CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DIREITOS HUMANOS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CURSO NTE NERACI DAL PIVA
Escola Estadual Senador Filinto Muller
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Máscaras Africanas.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROJETO DE INFORMÁTICA
Plano de Ação Pedagógica
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Projeto aquecimento Global
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
Educação Ambiental - GPEEA
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
LIXO NEM SEMPRE É LIXO.
Pederneiras- São Paulo
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Escola de Educação Especial
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
O profissional da gestão escolar e suas implicações
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CURSO: Licenciatura em Educação Física
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
TÍTULO Substitua pelo título do seu trabalho Autor, autor, autor, autor, autor, autor Substitua o texto pelo nome dos autores INTRODUÇÃO O tema empreendedorismo.
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
“Um país se faz de homens e livros”
TEMAS TRANSVERSAIS.
Docente: Dr. Arthur Vianna
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA

Localização O Plano de Ação será desenvolvido na Lagoa do Subaé (em nossa cidade), na instituição e nos ambientes de convivência de todos os seguimentos envolvidos no projeto (corpo administrativo da escola, professores, alunos e seus familiares).

Bens da Terra: Patrimônio da Humanidade

Objetivos Perceber a relação entre a qualidade de vida e um ambiente saudável; Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia; Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações constritivas, justas e ambientalistas sustentáveis; Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sócio-cultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural.

Justificativa A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida, contribuindo para evidenciar a necessidade de um trabalho permanente vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade.

Metodologia Como detonador desse plano de ação será feita uma visita a Lagoa do Subaé que é um patrimônio da cidade e que vem sofrendo transformações devido a ação do homem de forma prejudicial por interesses próprios. Durante o desenvolvimento deverá ocorrer atividades envolvendo os diversos programas da instituição. No laboratório de informática, os alunos deverão criar poesias, paródias, imprimir os materiais,acessar a internet para pesquisar sobre o tema, trocar e-mail, e criar um vídeo com o Audacity. Para envolver as famílias e sociedade em geral será apresentado o filme “O dia depois de amanhã”, que aborda muito bem as questões de concientização ambiental, no auditório da instituição de forma que sensibilize a todos e possam posteriormente em grupos discutir sobre a temática. Em seguida, cada representante de grupo apresentará os resultados obtidos que serão efetivados no dia-a-dia. A apresentação poderá ser feita por um deficiente visual ou por uma pessoa da comunidade escolar “dita normal”.

Recursos Transporte para a visita a Lagoa do Subaé; Papéis: oficio, papel metro, pincel e papel braille Câmera digital Confecções de lembrançinhas no programa de artes para serem distribuídas na culminância do projeto. Tv e Dvd

Infra-estrutura de informática No laboratório de informática já fazemos uso do computador com o programa Dosvox instalado especificamente para o deficiente visual, impressora braille, o Lente Pró e fone-áudio. Como durante o curso já foi relatado que nossa internet é um mini-modem particular, portanto como necessidade futura é indispensável a instalação da internet.

Ferramentas computacionais Notebook; Data show e caixa de som para apresentação e exposição do vídeo; Internet para realização de pesquisas sobre o meio ambiente e troca de e-mail entre os alunos e seus contatos; Computador com o Dosvox, Word e Lente Pró para produção textual; Impressora braille para impressão dos textos dos alunos com perda total da visão; Impressora HP para impressão em fonte ampliada para os alunos com visão subnormal.

Cronograma x ANO 2008 Atividades JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Elaboração do Plano de Ação com a participação de representantes da comunidade. x Detonador Trabalhos realizados pelos programas da instituição e no laboratório de informática Culminância

Resultados esperados O trabalho com a realidade local possui a qualidade de oferecer um universo acessível e conhecido, por isso, possível de ser campo de aplicação do conhecimento. Por esta razão resolvemos fazer esta visita a Lagoa do Subaé para que os alunos obtenham conhecimentos dos assuntos a serem trabalhados de maneira significativa, pois, se trata da realidade mais próxima vivenciada por cada um além de trazer os seus familiares para participar de atividades realizadas nesta instituição, ou seja, valorizando atitudes da comunidade e região. Sendo as questões ambientais, tema que oferece uma perspectiva particular, dizem respeito direta ou indiretamente ao interesse do planeta como um todo. Portanto, para que os alunos e demais pessoas envolvidas no projeto possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer-lhes, além de maior diversidade possível de experiência, uma visão abrangente que englobe diversas realidades e, ao mesmo tempo, uma visão contextualizada da realidade ambiental, o que inclui além do ambiente físico, as condições sociais e culturais. A preservação contribui para que se tenha uma vida mais saudável e assegure aos nossos jovens um futuro com acesso a um ambiente preservado.

Referência Bibliográfica Brasil. Secretaria de Educação. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. – Brasília