HISTÒRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSELHOS, IMPORTÂNCIA E PROTAGONISMO...
Advertisements

Os primórdios da sociologia no Brasil
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
“A ERA VARGAS” GETÚLIO VARGAS: O PRESIDENTE QUE MAIS TEMPO FICOU NO PODER.
Psicologia e práticas educativas.
Profa. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento Aula 2
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
ESCOLA E DEMOCRACIA A TEORIA DA CURVATURA DA VARA
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
A ERA VARGAS ( ) *GOVERNO PROVISÓRIO ( )
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Politica Públicas para o Esporte Nacional
Breve Histórico da Deficiência
Plano de Trabalho Docente
DISCIPLINA:METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO ROMANA.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
Autoavaliação Institucional e a CPA
Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Segunda República – 1945 a 1964.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Era Vargas.
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Finalizando o ciclo de governo das oligarquias cafeeiras, Getúlio Vargas* chega ao poder à frente da Revolução de 30 * Estadista brasileiro, líder revolucionário,
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política Educacional Brasileira
História da Educação no Brasil
DISCIPLINA:METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Prof. Daniela Reis.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Paradigmas da Educação Física rumo a 2030
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
História da Educação no Brasil
Saúde e Educação Física
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Campina Grande Outubro 2015
 ANÁLISE CRÍTICA O ensino das graduações de saúde deve formar profissionais generalistas nas diversas profissões. A iniciativa do curso foi bastante proveitosa,
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Construção Cidadã da Educação Centro Cultural Poveda 12 de junho de 2010.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Secretaria de Estado de Educação Unidades Escolares 14 Diretorias Regionais 1 Diretoria Prisional e Socioeducativa Total de alunos: - Fundamental.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Transcrição da apresentação:

HISTÒRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL CHEGADA NO BRASIL EM 1810 - ACADEMIA REAL MILITAR 1874 - ESTENDIDA ÀS MULHERES FASE HIGIENISTA - ATÉ 1930 FASE DA MILITARIZAÇÃO (1930 - 1945) FASE DA PEDAGOGIZAÇÃO (1945 - 1964) FASE COMPETITIVISTA (1964) FASE POPULAR (APÓS ABERTURA DEMOCRÁTICA) FASE COM TENDÊNCIA SOCIAL (ATUALIDADE)

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL FASE HIGIENISTA - EUGENIA (até 1930) EUGENIA: Estudo de medidas sócio-sanitárias, sociais e educacionais que influenciam física e mentalmente, o desenvolvimento das qualidades hereditárias dos indivíduos e portanto das gerações. 1822 - Rui Barbosa defende parecer. Crítica da elite dominante. Trabalho físico x trabalho intelectual. Rui e Fernando de Azevedo colocavam o físico a serviço do intelecto. Ressaltavam a importância da eugenização. Visão da mulher frágil que deveria se tornar forte e sadia para gerar filhos. Liberação da Educação física para mulheres com prole. (Só em 1979 o CND derrubou deliberação de sua autoria que proibia a mulher de praticar determinados esportes). 1929 - Anteprojeto do ministério da guerra passava ao Conselho Superior de Ed. Física (subordinado a ele) o papel de centralizar, coordenar e fiscalizar as atividades relativas à Educação Física e ao Desporto.

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL FASE DA MILITARIZAÇÃO (1930 - 1945) Constituição de 1937 - Finalidade de promover a disciplina moral e o adestramento físico de maneira a prepara-lo para o cumprimento dos seus deveres para com a economia e a defesa da nação. A Educação Física era vista como poderoso auxiliar no fortalecimento do Estado e possante meio para o aprimoramento da raça. Defesa contra o comunismo e assegurar o processo de industrialização. Militarização do corpo: - Moralização do corpo pelo exercício físico - O aprimoramento incorporado à raça - Ação do Estado sobre o preparo físico e suas repercussões no trabalho.

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL FASE DA MILITARIZAÇÃO 1938 - Proibição de matrícula no secundário para alunos cujo estado patológico impedissem que freqüentassem aulas de educação física. Sugeriu-se inclusive a esterilização de doentes para impedir a geração de prole Exemplo da Juventude Hitlerista e Avanguardisti (Itália) 1942 - Declaração de Guerra. Começou a haver desmentidos em relação a filosofia da Educação Física. 1942 - Volta-se para o desenvolvimento econômico. Criação do SENAI. O dono da indústria não era apenas o patrão do seu empregado, mas também o seu educador. Além do desporto servir para solidificar a unidade da empresa, desenvolvia a saúde e consequentemente a sua capacidade de trabalho.

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL FASE DA PEDAGOGIZAÇÃO (1945 - 1964) Fim do Estado Novo, pré-elaboração de uma carta magna, que gerou um debate por parte de diversos educadores sobre os rumos da educação. Na prática houve apenas uma regulamentação do funcionamento e controle do que já estava estabelecido. A Educação Física passou a ser vista como uma prática meramente educativa. A formação acadêmica na Educação Física era bastante diferenciada das demais faculdades, pois para essa exigia-se apenas o curso secundário e tinha a duração de dois anos, diferentemente de outras faculdades criadas à mesma época (Pedagogia, Filosofia e Letras) que tinha a duração de quatro anos. A habilitação do profissional de Educação Física também era diferenciada dos demais cursos. Formavam-se profissionais nos seguintes níveis: técnicos, especialistas, monitores e professores. Em 1945 o curso de Educação Física passa de 2 para 3 anos e em 1950 passa-se a exigir para a prestação do vestibular, o certificado de conclusão do curso clássico ou científico.

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL FASE COMPETITIVISTA (1964) Teve início com a revolução. Existia uma censura a imprensa e as artes que contradiziam os interesses militares. Expoentes da política, literatura, artes, música e intelectuais das mais diversas áreas eram vigiados e perseguidos, sendo muitos deles obrigados a se exilarem. Esta fase tem um caráter altamente tecnicista. Educação Física = Desporto de alto nível Atleta herói Seleção de 1970 (México). Atletas militares medalhistas em olimpíadas. Eleva o espírito ufanista Brasileiro. Propaganda mostra a força do povo Brasileiro e a necessidade de se acreditar no País.

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL FASE POPULAR (APÓS A ABERTURA DEMOCRÁTICA) Sem linha teórica definida Ligada a modismos (academia, testes físicos, novas modalidades desportivas) Ludicidade Filosofia que visava a organização e mobilização dos trabalhadores Crise de identidade da educação física

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL TENDÊNCIA SOCIAL Busca de uma socialização da educação física Preocupação com uma educação física voltada para os deficientes e terceira idade, meninos de rua, etc. Estudo de teorias

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL BIBLIOGRAFIA: CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. 4ª Edição. Campinas, SP - Papirus, 1994.