Estrutura e Planejamento curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais. Joaquim Edson Vieira CEDEM – Centro de Desenvolvimento de Educação Médica “Prof.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
XLIV Congresso Brasileiro de Educação Médica
43% 39% 27% 24% 14% 6% 14% 12% Ensino - Aprendizagem Faculdade e Universidade Relação Médico- Paciente Desenvolvimento profissional/carreira Não indicação.
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
Questionário de Aprendizado e Ambiente (DREEM) não diferencia candidatos à Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Joaquim.
GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática
Estrutura curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
SÉCULO XX.
Reflexões sobre o internato e integração ensino-serviço Profa. Helena J. Nagy Coordenadora do internato de ginecologia O internato médico e suas perspectivas:
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Técnicas de Negociação Ética em Negociações – PARTE II
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Habilidades em Comunicação V
TERÇA-FEIRA • 26 DE SETEMBRO 16:30 – 18:30h
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
A RESOLUÇÃO 10 DO CNE DE 28 DE DEZEMBRO DE 2004: O ARTIGO 4º E AS COMPETÊNCIAS E AS HABILIDADES DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. JORGE LOPES, PhD.
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Reforma Curricular: Princípios Gerais Centro Acadêmico Oswaldo Cruz Junho de 2014.
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Docência do Ensino Superior
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Prática como Componente Curricular
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
A REVIEW OF E-LEARNING PRACTICES FOR UNDERGRADUATE MEDICAL EDUCATION Objetivo da Universidade British Columbia (UBC), Universidade de Vitória (UVic) e.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional.
Transcrição da apresentação:

Estrutura e Planejamento curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais. Joaquim Edson Vieira CEDEM – Centro de Desenvolvimento de Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes”. FMUSP – março 2010

Estrutura e Planejamento Curricular Estrutura e Planejamento Curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais Objetivos desta apresentação [41 diapositivos com exercícios] Atividade prática – exercícios Atividade teórica – investigações e fundamentos Diretrizes Curriculares Nacionais. Planejamento curricular – 10 questões. Necessidades e objetivos, Conteúdo e sua organização, Estratégias, métodos e avaliação, Divulgação, ambiente de aprendizagem e gerenciamento.

Revisitando o Relatório Flexner Professional Preparation of Physicians http://www.carnegiefoundation.org/programs/index.asp?key=1822 Curriculum: How does the formal and informal curriculum support the professional development of knowledge, skills and professionalism? Pedagogy: What teaching/learning methods facilitate learning of knowledge, skills and values in clinical education? Learning: How do students/residents learn to think, perform and act like a physician? What are the common struggles and transitions that student/residents encounter in becoming physicians? Assessment: How are the knowledge, skills and professionalism of students and residents assessed? Context: How are current university and practice environments affecting teaching and learning for students and residents? What should medical education be doing entirely differently?

Diretrizes Curriculares Nacionais Competências e habilidades. I - Atenção à saúde. Individual e coletivo Integrada às instâncias de saúde II - Tomada de decisão. III - Comunicação. Interação com outros profissionais e público Língua estrangeira e tecnologias de informação IV - Liderança. V - Administração e gerenciamento. VI - Educação permanente.

Diretrizes Curriculares Nacionais Artigo 12 - Estrutura I - Ter como eixo curricular as necessidades de saúde dos indivíduos e das populações... II - ...participação ativa do aluno na construção do conhecimento e a integração entre os conteúdos... estimular a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência; III - incluir dimensões éticas e humanísticas...orientados para a cidadania; IV -integração e a interdisciplinaridade... dimensões biológicas, psicológicas, sociais e ambientais; V - inserir o aluno precocemente em atividades práticas VI - utilizar diferentes cenários de ensino-aprendizagem VII - ...interação ativa do aluno com usuários e profissionais de saúde desde o início de sua formação... assumindo responsabilidades crescentes... que se consolida na graduação com o internato; e VIII – vincular (integração ensino-serviço) a formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde, com ênfase no SUS.

