Fonte: Cartilha do ENEM e BLOG DO ENEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Advertisements

Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Prof. Richard Brunel Matias
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
Sérgio Elias Vieira Cury
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Redação de textos técnicos recomendações
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
Como tirar 1000 na redação do ENEM

AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
MPU -Prova Discursiva-
Redação para ENEM CASDVest 2014.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
O peso da redação no CV UFRGS
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
DISSERTAÇÃO.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
Orientações para a dissertação
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Redação para ENEM CASDVest Redação para ENEM CASDVest 2013.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
As 5 competências da Redação no ENEM
Prof.ª Irislane Figueiredo
Professora Mara Redação. A redação de cada candidato terá uma pontuação na escala de 0,00 (zero vírgula zero zero) a 15,00 (quinze vírgula zero zero).
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Desafio Pré-Vestibular
CORREÇÃO DE REDAÇÕES: A INFLUÊNCIA DA SUBJETIVIDADE
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
Texto Dissertativo Argumentativo
Resumo.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
A REDAÇÃO NO ENEM COMPETÊNCIAS.
Desafio Pré-vestibular
Prof. Benedito Salazar Sousa
Dissertação e Critérios de Correção
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
Como elaborar uma boa redação?
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
As 5 competências da Redação no ENEM
A DISSERTAÇÃO PASSO A PASSO.
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
Esquenta Enem 2015 Redação Professora Cíntia Maia
Como redigir um bom texto?
A redação e seus segredos
Utilização Eficaz do PowerPoint
A produção de textos e o ENEM
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
Tipologia textual Dissertação.
CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO Prof. Aline Virgínia.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

Fonte: Cartilha do ENEM e BLOG DO ENEM A REDAÇÃO NO ENEM COMPETÊNCIAS Fonte: Cartilha do ENEM e BLOG DO ENEM

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. O texto deve ser claro e objetivo, usar vocabulário variado e preciso, diferente do usado na fala, e seguir as regras da modalidade escrita formal do idioma. Mas evitar vocabulário rebuscado. FORMALIDADE A língua escrita formal é o consenso do que está nos documentos oficiais, nas leis, nos livros de qualidade, nos jornais e revistas tradicionais de grande circulação. A língua escrita formal procura assegurar a unidade linguística imaginária do país, uma vez que essa se sobrepõe às variedades regionais e individuais, sem eliminá-las. Há, ainda, distinções entre os usos literários e os não literários. Na literatura, a liberdade do autor é total, pois ele trabalha com a plurissignificação. Nos textos não-literários, há um compromisso mais evidente com a exata compreensão do leitor.

1-      Ausência de marcas de oralidade e de registro informal (como “aí”, “opa”, “supimpa”…) 2-      Precisão vocabular (use palavras dicionarizadas, nada de querer falar bonito e inventar palavras) 3-      Obediência às regras gramaticais Concordância nominal e verbal (plural-singular ou feminino- masculino dos nomes, além dos verbos); Regência nominal e verbal (essa matéria pega muita gente, estudar um pouquinho sobre isso ajudará a passar na frente de muitos candidatos) Pontuação Flexão de nomes e verbos; Colocação de pronomes átonos (próclise, mesóclise e ênclise); Grafia das palavras; Acentuação gráfica; Emprego de letras maiúsculas e minúsculas; Divisão silábica na mudança de linha (translineação).

Na sua redação, você deve ser objetivo e claro utilizando vocabulário variado. Além disso, você não pode escrever usando marcas da oralidade, como gírias, afinal o avaliador analisará se você sabe distinguir os registros formal e informal. Trecho de Redação Nota Mil – Introdução: “Desde o final de 1991, com a extinção da antiga União Soviética, o capitalismo predomina como sistema econômico. Diante disso, os variados ramos industriais pesquisam e desenvolvem novas formas e produtos que atinjam os mais variados nichos de mercado. Esse alcance, contudo, preocupa as famílias e o Estado quando se analisa a publicidade voltada às crianças em contraponto à capacidade de absorção crítica das propagandas por parte desse público-alvo.”

COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. O texto deve compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas para desenvolver o tema. Deve demonstrar a verdade de uma tese e expor um aspecto relacionado ao tema, defendendo uma posição e demonstrando que o candidato está atualizado com o mundo.

leia com atenção a proposta da Redação Enem e os textos motivadores (aqueles que aparecem na prova para você ler e entender o tema), para compreender bem o que está sendo solicitado; b) evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores, porque foram apresentadas apenas para despertar uma reflexão sobre o tema e não para limitar sua criatividade; c) não copie trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles foram apresentados apenas para despertar seus conhecimentos sobre o tema. Se copiar, lembre-se que o corretor vai desconsiderá-lo na hora da correção, pois é plágio. d) reflita sobre o tema  da Redação Enem proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e quais os  argumentos que vai utilizar para defendê-lo; e) reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto;

f) desenvolva o tema de forma consistente, de modo que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio facilmente, o que significa que a progressão textual é fluente e articulada com o projeto do texto; g) lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal; h) examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim; i) utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo; j) evite recorrer a reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto; k) mantenha-se dentro dos limites do tema proposto pela Redação Enem, tomando  cuidado para não se afastar do seu foco, ou seja, fugir total ou parcialmente do tema. Esse é um dos principais problemas identificados nas redações.

- É nesse momento que o avaliador verá a qualidade da sua leitura, porque, para aqueles que leem muito, torna-se fácil escrever dentro dos requisitos da proposta da redação. - Avaliando essa competência, o corretor também perceberá sua bagagem cultural, já que você exibirá nos seus argumentos exemplos da sua vida, sejam experiências pessoais, sejam livros e filmes com os quais você cruzou ao longo dos seus anos. - Para ter uma boa avaliação nessa competência, é importante apresentar claramente a tese que você quer defender e utilizar argumentos fortes, isto é, que de fato provem o seu ponto de vista. Atente também ao uso que você fará dos textos motivadores. Estes devem servir apenas como inspiração para seu texto, ou seja, não os copie. Desenvolva suas próprias ideias. TRECHO DE REDAÇÃO NOTA MIL “Desde o final de 1991, com a extinção da antiga União Soviética, o capitalismo predomina como sistema econômico.”

COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Simplificando: você deve saber montar o seu texto coerentemente, de forma lógica, sem confusão, para que sua opinião seja entendida na hora de corrigir. Além disso, você não pode “ficar em cima do muro” em relação ao tema: deve defender seu ponto de vista, como a própria competência diz. A inteligibilidade de um texto depende de: relação lógica entre as partes do texto, criando uma unidade entre todas as partes; precisão vocabular; apresentação das ideias de forma lógica; e adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.

Trecho de Redação Nota Mil Além disso, o nível de criticidade em relação à propaganda é extremamente baixo. Isso se deve ao fato de estarem em fase de composição da personalidade, que é pautada nas experiências vividas e, geralmente, espelhada em um grupo de adultos-exemplo. Dessa forma, o jovem fica suscetível a aceitar como positivo quase tudo o que lhe é oferecido, sem necessariamente avaliar se é algo realmente imprescindível.

COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Mecanismos para argumentar    Frases e parágrafos devem estabelecer entre si uma relação que garanta a sequência coerente do texto e a interdependência entre ideias. Cada parágrafo deve ter períodos articulados; cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Deve-se substituir palavras repetidas por sinônimos e prestar atenção se não houve deslizes na pontuação - separar sujeito de predicado com vírgula é falha grave -, e acentuação, conforme o novo acordo ortográfico.

“O candidato soube encadear bem suas ideias? ”É esta a pergunta que o avaliador fará ao ler sua redação. Em outras palavras, se soube usar adequadamente as conjunções e preposições para conectar suas sentenças e parágrafos, se estes estão bem estruturados e se seu texto, de maneira geral, tem sua sequência lógica. TRECHO DE REDAÇÃO NOTA MIL Além disso, o nível de criticidade em relação à propaganda é extremamente baixo. Isso se deve ao fato de estarem em fase de composição da personalidade, que é pautada nas experiências vividas e, geralmente, espelhada em um grupo de adultos-exemplo. Dessa forma, o jovem fica suscetível a aceitar como positivo quase tudo o que lhe é oferecido, sem necessariamente avaliar se é algo realmente imprescindível.

COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Geralmente, a proposta de redação propõe ao estudante um problema e, por isso, pede que sugira uma solução. No entanto, mais do que viável, a resolução deve respeitar a cidadania, liberdade e diversidade cultural, além de ser solidária. Detalhe a proposta de solução e confira se ela é coerente. Uma dica importante é: antes de elaborar a sua proposta, responda a essas duas perguntas: O que é possível fazer? A proposta que pretendo fazer é viável?. Não sugerir nada vago, geral.  Estabeleça uma proposta concreta. Serão avaliados os seguintes critérios: a) presença de proposta x ausência de proposta; b) proposta explícita x proposta implícita; c) proposta com detalhamento dos meios para sua realização x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realização.

Em todas as situações expressas a seguir, será atribuída à redação nota 0 (zero): • Parte desconectada do tema: “Obrigado professor por corrigir minha prova.”, orações, músicas. • Texto insuficiente: texto que apresenta visivelmente até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo. • Cópia de texto motivador: texto em que, descontadas as linhas de cópia de texto motivador, sobram apenas 7 linhas ou menos. • Fuga ao tema. • Não atendimento ao tipo textual dissertativo-argumentativo: texto todo com outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa (poemas, narrativas, diálogos, relatos...). • Desrespeito aos direitos humanos. • Anulada: texto com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação. • Em Branco: sem texto escrito na Folha de Redação.

REDAÇÃO: 20% DE TODA A PROVA DO ENEM CADA UMA DAS CINCO COMPETÊNCIAS VALE 200 PONTOS 200 PONTOS: EXCELENTE 160 PONTOS: BOM 120 PONTOS: ADEQUADO 80 PONTOS: MEDIANO 40 PONTOS: INSUFICIENTE 0 (ZERO) PONTO: DESCONHECIMENTO TOTAL

Quem Sabe o que é Melhor Para Ela? Desde o final de 1991, com a extinção da antiga União Soviética, o capitalismo predomina como sistema econômico. Diante disso, os variados ramos industriais pesquisam e desenvolvem novas formas e produtos que atinjam os mais variados nichos de mercado. Esse alcance, contudo, preocupa as famílias e o Estado quando se analisa a publicidade voltada às crianças em contraponto à capacidade de absorção crítica das propagandas por parte desse público-alvo. Por ser na infância que se apreende maior quantidade de informações, a eficiência da divulgação de um bem é maior. O interesse infantil a determinados produtos é aumentado pela afirmação do desejo em meios de comunicação, sobretudo ao se articular ao anúncio algum personagem conhecido. Assim, a ânsia consumista dos mais jovens é expandida. Além disso, o nível de criticidade em relação à propaganda é extremamente baixo. Isso se deve ao fato de estarem em fase de composição da personalidade, que é pautada nas experiências vividas e, geralmente, espelhada em um grupo de adultos-exemplo. Dessa forma, o jovem fica suscetível a aceitar como positivo quase tudo o que lhe é oferecido, sem necessariamente avaliar se é algo realmente imprescindível. Com base nisso, o governo federal pode determinar um limite, desassociando personagens e figuras conhecidas aos comerciais, sejam televisivos, radiofônicos, por meios impressos ou quaisquer outras possibilidades. A família, por outro lado, tem o dever de acompanhar e instruir os mais novos em como administrar seus desejos, viabilizando alguns e proibindo outros. Nesse sentido, torna-se evidente, portanto, a importância da acessoria parental e organização do Estado frente a essa questão. Não se pode atuar com descaso, tampouco ser extremista. A criança sabe o que é melhor para ela? Talvez saiba, talvez não. Até que se descubra (com sua criticidade amadurecida), cabe às entidades superiores auxiliá-la nesse trajeto.