Docentes fomentar a criação de grupos ou núcleos de estudo (ensino, extensão e pesquisa) permitir ao docente contribuir de forma mais efetiva com os cursos/disciplinas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
Monitoria Adjunta ao Departamento de Informática da PUC- Rio
Instrumentos de Avaliação - MEC
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
EXPANSÃO E QUALIDADE: INTERNALIZAÇÃO DA GRADUAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS Profª. Vera L. G. Stivaletti – Pró-Reitora de Graduação – Universidade Metodista.
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior.
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
TADS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Questionário do Estudante Enade
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Título do Trabalho: A importância das monitorias para a formação do acadêmico do Curso de Matemática – Licenciatura, modalidade presencial, da UNISUL.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Departamento de Orientação e Apoio (DOA) Programa de Adaptação aos Instrutores.
Documentos e Propostas legais
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Docentes fomentar a criação de grupos ou núcleos de estudo (ensino, extensão e pesquisa) permitir ao docente contribuir de forma mais efetiva com os cursos/disciplinas de "sua área" proporcionar mais estabilidade ao processo de distribuição (conforto ao docente, previsibilidade) permitir um processo de distribuição que seja percebido como o menos "pessoal" e mais "transparente" Discente possibilidade de flexibilização de horário em algumas disciplinas alinhar o conteúdo das disciplinas aos exigidos pelos exames nacionais (ENADE) e documentos de referência nacionais. Curso/Disciplina subsidiar os NDE´s nos trabalhos de revisão dos PPC´s (unificações, nomenclaturas, etc.) aproximar os PPC´s aos Documentos de Referência (ENADE, Diretrizes e Currículos de Referência) verificação da pertinência dos tópicos ao curso, profundidade de abordagem, metodologias e técnicas atualização das bibliografias e ementas de forma constante INF evidenciar as áreas carentes de professores (necessidades) evidenciar nossas potencialidades (forças) reconhecimento do que é comum entre os cursos do INF consistência das bibliografias e ementas dos cursos do INF possibilidade de projetos de extensão, pesquisa, palestras de graduação, etc. (dependente do modelo) UMA PEQUENA "AMOSTRA" DOS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS: (pelo reconhecimento das Áreas de Conhecimento)

Para isso: Necessidade de "facilitação" (muito menos a atividade de chefiar e muito mais as atividades de motivação, representação e comunicação) Realizada por um "facilitador" com apoio do grupo São pessoas identificadas com a Área de Conhecimento, o que não significa que precisam necessariamente ser as mais experientes. São pessoas que precisam ter boa comunicação com os outros integrantes do núcleo e que, de preferência, estejam naturalmente presentes no Instituto a maior parte do seu tempo de trabalho. A idéia é não repetir os facilitadores entre as ACs. Sugestão para início dos trabalhos: Distribuição : OK! Parabéns a TODOS! Dando continuidade: Adequação de bibliografias...