Bill Waterson – Calvin and Hobbes®

Planejamento Curricular “Uma nova verdade...não triunfa pelo convencimento de seus oponentes e sim pelo fato de que estes morrem e uma nova geração cresce em familiaridade com esta nova ‘verdade’”. Max Planck [1858-1947] Um currículo deve mostrar o que é significante de ser ensinado. Prioridades Cultural, Social, Individual, Técnica Presente – Futuro? Necessidades

Quantos anos para obter conhecimentos Quantos anos para obter conhecimentos? Pesquisa com descritor “Medicine” somente para REVIEW http:www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi [English] Curso médico “padrão” com 10.000 horas. Para cada REVISÃO considerar 2 HORAS de estudo. Pub Med: 1995-2004 = 27598 artigos. ERIC (philosophy): 9801 artigos. J. Immunol – número de páginas/vol

Quantos anos para manter conhecimentos Quantos anos para manter conhecimentos? Pesquisa com termos descritores na Fisiopatologia da Asma bronchospasm/asthma E inflammatory-asthma/asthma Espasmo: tratamento “único”, não controla doença = novos espasmos!! Inflamação: tratamento mantido, controla doença = melhor qualidade de vida.

PLANEJAMENTO CURRICULAR Organização do currículo Exercício H1: Indique um assunto de sua expertise. Considere uma disciplina em que está envolvido. Qual(is) a(s) necessidade(s) que o seu programa quer resolver? Exemplos: relação médico-paciente como processo envolvendo interpretações distintas, técnica para saber fazer uma punção, conhecimento de um conceito como o de transmissão sináptica ou metabolização de gorduras.

Planejamento Curricular Objetivos Currículo deve expor suas intenções: Diretrizes: humanista, crítico e reflexivo; ético, saúde-doença, promoção, prevenção, recuperação e reabilitação; integralidade da assistência, responsabilidade social e cidadania... Cognitivo Habilidades Atitudes Processos e Experiências.

Perspectivas do e no aprendizado O que um profissional é capaz de fazer: “Doing the right thing”. Raciocínio clínico, procedimentos, pesquisa (clínica), gestão cuidado/custos, promoção da saúde e prevenção de doença, comunicação. Como o profissional faz: “Doing the thing right” Conhecimentos; Atitudes, ética e responsabilidade. O que é um profissional: “The right one doing” Entendimento do serviço de saúde, desenvolvimento profissional. Harden R. 2001 AMEE Guide 21. MedTeacher 23: 123

PLANEJAMENTO CURRICULAR Organização do currículo Exercício H2: Como ensinar ou ser treinado nesse assunto? Considere uma disciplina em que está envolvido. Qual(is) a(s) meta(s) e objetivo(s) para seu programa? Finalidades ou entendimentos são as METAS. Objetivos incluem verbos de ação: Entrevistar um paciente (uso de palavras) Executar passos de uma punção (considerando segurança) Descrever substâncias envolvidas no metabolismo de gorduras

PLANEJAMENTO CURRICULAR Organização do currículo Exercício H2 complementar: Como ensinar ou ser treinado nesse assunto? Considere uma disciplina em que está envolvido. Qual(is) a(s) meta(s) e objetivo(s) para seu programa? Escrever (ou reescrever): Um objetivo COGNITIVO Um objetivo como HABILIDADE Um objetivo de ATITUDE

Atenção Básica em Saúde 2004 – 2006 FMUSP Cenários de ensino Necessidades de saúde - Desospitalização. The ecology of medical care revisited. População saudável – promoção da saúde? 1000 pessoas Atenção Básica em Saúde 2004 – 2006 FMUSP 1. Reconhecimento da autonomia dos usuários e interagir com a população e com a equipe de saúde. 2. Reconhecer a história social da doença. 3. Reconhecer as potencialidades da promoção da saúde (as 200 pessoas “de cima”...) Cenários de ensino Relatam sintomas 800 pessoas Consideram atenção médica 327 pessoas 217 Procuram médico (113 na Att primária) 13 vão ao PS 8 hospitalizados <1 em H Universitário N Engl J Med, Vol. 344, No. 26 · June 28, 2001 · www.nejm.org

Estratégias para raciocínio clínico Hierarquias conceituais – acertos diagnósticos Hipotético-dedutivo: Relacionar hipótese aos sintomas/sinais Esquemático: Presença/ausência de características para adotar/rejeitar categoria Reconhecimento de “padrão”: utilizada por especialistas, experientes Tarefa essencial do especialista = identificar conceitos fundamentais Coderre et al. Med Educ 2003, 37: 695

LESS IS MORE!!

PLANEJAMENTO CURRICULAR Organização do currículo Exercício H3: De onde vêm os temas desse assunto? Considere uma disciplina em que está envolvido. Qual(is) o(s) conteúdo(s) para seu programa? Devem considerar QUATRO CRITÉRIOS: 1. contribui para realização do objetivo, 2. envolve o estudante no aprendizado (aprender a aprender), 3. permite crítica ao tema apresentado, 4. se relaciona com outros tópicos.

