“Propostas de Projetos para os Territórios Rurais de Sergipe”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
FASE - Conv. 060/2007 SEAGRI SUAF
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Programa SEBRAE-SP Gestão Ambiental
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Valoração geral das tecnologias sociais
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
MDA/Embrapa/Território Rural Centro-Sul de Sergipe
13/08/2008 – Reunião de Quissamã
II Conferência Estadual de Saúde Mental
Projeto EMATER Transferência Tecnológica Para Apoio em Atividades de Extensão Agrícola Campina Grande – PB Agosto de 2007 Dayhanne Kaffimma Diniz.
Projeto EMATER Implantação do SegHidro na EMATER-PB
Papel da DIREG no Apoio Técnico aos Municípios
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
A Embrapa e a modernização de TT no Brasil
São Bartolomeu Vivo.
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
Protocolo de Gestão Integrada
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
O município e o planejamento espacial de áreas rurais
SOBRE O DOCUMENTO-REFERÊNCIA E A FORMULAÇÃO E APROVAÇÃO PROPOSIÇÕES.
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
A Gestão da Informação Para o Desenvolvimento Paraense José Raimundo Trindade Presidente do IDESP Doutor em Desenvolvimento Econômico.
1) INFRAESTRUTURA Hidrovias Rodovias Armazenagem Ferrovias 2.
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância.
SUBTEMA: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADS
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Estratégias para a Amazônia
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
Oficina de ajuste da metodologia - DRP Primeiro Dia – 31/03/ h:30 Abertura “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

“Propostas de Projetos para os Territórios Rurais de Sergipe” 10/03/2009 – Reunião de Aracaju

Municípios com renda deprimida e baixo potencial endógeno. Diagnóstico: Municípios com renda deprimida e baixo potencial endógeno. Causa: destruição da base dos recursos naturais Solução: Desenvolvimento Endógeno

Municípios Economicamente Deprimidos com Baixo Potencial Endógeno

Etapas de um Processo de Desenvolvimento Endógeno Potencialidades não mobilizadas Problemas socioeconômicos Situação de inconformismo Diagnose Participativa Construção de uma Agenda de Mudanças Processo de Implementação Plano de mudanças Informações Técnicas Instrumentos disponíveis Consistência técnica Fórum de debates Consultas formais e Informais às lideranças negociação Mecanismos de controle e avaliação Sistema de Indicadores de processos e de resultados

Caminhos de Solução: Identificação das dificuldades Expressão em termos de demandas agregadoras Construção das soluções

Resultados: 1.Restauração de áreas degradadas. Demandas agregadoras do Território Rural Centro-Sul de Sergipe: 1.Restauração de áreas degradadas. 2.Restauração florestal. 3.Construção de um estilo de sistema de produção agrícola familiar, de base ecológica. 4.ATER. 5.Economia Solidária.

Soluções: 1. Implementação do programa de restauração florestal. Redes Sociais: 1. Implementação do programa de restauração florestal. 2. Implementação do programa de recuperação de áreas degradadas. 3. Construção de um estilo de produção familiar, de base ecológica. 4. Assistência Técnica e Extensão Rural. 5. Implantação da Economia Solidária.

Propostas de Projetos: Território Rural Sul de Sergipe: 1. Recuperação de áreas degradadas, restauração florestal e sistema de produção (“Articulação para a implantação de Redes Sociais para o desenvolvimento endógeno do Território Rural Sul de Sergipe”). 2.ATER (“Articulação para a implantação da Rede Social de Assistência Técnica e Extensão Rural no Território Rural Sul de Sergipe”). 3.Economia Solidária (“Articulação para a implantação da Rede Social de Economia Solidária no Território Rural Sul de Sergipe”).

Proposta de Projeto: Territórios Alto Sertão, Sertão Ocidental e Baixo São Francisco: 1.DRP (“Articulação para a geração e transferência de tecnologias, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno dos Territórios Rurais de Sergipe - DRP”).

Obrigado pela Atenção. edmar@cpatc.embrapa.br