Psicologia Jurídica e sua interface com o Direito A psicologia Jurídica é uma disciplina que aplica a psicologia ao mundo legal forense. A Psicologia Jurídica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEXTO: PERÍCIA PSICOLÓGICA JUDICIAL
Advertisements

CRIME X DELITO X CONTRAVENÇÃO
PSICOLOGIA JURÍDICA AULA 2
PSICOLOGIA E DIREITO SÉC. XIX → PRIMAZIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO → TENTATIVA DE EXPLICAR OS COMPORTAMENTOS HUMANOS FRENOLOGIA - GALTON → INTERPRETAÇÃO.
0 SERVIÇO SOCIAL NO PODER JUDICIÁRIO
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
PROFª Ma. MARTA MORGADO PEREIRA VALENTE
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA O DIREITO
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
Direito Processual Penal - I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Classificação.
Questões prejudiciais e incidentes processuais
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
A atuação do psicólogo jurídico e sua ética
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
Psicologia Criminal.
Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor à luz da Lei 11
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso – ESMAGIS-MT
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
A NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO COM A REDE DE PROTEÇÃO E O SISTEMA DE JUSTIÇA
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
Projeto Acordar Foro da Comarca de Santa Maria
Aula 2 – O Campo da Psicologia Jurídica
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
Psicologia Jurídica no Brasil
Intituto de Ensino Jurídico Contraponto Curso de Criminologia
Projeto “Jovem Legal”.
PSICOLOGIA JURIDICA.
O trabalho do assistente
Direito da Criança e do Adolescente
Conceito/história/demanda/público alvo
RESOLUÇÃO CFP 012/2011 Regulamenta a atuação da(o) psicóloga(o) no âmbito do sistema prisional Isadora Mazzoni Seminários de Ética.
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
Medidas Socioeducativas
ASPECTOS ÉTICOS DAS PERÍCIAS MÉDICAS.
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
P SICOLOGIA J URÍDICA Disciplina: Ética Profissional Profª. Drª: Simone Sanches Unip / º Semestre.
PSICOLOGIAS TRANSVERSAIS Tema: Psicologia Jurídica A Historia: No inicio século XIX Médicos foram chamados pelos juízes da época para desvendarem o ‘‘enigma’’
DIREITO E PSICOLOGIA AULA 1: O QUE É PSICOLOGIA?
Fernando Antonio Costa de Sá
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
► CASAMENTO E SEPARAÇÃO:
possibilidades e desafios
APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL
Psicologia Jurídica no Brasil
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
ASSISTENTE SOCIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA
Ana Rosa de Brito Medeiros
Primórdios da Psicologia Jurídica -1
ADVOGADO.
PERÍCIA CONTÁBIL.
Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer.
PSICOLOGIA JURÍDICA UMA VISÃO GERAL.
O ESTUDO SOCIAL EM PERÍCIAS, LAUDOS E PARECERES TÉCNICOS
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Introdução à Ciência da Psicologia e sua interface com o Direito Aula 01 Prof. Núbia Cerceau.
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito Disciplina: Psicologia Forense Profa. Dra. Maria de Fatima Franco dos Santos Perícias.
PSICOLOGIA JURÍDICA Ciência aplicada aos diversos campos legais, desde a seleção de juízes até a compreensão e tratamento de criminosos, vítimas de delito,
Transcrição da apresentação:

Psicologia Jurídica e sua interface com o Direito A psicologia Jurídica é uma disciplina que aplica a psicologia ao mundo legal forense. A Psicologia Jurídica Civil abrange as questões ligadas à família e aos direitos da infância e adolescência. Por isso, cabe aos profissionais de psicologia e de direito uma ampla participação nas ações que visam resguardar os interesses das pessoas, em situações tão delicadas como as que são trazidas ao Judiciário.

Objetivo da Psicologia Jurídica O objetivo da psicologia jurídica é assessorar a justiça, mediante ao fornecimento de subsídios por escrito através de laudos, ou verbalmente em audiências.Também desenvolve programas de aconselhamento, orientação, encaminhamento e acompanhamento, ficando sob imediata subordinação do juiz.

Objeto de estudo da psicologia jurídica São os comportamentos complexos e condutas que ocorrem ou podem vir ocorrer no universo do Direito.

Método Perícia técnica através de visita domiciliar, elaboração de laudos, entrevistas individual/ e com os envolvidos, psicodiagnóstico,e acompanhamento técnico.

Utilização da Psicologia no Plano do Direito Avaliação da personalidade, do imputado e da parte lesada na credibilidade de uma testemunha, na interpretação de uma determinada norma jurídica. “Imputar”- significa atribuir a alguém a responsabilidade de alguma coisa.

