PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA A REDE SOCIAL BELA VISTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
Captação de Recursos Para Projetos Sociais.
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO Profa. Maria Aparecida Vaz Evangelista Abril/2012.
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
POR QUE PLANEJAR!.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Gestão do Conhecimento na prática
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
SÉCULO XX.
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Elaboração de Projetos Culturais
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Planejamento Estratégico
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
A Importância da Educação Continuada
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
II Orientação Técnica PCAGP.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Planejamento e projetos sociais:
Ênfase em Indicadores Março / 2009
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Alianças Estratégicas Intersetoriais para Atuação Social
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Metodologia PPS na empresa Farmoquímica
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
AVALIAR e PLANEJAR.
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Projetos Comunitários Lilian Kelian
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Atuação dos agentes de Controle Social
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Célia Cruz | Renata Brunetti
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
LANÇAMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
O que é PROJETO EXECUTIVO
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Captação de Recursos Para Projetos Sociais Profa. Dra. Miryam Schuckar Abril de 2005 Universidade do Sagrado Coração/Bauru.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. ESTRUTURA DO PROJETO Etapas Básicas: Resumo; Apresentação (Introdução); (O QUE FARÁ?) Justificativa; (POR QUE FARÁ?) Objetivos;
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA A REDE SOCIAL BELA VISTA Elaboração, Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais Profa. Márcia Moussallem memor_6@yahoo.com.br marciamoussallem@bol.com.br São Paulo 2008

QUESTÕES INICIAIS VOCÊ JÁ TEVE ALGUMA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS NO TERCEIRO SETOR? QUAIS SÃO AS SUAS DIFICULDADES OU DA ASSOCIAÇÃO? QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO A ESTE TEMA?

PROGRAMAÇÃO O QUE É PROJETO? A LEITURA DA REALIDADE E A IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PASSOS PARA ELABORAR UM PROJETO SOCIAL ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS ELABOR-AÇÃO: palavra-Latim-elabore preparar, formar,ordenar AÇÃO: atuação, ato PRO-JETOS: palavra-Latim-Projetus PRO: Antes, para a adiante/ intenção de fazer e realizar.

Projetos nascem para dar respostas aos nossos problemas   Projetos nascem para dar respostas aos nossos problemas REALIDADE SOCIAL/PROBLEMAS ANGÚSTIA /INQUIETAÇÃO MATERIALIZAÇÃO DE UM SONHO

O QUE É PROJETO? PROJETOS SÃO EMPREENDIMENTOS PLANEJADOS QUE ABRANGE UM UNIVERSO DE ATIVIDADES INTER-RELACIONADAS E COORDENADAS, PARA QUE POSSAMOS ATINGIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COM LIMITES DE TEMPO E ORÇAMENTO. (DEFINIÇÃO DA ONU)

ATENÇÃO PROJETO: É uma forma de organizar ações especificas, com objetivo claro e tempo definido. O projeto tem início, meio e fim. PROGRAMA: Aglutina uma série de ações(projetos), articula diferentes estratégias. O programa é contínuo.

CONCEITOS IMPORTANTES Cidadania Direitos Humanos Exclusão Social Pobreza Miséria Desenvolvimento Local Outros...

CONHECENDO OS CONCEITOS ESTAREMOS NA ESTRADA CORRETA CULTURA ORGANIZACIONAL= valores, visão, ações PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: organização FONTE DE RECURSOS HUMANOS E FINANCEIROS= informação, pesquisa INDICADORES SOCIAIS= direção,caminho, resultados

CONHECENDO A REALIDADE E OS CONCEITOS ESTAREMOS NA ESTRADA CORRETA       TRABALHO COLETIVO: integração, compromisso CRIATIVIDADE = liberdade, sonhos, idéias,inovação. COMPETÊNCIA TÉCNICA= segurança, eficiência LIDERANÇA= habilidades, percepção

INDICADORES SOCIAIS QUANTITATIVOS/TANGÍVEIS: são aqueles que se referem às ocorrências concretas, podendo se medidos objetivamente. Ex: taxa de desemprego, taxa de evasão escolar, número de acidentes de trabalho etc.

