MULTIMETODOLOGIA VISANDO AÇÕES PARA INCREMENTAR O INTERESSE PELA CARREIRA TÉCNICA PELOS GRADUANDOS DO ITA Mauricio Díaz Jurado – mdjurado@ita.br Mischel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

BENCHMARKING.
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
FÓRUM SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA DA ÁREA QUÍMICA
Prof(a): Patrícia Braz
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Ensino a Distância Ibmec São Paulo.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
COMPOSE: Component Oriented Service Engineering
Utilização de Strategic Choice Approach para Auxílio em Planejamento de Evento Acadêmico Paloma Ribeiro dos Santos (ITA) Mischel Carmen Neyra.
Rocio Soledad Gutierrez Curo Mischel Carmen Neyra Belderrain
O Aluno a Distância.
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Curso de Pós-Graduação em CC / SI
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Plano de Negócio Elber Sales.
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
Curso de Docência Universitária
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Talentos para Inovação
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
Faculdade de Ciências Contábeis
A importância do Planejamento Estratégico
Trabalhando com Grupos
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Qual a sua perspectiva de carreira na SEEDUC? O acesso a funções nas unidades escolares é realizado por meio de processo seletivo interno. Uma das etapas.
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A Prática do Uso da Multimetodologia I. Munro e J. Mingers Marcos Tannús Luiz Leão Paula Nadai Letícia Drummond 09 de novembro de 2012.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
Empreendedorismo.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Teoria Geral da Administração
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Centro:
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Introdução ao Planejamento
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Pré-projeto Disciplina: Metodologia da Pesquisa Tecnológica
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Guilherme Dias Mattiello – Bolsista SEAD, acadêmico de Engenharia de Materiais - UFRGS. Alvaro Meneguzzi - Professor Dr do Departamento de Materiais da.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Profissional Séc. XXI Academia e Empresas Currículos Existentes Inovador Arrojado Provocador Para o mundo e não só para a escola ou só para a empresa.
Professor Dr. Renato Vaz
Professor Dr. Renato Vaz
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

MULTIMETODOLOGIA VISANDO AÇÕES PARA INCREMENTAR O INTERESSE PELA CARREIRA TÉCNICA PELOS GRADUANDOS DO ITA Mauricio Díaz Jurado – mdjurado@ita.br Mischel Carmen Neyra Belderrain – carmen@ita.br Resumo O Brasil, hoje sétima economia no mundo, possui um mercado laboral efervescente em constante crescimento à procura dos seus melhores profissionais da área da engenharia para seguir a carreira técnica. Mas, os graduados das melhores faculdades de engenharia são aproveitados pelas outras atividades, tais como a financeira, consultoria, administrativa etc, por serem os profissionais com maior capacidade analítica e habituados com a estruturação de problemas que o mundo requer hoje, a flexibilidade para aprender a aprender. O fato é que os graduandos das renomeadas universidades de engenharia escolhem se distanciar da carreira técnica. O presente trabalho pretende, desde o ponto de vista do aluno, apontar os seus motivos para mudarem de área e propor ações para incrementar o seu interesse pela carreira técnica. Para a estruturação do problema é utilizada uma multimetodologia, isto é, uma combinação dos métodos soft da Pesquisa Operacional: Mapas Cognitivos e Strategic Choice Approach (SCA) Metodologia A metodologia Strategic Choice Approach (SCA), considerando os quatro modos: Modelagem, Design, Comparação e Escolha; é utilizada para propor ações visando despertar o interesse do aluno de engenharia pela carreira técnica. No modo Modelagem, na análise das Áreas de Decisão, é utilizada a ferramenta Mapas Cognitivos pelo nível de complexidade e pela facilidade de analisar o raciocínio individual. Motivação/Objetivo O desinteresse dos alunos de engenharia pela carreira técnica é latente. Atividades na carreira financeira e administrativa são responsáveis por captar profissionais da área pela capacidade analítica. Dessa forma, a falta de engenheiros no mercado é assunto recorrente no tangente às questões estratégicas de desenvolvimento nacional. Este trabalho visa estruturar este problema e propor ações utilizando as metodologias soft da Pesquisa Operacional. ou $ Modo Modelagem Modo Escolha Mapas Cognitivos Cluster Áreas de Decisão Rótulo Promover network com profissionais bem sucedidos O que tipo de departamento pode ser criado no ITA para melhorar o contato com a Indust, o Gover e outras faculdades (nacional ou internacional? ITA_criarDptoContact? Benchmarking com faculdades renomadas Fomentar os investimentos na carreira técnica pelo governo O que tipo de ações o Governo pode fazer para incentivar a carreira técnica? Gov_açõesIncentCarrTéc? Oferecer trabalho técnico bem remunerado pelo estado Investir em Laboratórios Técnicos pelo governo Oferecer trabalho técnico bem remunerado pela indústria privada O que tipo de relação pode existir entre Indústria privada e o ITA? Indús_relaçITA? Investir em Laboratórios técnicos pela indústria privada fomentada pelo governo Redimensionar o currículo O que tipos de mudanças internas no ITA podem ser realizadas? Mudanç_ITAinterior? Manter o curso linkado a questões atuais da engenharia Escolher a graduação em engenharia a consciência pelo aluno Produzir trabalhos com qualidade na área técnica Gerar resultados para a sociedade Investir em Laboratórios Técnicos modernos Usar toda a infraestrutura técnica moderna pelos alunos Modo Comparação Modo Design Conclusões O trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva do graduando (aluno) . Desta forma, a) Demonstrou-se a diminuição da subjetividade da metodologia SCA pelo uso dos Mapas Cognitivos no modo de modelagem, e; b) Identificou-se o Tripé (Universidade-Industria-Governo) ou Triple Helix, teoria proposta pelo Dr Henry Etzkowitz (2008). As duas alternativas (X2 e Y2), a serem realizadas como prioritárias, implicam nas seguintes ações: a) criar um departamento de relações públicas que permita ao aluno interagir desde o inicio e durante a graduação com outras universidades de renome (nacionais e internacionais); b) ter uma relação estreita com a indústria local e global assim como com o governo, visando conectar a teoria com a prática; c) fomentar na indústria maiores investimentos para a área técnica que possibilitará ao estudante da graduação aplicar os seus conhecimentos à realidade da pesquisa solicitada pela indústria à universidade. Mas para acontecer tudo isso, identificou-se uma medida inicial de preparar um novo currículo da carreira técnica por parte da congregação do ITA e, para tanto, necessita a atenção dos coordenadores das disciplinas.