LEI ORGÂNICA – PASSO A PASSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Advertisements

PRIMEIRA PARTE 1- NOÇÕES PRELIMINARES 4 caps.
IX ENCONTRO NACIONAL DO CONACI
O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
OBJETIVO : identificar os autores do duplo homicídio contra Luciano Capacio Maciel e Jorge Guilherme de Araújo Pimentel e a tentativa de homicídio contra.
Prof.ª Vilma Maria de Lima
Estados, cidades e municípios...
Direito Constitucional II
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Tópicos Conceituais de Direito Constitucional
PL 227/2013 Estabelece diretrizes para a Política Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento na Primeira Infância, e dá outras providências.
Políticas Públicas Municipais
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
Políticas e Gestão Democrática da Educação
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Direito Constitucional I
FORUM DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO DO ESTADO DO PARANÁ
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Órgãos soberania.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
HIERARQUIA DAS LEIS Normas Constitucionais e emendas à Constituição
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
Alteração da Lei de Licitações PL 7.709/2007 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
HIERARQUIA DAS LEIS I – Constituição
DIREITO CONSTITUCIONAL
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Política Nacional do Meio Ambiente
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta Auxiliar ANO V – Nº 01.
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
RELAÇÃO COM OUTROS RAMOS DO DIREITO e FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 07.
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
Direito Educacional e Gestão Escolar
O Art. 225 exerce na Constituição o papel de principal norteador do meio ambiente, devido a seu complexo teor de direitos, mensurado pela obrigação do.
Instituições de Direito Público e Privado
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
Legislação Ambiental. O Direito Ambiental tem seu núcleo fundamental estabelecido no artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil. Mas,
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
PROCESSO LEGISLATIVO (arts. 59 a 75 – CF)
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
Regulamentação da REDESIMPLES José Levi Mello do Amaral Júnior 1.
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Brasil. LEI TRABALHISTA BRASILEIRA Trabalhadores de Missão Diplomática ou de Organismo Internacional 1. CF- Constituição Federal;
PROJETO DE LEI – PARLAMENTAR JOVEM Origem em uma ideia completamente nova para atender a uma demanda da sociedade, preencher uma lacuna legislativa ou.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Técnica Legislativa Ligia Marquez Simões Alicir Aparecida Marconato.
Transcrição da apresentação:

LEI ORGÂNICA – PASSO A PASSO   As leis , no seu sentido mais amplo, são relações necessárias que derivam da natureza das coisas e, nesse sentido, todos têm suas leis: a divindade possui suas leis; o mundo material possui suas leis; as inteligências superiores ao homem possuem suas leis; os animais possuem suas leis; o homem possui suas leis. ( Montesquieu)

O QUE É A LEI ORGÂNICA? ... NA EXPRESSÃO, LEI ORGÂNICA ESTÁ O SENTIDO DA LEI FUNDAMENTAL OU QUE VEIO INSTITUIR UM ÓRGÃO DO ESTADO, FIXANDO-LHE A ESTRUTURA. (Vocabulário Jurídico – De Plácido e Silva – Editora Forense -27ª. Edição, 2007)   ASSIM SENDO, A CONSTITUIÇÃO DO BRASIL, EM 1988, DETRMINOU QUE TODOS OS MUNICÍPOIS DEVERIAM TER A SUA LEI FUNDAMENTAL, A SUA ESTRUTURA, A SUA LEI ORGÂNICA.

ARTIGO 29 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL/88 Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:   OMISSIS...

- POLÍTICA - ADMINISTRATIVA - FINANCEIRA COM ISTO, O MUNICÍPIO TORNOU-SE UM ENTE FEDERADO E GOZA DE 03 TIPOS DE AUTONOMIA: - POLÍTICA - ADMINISTRATIVA - FINANCEIRA

A PRÓPRIA CF/88 DETERMINOU QUE AS COMPETÊNCIAS DO LEGISLATIVO MUNICIPAL TENDO POR CARATECRÍSTICA O INTERESSE LOCAL. - Por certo, a lei orgânica do município deverá definir a competência da Câmara Municipal e dos vereadores e quais os assuntos que podem legislar com vistas às suas competências.

POR QUE É FUNDAMENTAL AO LEGISLADOR CONHECER OS PONTOS DA LEI ORGÂNICA? - A LEI ORGÂNICA É O CONJUNTO DE NORMAS QUE ESTEBELECE A RELAÇÃO ENTRE AS PESSOAS DO MUNICÍPIO E O PODER PÚBLICO.

DO QUE SE COMPÕE A LEI ORGÂNICA DE UM MUNICÍPIO? I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES II - COMPETÊNCIAS DO MUNICÍPIO

I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES   a) DEFINIÇÃO DO MUNICÍPIO COMO PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PUBLICO INTERNO b) DEFINIÇÕES DE INTERESSES DO MUNICÍPIO c) PRINCÍPIOS QUE REGEM A LEI

II - COMPETÊNCIAS DO MUNICÍPIO a) EDIÇÃO DE LEI ORGÂNICA   b) REALIZAR ELEIÇÕES MUNICIPAIS c) ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE SERVIÇOS LOCAIS d) EDIÇÃO DE NORMAS RELATIVAS

III – ORGANIZAÇÃO DOS PODERES   IV – COMPETÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL   V – VEREADORES   VI - PREFEITO E VICE PREFEITO   VII - FISCALIZAÇÃO E CONTROLE   VIII – ORÇAMENTO

IX -SERVIDORES PÚBLICOS   X – BENS PÚBLICOS   XI – POLÍTICA URBANA   XII - EMENDA À LEI ORGÂNICA   XIII – DO ORÇAMENTO   XIV – DA ORDEM ECONÔMICA

XV – DO MEIO AMBIENTE   XVI – DA ORDEM SOCIAL   XVII- DA SÁUDE   XVIII – DA ASSISTÊNCIA SOCIAL   XIX – DO CONSUMIDOR   XX- DO SANEAMENTO BÁSICO

XXI- DA EDUCAÇÃO   XXII – DA CULTURA   XXIII – DO DESPORTO   XXIV – DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA   XXV- DA FAMÍLIA, DA MULHER, DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO IDOSO   XXVI – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

TÉCNICA LEGISLATIVA A técnica legislativa adotada pelas Câmaras Municipais seguem os preceitos das Leis Complementares Federais nºs 95/98 e n º107/01. DECRETO FEDERAL 4.176/02

PASSOS PARA SE PROPOR A LEI é necessário reunir o máximo de informações possíveis para se identificar o problema para que não se crie uma situação fantasiosa; 2) conhecer profundamente fatos e pessoas acerca das idéias e observar se a medida a ser proposta atende interesse público ou apenas interesses de classe ou até mesmo privados; 3) lançar mão de audiências públicas e até mesmo pequenas reuniões devidamente registradas, que possam ser base para a justificativa dos projetos de lei;

Redação Final Epígrafe na lei Ementa? Preâmbulo Os primeiros artigos da lei do que devem tratar? Fecho da Lei, para que serve? Para que servem as cláusulas de revogação e de vigência?