INDICADORES SOCIAIS QUALITATIVOS/INTANGÍVEIS: São análises feitas a partir da avaliação das pessoas, com diferentes enfoques da realidade. Ex: índice de confiança nas instituições, auto-estima dos jovens, valores,participação etc. 

INDICADORES SOCIAIS   NÃO ESQUEÇA QUE OBJETIVOS CLAROS E PRECISOS, FACILITAM A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS

NÃO ESQUEÇA!!! LOAS ECA Política Nacional de Assistência Social Agenda 21 Estatuto do idoso Outros...

CAMINHOS PARA COMEÇARMOS A ELABORAR PROJETOS SOCIAIS

PASSOS IMPORTANTES * A escolha dos métodos de planejamento: marco lógico, ZOOP-planejamento orientado por objetivos, PES-planejamento estratégico situacional etc. OBS: O método não é uma receita pronta. Não existe nem o melhor ou pior. Todos tem a sua importância conforme a realidade/ambiente

CAMINHOS PARA COMEÇARMOS ELABORAR PROJETOS ATENÇÃO: FIO LÓGICO Quais são os nossos problemas? Quem sofre com esses problemas? Quais as causas e efeitos desses problemas? Quais são as necessidades deste público? Quais as necessidades que a organização poderá suprir?

CAMINHOS PARA COMEÇARMOS ELABORAR PROJETOS O que podemos esperar com a realização deste projeto? Quais os recursos humanos e materiais que iremos utilizar? Qual será o impacto do projeto? Quanto custará o projeto? Como será o processo de monitoramento e avaliação?

ATENÇÃO O fio lógico é importante para começarmos a compor o roteiro do projeto e o plano de de captação de recursos É flexível e evita “receitas de métodos” muitas vezes complexos para a equipe da organização. É importante que seja trabalhado por um facilitador que entenda de “ técnicas de trabalho em equipe”

AUXILIANDO A DEFINIÇÃO DE CADA OBJETIVO E DEFININDO PROBLEMAS CENTRAIS DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO ÁRVORE DE PROBLEMAS

ÁRVORE DE PROBLEMAS

RESUMINDO OS PASSOS QUE DEVEMOS SEGUIR Elaboração do planejamento estratégico (“arrumar a casa”) Definir as áreas dos projetos a partir do P.E Escolha dos métodos de planejamento/projeto Fio lógico/ árvore de problemas Priorizar os problemas Análise/diagnóstico do problema Elaborar o projeto Estratégias para viabilizar os objetivos do projeto Monitoramento e Avaliação

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS TÍTULO PERFIL DA ORGANIZAÇÃO HISTÓRICO DO PROJETO OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS METAS

ROTEIRO DO PROJETO JUSTIFICATIVA METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS ORÇAMENTO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO PARCERIAS PLANO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO BREVE HISTÓRICO PESQUISA AVALIATIVA: Graunt (1962) Holley(1963) Tradição americana. 1960: Aplicação e métodos para pesquisa social de programas de ação comunitária. BRASIL: DÉCADA DE 70 – avaliação focada em estudos de caso(saúde e educação) BRASIL: DÉCADA DE 80- influência do positivismo (avaliação como elemento de controle e fiscalização. Brasil: ÚLTIMAS DÉCADAS- dissiminação do conceito de avaliação no terceiro setor/transparência e sustentabilidade

IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO Acompanha sistematicamente as atividades, ações, resultados e impactos do projeto. Auxilia os processos de avaliação Ferramenta necessária para o projeto Obs: É importante envolver pessoas que conheçam as técnicas de monitoramento. (relatórios, fichas, cadastros etc.)

PLANO DE MONITORAMENTO O que vamos monitorar? Que instrumentos de monitoramento vamos utilizar? Quando monitorar? Quem participará do processo de monitoramento? Onde ocorrerá o processo de monitoramento?

