RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².

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RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ² FREITAS Nádia Magalhães da Silva (UFPA) RESUMO Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa, cujo objetivo é apreender as estratégias metodológicas utilizadas na prática docente dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental sobre resíduos sólidos. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado aos professores de uma escola pública da região metropolitana de Belém-PA. Os resultados indicaram que o assunto sobre resíduos sólidos é abordado com facilidades pelos professores de forma interdisciplinar e com atividades diversificadas, contribuindo para a formação dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. PALAVRAS- CHAVES: resíduos sólidos, ensino fundamental, prática docente. METODOLOGIA Perante o tema meio ambiente, compreende-se que os educadores têm um papel importante no ambiente escolar para sensibilizar os alunos sobre o tema. Nesse sentido este trabalho busca investigar: como os professores abordam sobre resíduos sólidos no ensino fundamental? Para responder a este problema, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa. A obtenção dos dados foi realizada em uma escola pública da região metropolitana de Belém, com três professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento o questionário, com perguntas abertas e fechadas. No questionário as perguntas tiveram enfoque sobre o tema resíduos sólidos na prática docente as quais abordaram: o tempo de trabalho como docente e formação; estratégias metodológicas utilizadas na aula sobre resíduos sólidos; conteúdos que privilegia ao trabalhar sobre resíduos sólidos; facilidades ou dificuldades em trabalhar o assunto resíduo sólido. E com os questionários respondidos, iniciou- se a análise dos dados. Onde as informações coletadas foram analisadas e categorizadas com objetivo de responder o problema da pesquisa. [ RESULTADOS E DISCUSSÕES Os dados coletados foram analisados e classificados nas seguintes categorias: 1) FORMAÇÃO E TEMPO DE DOCÊNCIA Certificou-se que os professores pesquisados apresentam um bom nível de formação superior, e também possuem curso de pós-graduação lato sensu. E que apresentam bastante experiência docente, afirmaram ainda participar de cursos de formação continuada. 2) METODOLOGIA UTILIZADA NAS AULAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS constatou-se que os professores pesquisados procuram trabalhar com atividades diversificadas, sem está ancorado ao livro didático como instrumento de apoio no processo ensino e aprendizagem. 33)CONTEÚDOS PRIVILEGIADOS AO TRABALHAR SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS foi constatado que os educadores trabalham de forma interdisciplinar com o assunto. Utilizando um tema presente no cotidiano, interagindo com áreas e disciplinas, para a construção do conhecimento mais amplo. (Coimbra, 2010). 4) FACILIDADE NO TRABALHO COM RESÍDUOS SÓLIDOS todos os professores afirmaram ter facilidades em trabalhar com o assunto nos anos iniciais. Por ser um assunto que esta próxima ao cotidiano do aluno, proporcionando um ensino contextualizado dessa forma sensibilizando o aluno sobre a questão do tema. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados da presente pesquisa apontaram que o assunto sobre resíduos sólidos é abordado por todos os professores no cotidiano escolar, de maneira contextualizada e interdisciplinar. E que vai de encontro ao proposto pelos PCN’s, que destaca o ensino com abordagens de diferentes conteúdos para proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos dos anos iniciais. Podemos concluir, que as abordagens metodologias utilizadas pelos educadores nos anos iniciais, favorecem o processo de alfabetização dos alunos. Por meio de saberes e estratégias diversificadas de ensino que contribui para a formação de alunos críticos perante a sociedade e, com atitudes sustentáveis acerca dos impactos ambientais, compreendendo sua capacidade de transformação na sociedade..