. do Ensino Sup. Lei n Brasília: MEC, Avaliação periódica de IES e cursos. Lei n Brasília: MEC, 20/12/ LDB. Lei n Brasília: MEC, Plano Nacional de Educação. Lei n Brasília: MEC, 14/04/ Institui o SINAES.