NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - LESTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMITÊ REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO DE EVITABILIDADE DA SÍFILIS CONGÊNITA
Advertisements

A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Plano “VISA na Atenção Básica”
Universidade Federal de Pelotas
Políticas Públicas Prevenção às Drogas
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Apresentação do Projeto
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
A formação profissional técnica de
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
POLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O SUS - LESTE PAULISTA-
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
Estado da Paraíba com a classificação dos Municípios de acordo com a cobertura populacional do PSF. Paraíba, municípios sem PSF 9 municípios com.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Educação Permanente em Saúde :
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Política Nacional de Humanização
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Alexandro Pinto Cristiano Melo Juliano Melo Luciana Benevides
BRASIL Euzébio Jorge – Presidente CEMJ e Conselheiro do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve.
Coletiva de imprensa 11 Dez 08
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
PLENÁRIA FINAL.
Fórum experiências exitosas em 2013
COMITÊ REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO DE EVITABILIDADE DA SÍFILIS CONGÊNITA
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Como funcionam as unidades de saúde da familia
Programa Prevenir DER São Bernardo
Fórum de Secretários Executivos
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Alexandre de Araújo Pereira
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Enfermagem em Trauma e Emergência
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Programa Saúde da Família
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - LESTE Junho / 2008

2º SEMESTRE DE 2003 Reuniões com representantes das Coordenadorias de Saúde das Subprefeituras – Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel e Autarquia Hopitalar Ermelino Matarazzo.

Compreender o conceito de Educação Permanente; Identificar e priorizar as necessidades de Formação e Desenvolvimento da região; Definir a prática pedagógica; Identificar estratégias para a Formação do Pólo de Educação Permanente da Zona Leste.

1º SEMINÁRIO PÓLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE ZONA LESTE - Dia 19/11/2003 - Na Faculdade de Saúde Santa Marcelina “CONHECER E CONSTRUIR”

OBJETIVOS: Conhecer mutuamente as instituições ensino-trabalho; Constituir o Pólo de Educação Permanente na Zona Leste de São Paulo; Aprofundar a reflexão sobre o eixo temático norteador dos projetos; Identificar possibilidades de projetos na região.

CONSTITUIÇÃO DO PÓLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE LESTE COMPOSIÇÃO: Representantes das Coordenadorias de Saúde das Subprefeituras de: Cidade Tiradentes; Ermelino Matarazzo; Guaianases; Itaim Paulista; Itaquera; São Mateus; São Miguel e Autarquia Hospitalar Ermelino Matarazzo. INSTITUIÇÕES DE ENSINO: ETSUS-SP; FASM; UNICID; UNICSUL. PARCEIROS CSSM / PSF.

PROJETOS APROVADOS NO PÓLO LESTE, E ENCAMINHADOS PARA O COMITÊ EXECUTIVO – PÓLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE (SMS-CRH-G), APRESENTADOS E APROVADOS NA COMISSÃO BIPARTITE. ETSUS - SP PROJETO PARTICIPANTES Terapia comportamental sistêmica integrada Trabalhadores da saúde Inovações tecnológicas e novas eficácias para o SUS – Medicina Tradicional Chinesa Acolhimento Trabalhadores da sáúde Capacitação de conselheiros gestores Conselheiros gestores Curso de hab. Prof. em Técnico de Enfermagem Auxiliares de Enfermagem Curso de hab. Prof. Em Técnico de Farmácia Profissionais da saúde

FASM PROJETO PARTICIPANTES Urgência e Emergência Médicos da AHMRL Atenção à saúde do idoso Profissionais da Saúde Rede social / intersetorialidade Trabalho em equipe Sistematização da assistência da enfermagem Enfermeiros Saúde do adolescente e do jovem Enfermeiros e Médicos

UNICID PROJETO PARTICIPANTES Dependência química / álcool e drogas Equipe multiprofissional Tabagismo O uso de medicamentos em transtornos psiquiátricos e assistência farmacêutica Capacitando em modelos de atenção à saúde

UNICSUL PROJETO PARTICIPANTES Capacitação na prevenção de doenças crônicas Auxiliares de enfermagem e enfermeiros Capacitando os que cuidam Equipe multiprofissional Cuidados práticos com o paciente domiciliar Agentes comunitários da saúde e auxiliares de enfermagem

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE LESTE - 2005 Mudança de governo; Implantação das 05 Coordenadorias de Saúde; Coordenadorias de saúde das Subprefeituras transformadas em Supervisões Técnicas de Saúde; Novos gestores; Período de transição: os projetos aprovados pelo Pólo de Educação Permanente são acompanhados pela ETSUS-SP/ Unidade Leste I e Unidade Leste II;

RH / Desenvolvimento – CRS Leste assume a Coordenação do NEP - Leste – e passa a acompanhar os projetos aprovados pelo Pólo em 2003, com recurso disponibilizado no 2º semestre de 2004 e operacionalizados a partir do 1º semestre de 2005; Indicação dos profissionais para o Curso de Facilitadores de Educação Permanente; Discussão com os gestores sobre a Política de Educação Permanente; A partir das propostas de reorganização dos serviços na Coordenadoria Regional de Saúde Leste – apresentou-se as necessidades de capacitação, no Núcleo de Educação Permanente; Formação de grupo de trabalho – elaboração de projetos, que são apresentados no N.E.P., no Fórum e no Pólo de E.P. da Grande São Paulo.

