Esses QUADROS devem ser impressos no sentido horizontal da apostila. Além disso, deve ser entregue a cada aluno um conjunto desses quadros, impressos também no sentido horizontal da folha A4 (um quadro por folha), permitindo assim que eles sejam utilizados nas atividades em sala de aula.
Associações com palavras (eventos / objetos / animais) [ ] Aplicação ao Problema [ ] Associações e Analogias Palavra-Figura [AA] A partir das palavras sorteadas por você, desenvolva propostas de solução para o OBJETIVO focalizado. Palavras
Brainstorming Imaginário - BI Objetivo: Elementos Essenciais: Substituição do Elemento Essencial 1 no Objetivo = Problema Imaginário 1: Substituições Imaginárias: Substituição do Elemento Essencial 2 no Objetivo = Problema Imaginário 2:
Brainstorming Imaginário - BI Soluções propostas para o Problema Imaginário 1: Aplicação das soluções imaginárias ao problema real que, na verdade, é o Objetivo:
Brainstorming Imaginário - BI Soluções propostas para o Problema Imaginário 2: Aplicação das soluções imaginárias ao problema real que, na verdade, é o Objetivo:
Método RH – Tabela 1 Componente Questões vinculadas ao OBJETIVO: Como podemos assegurar que... 1 –... ? 2 –... ? 3 –... ? 4 –... ? 5 –... ? 6 –... ? 7 –... ? 8 –... ? 9 –... ? OBJETIVO: Como assegurar que.... ? Relacionando os componentes selecionados ao objetivo
Método RH – Tabela 2 Como podemos assegurar que... Possibilidade de alcançar essa meta Facilidade de implementaçã o Impacto esperado sobre o objetivo + Meta Bom/alto = 3; médio = 2; ruim/baixo = 1 Priorizando os fatores selecionados na discussão, com vistas a assegurar o efetivo alcance do OBJETIVO.
Como ? Grupo: Profissional: Método BW 6-3-5
Avaliar capital disponível Relacionar a viabilidade econômica do produto com os niveis de classe em que o mesmo será vendido. Analisar cenários de mercado onde possa haver alta ou baixa demanda, para ter plano de ação emergencial Analisando a concorrência, sobre os produtos existentes. Incentivar a contratação de profissionais de formação diversas e promover a troca de informação entre possíveis Business Units. Integrar áreas de PED com os outros setores produção e comercial visando agregar informações, pontos fracos e fortes, para melhor definir o desenvolvimento de um determinado produto Definir a logística de distribuição para os canais de venda. Realização de Benchmark com empresas reconhecidas pelo seu potencial de inovação E=0S=4E=1S=3E=2S=2E= 3S=0E=2S=1E=3S= 0E=1S=1E=1S=2 Método DA / DI
PODER DE NEGOCIAÇÃO DE COMPRADORES AMEAÇAS DE PRODUTOS SUBSTITUTOS Definir o core bussiness do negócio de classe onde o mesmo será vendido. AMEAÇAS DE NOVOS ATORES GE GO ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS Objetivos Estratégicos Forças competitivas que determinam a Rentabilidade da Indústria I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII PODER DE NEGOCIAÇÃO FORNECEDORES Meta Operacional