CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Currículo Escolar Operações
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
A Organização Curricular
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Afinal, o que é Planejamento?
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Portfólio de Estágio Supervisionado
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
O CURRÍCULO COMO CONFLUÊNCIAS DE PRÁTICAS
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Saberes docentes.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO Currículo e Contexto Unidade 2 Aula 7

CURRÍCULO A palavra Currículo deriva do latim (curriculum) e originalmente significava “pista ou circuito atlético”. Mas também podia significar “ordem como sequência” e “ordem como estrutura”.

CURRÍCULO Posteriormente, o termo foi incorporado pela Pedagogia e continuou a ser interpretado como envolvendo a definição de objetivos e a seleção, organização e avaliação dos conteúdos escolares.

Considerações contemporâneas CURRÍCULO O currículo deve ser pensado como traduzindo valores, pensamentos e perspectivas de uma época ou sociedade. Considerações contemporâneas O currículo é um artefato cultural através do qual se constituem identidades e subjetividades.

Tradicionalmente, o currículo escolar era estático, compartimentado e seguia uma estrutura disciplinar rígida. Atualmente, encontramos uma concepção que privilegia uma organização por áreas de conhecimento e a adoção de temas geradores. Algumas características de currículo numa visão sistêmica: Evitar a abordagem linear e seqüencial; Defender-se das definições muito precisas que ameaçam polarizar e esclerosar a imaginação; Salientar a importância da causalidade mútua, da interdependência e da dinâmica característica dos sistemas complexos; Utilizar temas de integração vertical; Aquisição dos fatos não pode ser separada da compreensão das relações que existem entre eles. (ROSNAY, 1997, p. 244-245).

Dimensões do currículo Características Currículo Oficial Composto pelo planejamento oficial. São as Propostas Curriculares (da União, do Estado, do Município). Reúne os temas, assuntos, conteúdos a serem desenvolvidos nos componentes curriculares dos vários níveis da educação de um país. Currículo Formal É o planejamento pedagógico feito na escola (em geral, pelos professores). O Currículo Oficial é parte integrante do Formal. ...

Dimensões do currículo Características Currículo em Ação ou Currículo Real Reúne todas as aprendizagens realizadas pelos estudantes enquanto participantes de um sistema de ensino, ou seja, um sistema composto de competências, conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Currículo Explícito Reúne o conjunto de aprendizagens intencionais que um curso proporciona ao estudante. São as escolhas que a escola faz e que aparecem explicitamente no seu planejamento. ...

Dimensões do currículo Características Currículo Oculto (Oposto ao Explícito) É o resultado não-intencional das práticas escolares. É formado principalmente por valores e atitudes que acompanham as ações pedagógicas e que nem sempre foram previamente pensados pelos educadores. Currículo Vazio ou Currículo Nulo Reúne competências importantes para o conhecimento da (e para a intervenção na) realidade do estudante, mas, que não foram contemplados nem pelo Currículo Formal nem se efetivou no Currículo Real. Também conhecido como “campos de silêncio”.

CURRÍCULO O sistema social no qual a escola está inserida fornece os conteúdos que compõem a prática pedagógica e dão sustentação e forma ao currículo de cada instituição de educação. Portanto, O currículo não é uma abstração, mas um reflexo de uma realidade concreta.

O currículo é uma práxis, ou seja, um conjunto de ações práticas que se organizam a partir de uma visão teórica do processo de ensino-aprendizagem, que, por sua vez, é modificada pela prática. CURRÍCULO

CURRÍCULO O processo ensino-aprendizagem é realizado em um determinado contexto. Nesse sentido, o currículo é, simultaneamente, modelado por um contexto e modificador desse contexto.

CURRÍCULO O currículo cumpre uma função socializadora na cultura de uma dada sociedade que se manifesta em diferentes dimensões, dentre elas: os conteúdos selecionados; as práticas pedagógicas; as relações interpessoais; os sistemas de avaliação.

Todo sistema de educação é construído para a transmissão de determinados interesses e valores. O currículo é a expressão (e, em alguns momentos, a contestação) dos interesses do sistema educativo.

CURRÍCULO O currículo é um conjunto de mecanismos que a escola se utiliza para distribuir socialmente o conhecimento produzido em um contexto social (Nova Sociologia da Educação).

CURRÍCULO “As formas através das quais a sociedade seleciona, classifica, distribui, transmite e avalia o conhecimento educativo considerado público refletem a distribuição do poder e dos princípios de controle social” (BERNSTEIN, 1980, p. 47).