FACILITANDO O MONITORAMENTO Matriz de Monitoramento Obje-tivos específicos Meta Indicadores Fontes De Coleta Freqüên-cia Respon-sável Ponto de Parti-da

IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO É um dever ÉTICO. Revela Transparência. Denota Credibilidade. Contribui para a Sustentabilidade. Revela Profissionalismo. É estratégia de aprendizado coletivo. Serve para corrigir e melhorar. É uma prestação de contas à sociedade. Contribui para o planejamento futuro.

IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO Prestação de contas com a sociedade Mostra onde estamos errando e acertando Contribui para o planejamento futuro

AVALIAÇÃO “ A avaliação é a atribuição de valor sobre o grau de eficiência, eficácia e efetividade de políticas, programas e projetos sociais” (Brant de Carvalho,1997). Eficiência: É a correlação entre os custos e benefícios do projeto Eficácia: É o alcance dos objetivos e metas previstos do projeto Efetividade: É impacto dos objetivos do projeto na realidade social

AVALIAÇÃO A avaliação buscará explicações para os resultados, analisando as atividades executadas e os objetivos elaborados no projeto, estando presente do inicio ao fim do projeto.

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO Planejamento Levantamento dos dados Sistematização e Processamento dos dados Análise das informações Elaboração de relatórios Disseminação e uso das conclusões/públicos

PLANO DE AVALIAÇÃO O que avaliar? Por que avaliar? Como será a avaliação? Quem irá participar da avaliação? Quando será feita a avaliação? Qual o tipo de avaliação que será adotado?

AVALIAÇÃO: INTERNA OU EXTERNA? INTERNA: realizada por profissionais da própria organização EXTERNA: realizada por um consultor externo ou alguém de fora do projeto.

A AVALIAÇÃO PODERÁ SER AVALIAÇÃO DE RESULTADOS: * Alcance das metas e dos objetivos AVALIAÇÃO DE IMPACTO: * Mudanças na realidade

TIPO DE ABORDAGEM Quantitativa Qualitativa Pluralista ( quali-quanti)

TIPOS DE AVALIAÇÃO Método de avaliação formativo: - avaliação ex-ante - avaliação de monitoramento - avaliação ex-post Outras: Avaliação Participativa, Comparativa, Colaborativa etc.

CUIDADO! PROBLEMAS ENCONTRADOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS * PROJETOS QUE FOGEM DA MISSÃO E OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO.   * FALTA DE CLAREZA E OBJETIVIDADE. * FRAGILIDADE E CONFUSÃO NOS CONCEITOS SOCIAIS.

CUIDADO! PROBLEMAS ENCONTRADOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS * FALTA DE PROFISSIONAIS ESPECIFICOS PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS. * FALTA DE UM TÉCNICO ( CONTADOR) PARA ORGANIZAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ENTIDADE.  

CUIDADO! PROBLEMAS ENCONTRADOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS * AUSÊNCIA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL. * FALTA DE INFORMAÇÕES SOBRE OS FINANCIADORES.

CUIDADO! PROBLEMAS ENCONTRADOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS * AUSÊNCIA DE UM PROCESSO PARTICIPATIVO E DEMOCRÁTICO.   * DIFICULDADES EM COMPREENDER OS TIPOS DE INDICADORES SOCIAIS.

CUIDADO! PROBLEMAS ENCONTRADOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS * FALTA DE ENVOLVIMENTO E COMPROMISSO DA EQUIPE.   * FRAGILIDADE E FALTA DE HABILIDADES NA GESTÃO DE PROJETOS.

CUIDADO! PROBLEMAS ENCONTRADOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS   * AUSÊNCIA DE UM PROCESSO PARTICIPATIVO E DEMOCRÁTICO. * MEDO, INSEGURANÇA E RESISTÊNCIA EM ADOTAR PROCESSOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO.

“Tristes de nós de trazermos alma vestida” Fernando Pessoa OBRIGADA!