Responsabilidade institucional sobre o Ensino: [FALTA de] Integração Disciplinas Temas A integração é feita pelo aluno... Harden R. Med Educ 2000, 34: 551-557 © JEV 2006

PLANEJAMENTO CURRICULAR Organização do currículo Exercício H4: Como “ordenar” esse assunto? Considere uma disciplina em que está envolvido. Como o conteúdo deve ser organizado? Seqüência de tópicos? Práticas de campo ou laboratório – após aula? Problemas – simples e depois complexos?

Avaliação do currículo Optativas. http://www. abem-educmed. org Avaliação do currículo Optativas. http://www.abem-educmed.org.br/rbem/pdf/volume_29_1/atividades_praticas.pdf Inserção em atividades práticas Zero procura (23) Alta procura (13) p Pré-requisitos: Antes do 4o semestre Depois do 4o semestre 7 16 10 3 0.014 Com pré-requisito 18 0.153 Habilidades práticas* 11 0.004 A soma não totaliza os grupos (Zero e Alta) porque mais de uma qualificação pode ser escolhida. Teste exato de Fisher. Vieira, Bellodi, Marcondes, Martins RBEM 2005, 29: 51-54 © JEV 2006

Planejamento Curricular Modelo SPICES Student centered Teacher centered PBL, Problematização, TBL Problem-based Information gathering Integrated Discipline-based Cenários de prática: hospital vs UBS Community-based Hospital-based Electives Standard program Currículo nuclear Systematic Apprenticeship (oportunidd)

Planejamento Curricular Modelo SPICES Student centered Teacher centered Problem-based Information gathering Integrated Discipline-based Community-based Hospital-based Electives Standard program Systematic Apprenticeship or opportunistic

PLANEJAMENTO CURRICULAR Organização do currículo Exercício H5: Como criar interesse nesse assunto? Considere uma disciplina em que está envolvido. Quais são as estratégias educacionais? Aula formal – professor seleciona, define e apresenta. CENTRADA NO PROFESSOR Atividades dirigidas – estudante(s) selecionam coordenados pelo professor CENTRADA NO ESTUDANTE Atividades práticas – ambulatório, enfermaria Laboratório – animal, manequim, simulação eletrônica

PLANEJAMENTO CURRICULAR Organização do currículo Exercício H6: Como relacionar recursos com o assunto? Considere uma disciplina em que está envolvido. Quais são os métodos de ensino? Grupo ou individualizado: “beira do leito” (virtual, manequim, paciente real ou ator). Pequenos grupos: tutorial, seminário, snow-balling, PBL, brainstorming, role-play. Grandes grupos: aula formal, TBL.

PLANEJAMENTO CURRICULAR Organização do currículo Exercício H5 e H6 revisar: Quais são as estratégias educacionais? Decidir por: Atividades centradas no professor ou no estudante, teóricas, teórico-práticas, práticas. Quais são os métodos de ensino? Grupos – grande ou pequenos; ensino individualizado.

Planejamento Curricular Avaliação A mais importante função da avaliação é preparar os estudantes para avaliarem a si próprios. Avaliação: Somativa – como estudantes mudaram... [final] Formativa – como estudantes estão mudando... [meio] Validade Atingir a descrição do(s) objetivo(s) Confiabilidade Atingir a descrição mais precisa (pelo definidor...) Eficiência Atingir todo o assunto com uma amostra de testes. Freqüência Atinge proposta de “feedback” do aprendizado. Humanidade [David Pratt] O teste deve auxiliar no crescimento do indivíduo. © JEV 2006

AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Dificuldade e Discriminação Item difficulty % acertos entre todos os resultados para o item. Item discrimination Diferença entre n acertos (notas mais altas - mais baixas) dividido pelo número de alunos DO GRUPO com notas mais altas. http://oct.sfsu.edu/assessment/measuring/htmls/analyze_test.html#

Avaliação – PBL Notas do Tutor, Auto-avaliação e Pares

PLANEJAMENTO CURRICULAR Organização do currículo Exercício H7: Como avaliar aproveitamento do assunto? Considere uma disciplina em que está envolvido. Quais são os métodos de avaliação? Provas teste, escrita, ensaio modificado. Avaliação prática, observação de atitudes

“Curta é a vida e longa a arte...” Bill Waterson – Calvin and Hobbes®

PLANEJAMENTO CURRICULAR Organização do currículo - EMENTA Exercício H8: Como interessar (“os outros”) pelo assunto? Considere uma disciplina em que está envolvido. Quais os métodos de divulgação do curso ou currículo? Escreva um parágrafo com: Objetivos; Conteúdo; Formas de avaliação. Informações compõem a EMENTA: 4-5 linhas.