PROJETOS APROVADOS NO NEP, NO FÓRUM E PÓLO-2005 Capacitação para atendimento de Urgência e Emergência – para todos os profissionais da atenção básica “in loco”; Curso de Capacitação em Saúde Mental – A escuta qualificada, Médicos Generalistas / Clínico / Enfermeiros, Assistentes Sociais e residentes em Saúde da Família - CEFOR; Medicina tradicional e práticas complementares em saúde - CEFOR; Dor e cuidados paliativos.

Outros projetos / ações desencadeadas na Coordenadoria Regional de Saúde Leste – a partir da apresentação e discussão no NEP. Curso de Habilitação profissional de Técnico Agente Comunitário de Saúde – ETSUS – SP; Capacitação Pedagógica e Técnica Pedagógica para os profissionais que atuam como professor nos cursos da ETSUS-SP; Curso de capacitação de Conselheiro Gestor; Início da Sistematização dos estágios não remunerados.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE LESTE - 2006 Realização de Oficina de Educação Permanente: “Integralidade das ações e Educação Permanente como proposta político pedagógica”: Participantes: aproximadamente 30 pessoas entre Gerentes, Supervisores Técnicos de Saúde, representantes de Conselhos Gestores, ETSUS-SP, parceiros, trabalhadores da saúde, Coordenadoria Regional de Saúde; Discussões sobre a Educação Permanente como instrumento gerencial nas ações de saúde na atenção básica;

Identificação das várias rodas existentes, que subsidiam no planejamento das ações de formação e desenvolvimento dos trabalhadores, visando à qualificação do atendimento na rede de serviços: Conselhos de Acompanhamento, Conselhos Gestores, reuniões ordinárias dos Gerentes, dos Supervisores de Área com a Coordenadoria, Comissão de Ensino, SUVIS; Planejamento e Operacionalização de capacitação em Tuberculose e Hanseníase nas Unidades com Programa de Saúde da Família da CRS Leste; envolvendo RH – Desenvolvimento / ETSUS-SP / Unidade Leste I e II – SUVIS, Atenção Básica da CRS Leste / Supervisões / CSSM-PSF; Apresentação de instrumentos gerenciais e serviços existentes na região, tais como fundamentos do painel de monitoramento, apresentação do CREN.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE LESTE - 2007 A partir de discussão nas ¨várias rodas¨ reuniões com Supervisores, Conselho de Acompanhamento, identificou-se as necessidades de capacitações / treinamentos; Participação de novos atores nas reuniões, Instituições de Ensino, interlocução da atenção básica da CRS-Leste;

Apresentação, discussão das necessidades identificadas,estabelecendo as prioridades de ação para o RH desenvolvimento: Capacitação para os servidores que atuam na recepção das unidades de saúde; Desenvolvimento gerencial; Saúde da mulher; Atualização sobre R.H. para os Coordenadores de Unidades de Saúde e Encarregados de Expediente II; Formação de grupos de trabalho para elaboração projetos em parceria com as instituições de ensino que utilizam as unidades de saúde como campo de estágio e passaram a participar da Núcleo de Educação Permanente; Atendimento ao cliente com SENAC – em fase de contratação de professores; Desenvolvimento gerencial – elaboração do projeto – CEFOR/ETSUS-SP; Saúde da mulher – USP Leste.

AVANÇOS Fortalecimento da Escola Técnica do SUS na Região; As ações de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores possibilitam a discussão e o entendimento do funcionamento da Rede Atenção Básica / SAMU / Autarquia – Integralidade: Cursos da ETSUS – SP / Curso de Urgência / Emergência; Técnico em Farmácia; Técnico em enfermagem; Curso de Capacitação de Conselheiro Gestor; Curso para monitor da Capacitação de Conselheiros Gestores; Atuação de Conselheiros Gestores como monitores em curso de Capacitação de Conselheiros Gestores; Curso de Urgência / Emergência – Possibilitando a reorganização do atendimento em Urgência / Emergência nas Unidades Básicas de Saúde; Qualificando os encaminhamentos.

Necessidades de Formação e Ações de Desenvolvimento apontadas no NEP – Leste em 2007 - realizadas ou a realizar em 2008. Atualizações sobre RH: Curso de Atualização de Vínculos Empregatícios Vigentes na SMS-CEFOR; Ressignificando a prática – dos servidores que atuam na recepção dos serviços de saúde do SUS-ETSUS- Unidade Leste I e II; Atendimento ao público – SENAC; Desenvolvimento Gerencial - CEFOR.

Formação em ACS – 10 turmas; Formação de Técnicos de Enfermagem – 05 turmas; Formação Técnica em THD – 01 turma; Atualização em ACD / THD – 06 turmas; Curso de Capacitação de Conselheiros Gestores – 07 turmas. Urgência / Emergência – Capacitações Fixas e Móveis e outras demandas da comunidade.

GRUPO TÉCNICO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE FLUXO DE PROJETO GRUPO TÉCNICO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - LESTE CRS LESTE: RH/Desenvolvimento; Áreas Técnicas; Supervisões Técnicas de Saúde. COORDENADORIA HOSPITALAR REGIONAL LESTE: RH/Desenvolvimento. SAMU PARCEIROS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - LESTE Junho / 2008