Os eventos: Possuem origens na antiguidade;

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Transcrição da apresentação:

Os eventos: Possuem origens na antiguidade; Surgiram a partir da necessidade de associação, reunião e compartilhamento entre os seres humanos; No início, assembléias tribais ou religiosas; Posteriormente competições esportivas (Grécia e Roma); Hoje, eventos de todos os tipos.

O que é evento: Ligado às sensações (MELO NETO, 1999): Pode ser um fato (uma bomba explode, um filho de famoso que nasce); Pode ser um acontecimento que gera sensação (assistir a um show, ver um jogo); Pode ser uma notícia (eleições, vacinação, queda do Muro de Berlim).

O que é evento: Evento é a soma de ações(1) previamente planejadas com o objetivo(3) de alcançar resultados pré-definidos junto a seu público-alvo(2)” (CANTON, 1997). 1: as ações ocorrem num espaço de tempo definido; 2: O público alvo pode ser de duas ou mais pessoas; 3: Os objetivos estão conectados a interesses comuns.

Os interesses podem ser: Aquisição de produtos / serviços; Atualizar / divulgar informações; Aperfeiçoamento, congraçamento ou motivação para alcançar / superar metas; Capacitação do participante; Etc.

O que evoluiu: Promoção, socialização, competição, capacitação, lazer, entretenimento, opressão, debates, comemoração, lançamento, encerramento, negócios, entre outros. Efeito multiplicador da economia.

Conexão com as sensações humanas; O que permanece: Conexão com as sensações humanas; É feito do homem para homem (relações humanas); Caráter de imprevisibilidade.

Grande variação de classificação (MARTIN, 2003): Classificação dos eventos: Grande variação de classificação (MARTIN, 2003): Por abrangência: mundial, internacional, latino-americano, brasileiro, regional, municipal e local; Para premiação (competição ou não): esportivo, cultural, artístico – campeonatos, concursos, homenagens;

Classificação dos eventos: Para demonstração/exposição (pode ou não haver competição): desfiles, inaugurações, exposições, leilões, shows, noites de autógrafos; Por data/frequência: Permanentes: mensal, semestral, anual, bienal, etc; Esporádicos: com intervalos irregulares; Únicos: lançamento de livro / noite de autógrafos; De oportunidade: se utilizam de uma temática/evento para ocorrer (verão, inverno, aniversário, coincidência, etc.).

Classificação dos eventos: Por categoria e função estratégica: considera a função mercadológica que a instituição pretende cumprir (promocional, comercial, institucional, etc.); Por sua dimensão (nº de participantes): Macroevento/Megaevento (milhões de pessoas: Copa do Mundo); De grande porte (milhares de pessoas: Axé); De médio porte (menos de mil participantes); De pequeno porte (nº reduzido de pessoas).

Classificação dos eventos: Por objetivo / área de interesse (finalidade e objetivos do evento): artístico, folclórico, político, religioso, etc. Pelo perfil dos participantes: Geral: participantes de diferentes setores (carnaval); Dirigido: atividades e interesses comuns (Festivais de gastronomia); Específico: técnicos e profissionais com atividades e interesses comuns (Seminário de cozinha francesa).

Classificação dos eventos: Por tipo de adesão (refere-se aos participantes): Fechado: adesão restrita com convite o pré-requisitos; Aberto: gratuito ou pago sem restrição de público.

Eventos fechados: Participação de grupo restrito (empresa, entidade de classe, partido político, grupo religioso); Troca de informações, treinamento de pessoal e reciclagem profissional; Planejamento menos complexo (público definido); Participantes tem suas despesas pagas.

Eventos Abertos: Pouca restrição em relação aos participantes; Paga-se pelo acesso ao evento; Planejamento mais complexo (público diverso); Público geralmente superior ao de eventos fechados.

Exemplo: Olimpíadas: Abrangência: mundial; Dimensão: macroevento; Frequência: permanente; Objetivo: desportivo; Adesão: aberto.