Meus professores de clínica estabelecem claramente as expectativas THE POSTGRADUATE HOSPITAL EDUCATIONAL ENVIRONMENT MEASURE (PHEEM) QUESTIONNAIRE IDENTIFIES QUALITY OF INSTRUCTION AS A KEY FACTOR PREDICTING ACADEMIC ACHIEVEMENT 30% variabilidade do questionário Meus professores de clínica estabelecem claramente as expectativas Eu tenho boa supervisão clínica todo o tempo Meus professores de clínica têm excelente capacidade de comunicação Eu tenho retorno de meus supervisores de forma regular Meus professores de clínica são bem organizados Meus professores de clínica possuem boa didática Meus professores de clínica são bons conselheiros Vieira JE. Clinics 2008, 63(6): 741

LENGTH OF INTERNSHIP INFLUENCES PERFORMANCE ON MEDICAL RESIDENCY EXAM Santos et al. Rev Assoc Med Bras 2009, 55(6): 744

PLANEJAMENTO CURRICULAR Organização do currículo Exercício H9: Como interessar (“os seus”) pelo assunto? Considere uma disciplina em que está envolvido. Quais ambientes educacionais são oferecidos? Percepções ou Domínios: Psicológico (não culpabilidade, tempo livre), Acadêmico (conceitos, fundamentos, pesquisa, estudo), Suporte social (refeições, acomodações, privacidade), Ambiente de ensino/aprendizado (assistência E ensino).

Perfil Cognitivo Perfil Subjetivo AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Teste do Progresso + DREEM + WHOQOL Cognitivo + / Subjetivo - Melhor desempenho acadêmico Insatisfação com o ambiente da Residência Insatisfação com os métodos de ensino Pouco interesse na Residência Pouca motivação Cognitivo + / Subjetivo + Melhor desempenho acadêmico Independência Menor ansiedade e Bem-estar físico Melhor processamento de informações Melhor utilização de fontes de aprendizado Perfil Cognitivo Cognitivo - / Subjetivo - Pior desempenho acadêmico Piores percepções sobre o desempenho acadêmico Pouco interesse na Residência Pouca habilidade no processamento de informações Cognitivo - / Subjetivo + Pior desempenho acadêmico Satisfação com os métodos de ensino Pouco interesse na Residência Melhor motivação Pior utilização de fontes de aprendizado Perfil Subjetivo Oliveira Filho GR, Vieira JE. Anesth Analg 2007, 104(6): 1467-72

AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PHEEM Internal Medicine (n=167) Surgery (n=77) Anesthesia (n=25) ANOVA + Holm-Sidak Autonomy [max=56] 35.67 ± 7.63 ~64% 30.06 ± 9.40 ~54% 33.64 ± 7.12 ~61% < 0.001 Teaching [max=60] 34.96 ± 9.81 ~58% 32.04 ± 9.86 ~53% 40.00 ± 9.26 ~67% 0.002 Social support [max=44] 26.61 ± 6.00 25.96 ± 5.84 ~59% 27.00 ± 6.34 0.656 p<0,001 p<0,001 p=0,017 Vieira JE. Clinics 2008, 63(6): 741

PLANEJAMENTO CURRICULAR Organização do currículo Exercício H10: Como avaliar quem prepara o assunto? Considere uma disciplina em que está envolvido. Qual é o processo de gerenciamento do curso ou currículo? Comissão coordenadora de curso – preparo prévio. Revisão do conteúdo e métodos ao final de cada ano – fórum com alunos. Avaliações por questionários – providenciar ‘feedback’.

Estrutura e Planejamento Curricular Para casa - Take Home Messages 1. O currículo deve ter flexibilidade para adaptar métodos de ensino. Explo: SPICES 2. O currículo nuclear permite arranjo de tempo para responder sobrecarga de informações na área da saúde.

Galileo backed Copernicus despite data 5 March 2010 | Nature | doi:10.1038/news.2010.105 Fenômeno da difração não descoberto nos anos 1600 Análise de observações contemporâneas – Simon Marius Mundus Iovialis – sugeriam o modelo de Tycho Brae. Os dados de Galileo, se descritos com rigor, apontariam para a mesma conclusão: As estrelas estariam muito próximas para se confirmar o modelo de Copérnico Graney C. Phys Perspect (in press)