Diferenças entre o Direito e Psicologia O direito busca se ocupar do comportamento humano e indica o que é proibido e o que é lícito e fornece ao juiz elementos concretos individualizar responsabilidades. A psicologia busca se ocupar e estudar o comportamento humano explicando as motivações dos comportamentos humanos.

Áreas de Atuação da Psicologia Jurídica PSICOLOGIA CRIMINAL: Estuda o comportamento desviante. PSICOLOGIA JUDICIAL: Estudo o homem quanto impetrado e as pessoas que participam dos processos (testemunhas, partes lesadas e advogados).

Áreas de Atuação da Psicologia Jurídica PSICOLOGIA JURÍDICA E DIREITO DE FAMÍLIA: Separação disputa de guarda, regulamentação de visitas, destituição do pátrio poder. Neste Setor o psicólogo atua, designado pelo juiz, como perito oficial. E entretanto, pode surgir a figura do assistente técnico, psicólogo perito contratado por uma da partes, cuja principal função é acompanhar o trabalho do perito oficial.

Áreas de Atuação da Psicologia Jurídica PSICOLOGIA LEGAL: Coordena as noções psicológicas que ocorrem na aplicação das leis vigentes, civis e penais. PSICOLOGIA FORENSE: Concerne a questão para cuja avaliação judiciária é relevante o aspecto psicológico.

Áreas de Atuação da Psicologia Jurídica REEDUCATIVA: Estuda o homem submetido a uma pena ou a um tratamento, o significado, o valor, a utilidade e a eficácia da lei. LESGISLATIVA: Contribui para o melhoramento das normas existentes e para produção de novas normas jurídicas.

Áreas de Atuação da Psicologia Jurídica PSICOLOGIA JURÍDICA E DIREITO CÍVEL: casos de interdição indenizações entre outras ocorrências cíveis. Psicologia Jurídica do Trabalho:Acidentes de trabalho, indenizações. PSICOLOGIA E DIREITO PENAL(Fase processual): exames de corpo de delito, de esperma, de insanidade mental entre outros procedimentos.

Áreas de Atuação da Psicologia Jurídica PSICOLOGIA DO TESTEMUNHO, JURADO:Ë o estudo dos testemunhos nos processos criminais, acidentes ou acontecimentos cotidianos. PSICOLOGIA PENITENCIÁRIA: (fase de execução) execução das penas restritivas de liberdade e restritivas de direito.

Áreas de Atuação da Psicologia Jurídica PSICOLOGIA POLÍCIAL OU DA FORÇAS ARMADAS: Atua na seleção e na formação geral ou especifica de pessoa das policias civil, militar e do exercito. VITIMOLOGIA: Busca-se atenção a vitima.Existe no brasil programas de atendimento a vitimas de violência doméstica.Busca-se o estudo, a intervenção no processo de vitimização, a criação de medidas preventivas,e atenção integral centrada nos âmbitos psicossocio- jurídicos.

Áreas de Atuação da Psicologia Jurídica Formação e atendimentos aos juizes e promotores Atendimento a crianças e adolescentes: O que especificou no estatuto da criança e do adolescente, (art. 150 e 151-ECA), a relevância desses serviços denominados auxiliares, que é composta por equipe interprofissional, cujo principal objetivo é assessorar a justiça da infância e do adolescência Equipe multiprofissional: Psicólogos e Assistentes sociais e comissários.

Áreas de Atuação da Psicologia Jurídica MEDIAÇÃO: trata-se de uma forma inovadora de se fazer justiça. As partes são responsáveis pela solução do conflito com a ajuda de um terceiro imparcial que atuará com mediador. A mediação pode ser utilizada tanto no âmbito cível com criminal.

A REALIDADE PROCESSUAL Um processo não se faz sobre aquilo que acontece, mas sobre o que se diz ter acontecido, portanto, os fatos na sua reconstrução são de alguma forma construídos. A testemunha constrói a realidade processual, fazendo-a aparecer mais ou menos crível, contando aquilo que pensa ter percebido. O advogado constrói a realidade colocando em dificuldades uma testemunha desfavorável a seu cliente, induzindo-a admitir certas circunstâncias e reconstrói a realidade de uma forma mais favorável a seu assistido.

A REALIDADE PROCESSUAL O ministério público reconstrói a realidade através das redações da imputação inicial, constrói a realidade processual opondo-se a fatos interpretativos opondo-se a fatos e interpretações que a contradizem. Através destes procedimentos os protagonistas escrevem cenas: O imputado, as testemunhas, a acusação pública e os defensores, com seus versos dos fatos, o juiz com sua sentença, as pessoas, assim torna-se personagem.

Psicologia do testemunho