CURRÍCULO “O currículo modela-se dentro de um sistema escolar concreto, dirige-se a determinados professores e alunos, serve-se de determinados meios, cristaliza, enfim, num contexto, que é o que acaba por lhe dar o significado real” (SACRISTÁN, 2000, p. 21).

CURRÍCULO O currículo é uma construção, portanto, seus elementos constituintes são diretamente influenciados pelos contextos em que ele é produzido.

SIGNIFICADOS DO CURRÍCULO DE ACORDO COM OS CONTEXTOS aula os sujeitos envolvidos (professores e alunos) e os instrumentos disponíveis (livros, conteúdos, tecnologias etc.). pessoal e social: o conjunto de experiências que cada sujeito traz, da sua vida pessoal, para o ambiente de ensino-aprendizagem. ...

SIGNIFICADOS DO CURRÍCULO DE ACORDO COM OS CONTEXTOS histórico da instituição escolar: a tradição construída pelo conjunto de experiências passadas, que influenciam as práticas atuais da escola. Contexto político: as relações de poder que ocorrem no interior da escola são reflexo das relações de poder que determinam o modo de ser de uma sociedade num determinado momento histórico. (KING, 1986, p. 37). ...

CURRÍCULO manisfesta-se em uma prática pedagógica CURRÍCULO é o conjunto de ações desenvolvidas pelos diferentes agentes envolvidos que integram as práticas efetivadas no âmbito de atuação da instituição educativa. CURRÍCULO manisfesta-se em uma prática pedagógica

é multicontextualizada A prática pedagógica é multicontextualizada o tipo de profissional que atua na escola; os recursos didáticos disponíveis; está ancorada em diversos contextos: o sistema organizacional da escola; a relação professor-aluno; o grau de abertura da escola em relação à comunidade.

“A maioria das práticas pedagógicas tem a característica de estar multicontextualizada. As atividades práticas que servem para desenvolver os currículos estão sobrepostas em contextos aninhados uns dentro de outros ou dissimulados entre si” (SACRISTÁN, 2000, p. 28).

O currículo se expressa através de uma proposta pedagógica Articula intenções Entra em ação pela transposição didática

Transposição Didática Intenções educativas transforma em COMPETÊNCIAS

(a serem desenvolvidas) Competências (a serem desenvolvidas) determinam a escolha o tratamento o recorte a partição dos conteúdos

Princípios importantes para a transposição didática INTERDISCIPLINARIDADE CONTEXTUALIZAÇÃO

Re-enraizamento do conhecimento ao seu contexto original CONTEXTUALIZAÇÃO Estratégia de construção de significações

CONTEXTUALIZAÇÃO Vida pessoal e cotidiana do estudante Sociedade ou mundo em que o aluno vive CONTEXTUALIZAÇÃO Próprio ato de descoberta ou construção do conhecimento

CONTEXTUALIZAR A APRENDIZAGEM É Incorporar a aprendizagem a novas vivências Incorporar vivências concretas CONTEXTUALIZAR A APRENDIZAGEM É Assumir uma nova postura frente ao ensino

Currículo contextualizado demanda: Mais que oferta simultânea de conteúdos por disciplinas diferentes. Mais que oferta complementar de conteúdos por disciplinas. Construção de uma ação didática unitária. Trabalho centrado nos nexos que existem entre os conhecimentos. Atitudes de abertura e convergência. Criatividade e capacidade de inovação. (Baseado em MACHADO, 2008)

Estratégias para promover a contextualização e a integração pedagógica: Estabelecer eixos para mobilizar os saberes de maneira a interligá-los. Definir o lugar e as posições dos saberes na matriz curricular, conforme o tempo e a intensidade para desenvolver as competências. Identificar a comunicação entre os universos sócio-cognitivos envolvidos. Explicitar a interação teórico-prática dos saberes.

Referências BERNSTEIN, B. On the classification and framing of educational knowledge, in: YOUNG, M. (Ed.). Knowledge and control. Londres: Collier Macmillan, 1980. CHARLOT, B. Relações com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. FERRAÇO, C. E. (Org.) Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005. KING, N. Recontextualizing the curriculum. Theory into Practice. XXV, N. 1. pgs. 36-40. MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, Brasília: v. 1, n. 1, p. 8-22, jun.2008. MARKERT, W. Trabalho, comunicação e competência: contribuições para a construção crítica de um conceito e para a formação do profissional transformativo. Campinas: Autores Associados, 2004. ROSNAY, Joel de. O macroscópio: para uma visão global. Trad. de Maria Adozinda Soares. Porto: Ed. Estratégias Criativas, 1997. SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª Ed. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre, Artmed, 2000. SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 2ª ed.; Campinas: Autores Associados, 1998 (Col. Educação contemporânea).