TEMA 12 – INTERNET E NOMES DE DOMÍNIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Comitê Gestor da Internet Ivan Moura Campos, coordenador
Advertisements

Autoridades Sobre Nomes e IPs. Administração e operação descentralizadas. Administração e operação descentralizadas. São instituições que trabalham para.
RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Inscrição de Viveiros de Mudas de Seringueira
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
POR UMA POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS PARA EAD
Transparência ativa e passiva
Aula 3 Sistema de Nomes de Domínios
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
© 2005 Dannemann Siemsen. Todos os direitos reservados. A Importância da Criação de uma Marca para o Pequeno Exportador 22 de março de 2005 Marina Inês.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
DNS Introdução.
TEMA 08 – SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA INTERNET Profª Ana Patrícia e Paula Karini Web-tutora Aline Salles INFORMÁTICA FORENSE AULA 12 – 03/05/2006.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
TEMA 10 INFORMÁTICA JURÍDICA E DIREITO DA INFORMÁTICA
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Prestação de Contas Anual
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS.
O que é PROPRIEDADE INTELECTUAL?
PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO REGISTRO DE MARCAS
Desafios do Setor Autoral
ESTATUTO JURÍDICO QUILOMBOLA E LEGISLAÇÃO PROTETIVA
Marcas no agronegócio: busca prévia Msc. Michele Copetti
Marcas & Símbolos Khrisna V. da Silva Hellen C. Ferreira
A pirataria moderna se refere ao desrespeito aos contratos e convenções internacionais onde ocorre cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento.
Nomes de domínio: conceito
DEFINIÇÃO DA MARCA – O que é e como fazer?
Evoluções.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
IN1008 – Projeto Conceitual de BD
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
PERÍCIA EM INFORMÁTICA Aula 09 –Análise de sites e mensagens eletrônicas Curso de Sistemas de Informação. Prof. Diovani Milhorim.
Histórico e conceitos básicos.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 12 – INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS
Fluxo Normal ou Ataque.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO INSTITUTO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL ( IPI) ARIPO MESA REDONDA SOBRE A PROPRIEDADE INTELECTUAL.
SEMINÁRIO “Patentes Pipeline e Acesso a Medicamentos” PALESTRA A Anuência Prévia da Anvisa e as Patentes Pipeline. Luis Carlos Wanderley Lima COORDENAÇÃO.
Seminário sobre Economia da Saúde em HIV/AIDS
Os Novos Marcos Regulatórios
Cadastro de Despachante Aduaneiro
APOSTILA 3 – INTRODUÇÃO À PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Marcas & Patentes Lei da Propriedade Industrial -
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Rastreabilidade de Medição
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
O Direito de Propriedade Intelectual nas Novas Tecnologias de Comunicação Digital Clarice Marinho Martins de Castro O Direito de Propriedade.
PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE MARCAS
Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios
Profº Carmênio Barroso
1 Nomes de domínio: conceito “nome indicativo de um sítio na Internet onde um website pode ser acedido” “combinação única de letras ou nomes perceptíveis.
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL
Propriedade Industrial Professor Juliano Madalena
Legislação comercial e societária #3 Prof.: Marcelo de Araújo Freire.
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Graduação FGV DIREITO RIO 6º período / Marcas Pedro Paranaguá FGV DIREITO RIO Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2007.
Aula 14 – Direito da Propriedade Industrial Prof. Victor Ventura
Lei de Inovação Lei de Inovação - Lei , de 2 de dezembro de Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente.
PROPRIEDADE INDUSTRIAL
DIREITO E COMUNICAÇÃO Tema: Direito Autoral Conceito:
Direito Informático Segundo a Doutrina do IBDI
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 10 – MARCAS
PROPRIEDADE INDUSTRIAL PROF. WILIAM CARVALHO. CONVENÇÃO DE PARIS PARA A PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL 1880 BRASIL CONSIGNATÁRIO INPI – INSTITUTO.
PROPRIEDADE INDUSTRIAL Dá-se este nome aos produtos de pensamento e engenho humano, que abrange as invenções, os modelos de utilidade, os desenhos industriais,
REVISÃO - AVALIAÇÃO 2 TEMAS 5, 8, 9, 10, 11 E 12 PROFESSORAS ANA PATRÍCIA ALINE SALLES PAULA KARINI AULA 18 – 07/06/2006.
NOMES DE DOMÍNIO E COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL
Transcrição da apresentação:

TEMA 12 – INTERNET E NOMES DE DOMÍNIO AULA 16 – 25/05/2006 TEMA 12 – INTERNET E NOMES DE DOMÍNIO INFORMÁTICA FORENSE PROF. ANA PATRÍCIA E PAULA KARINI WEB-TUTORA: ALINE SALLES

SERIA A INTERNET UM ESPAÇO ANÁRQUICO, SEM LEI?

INTERNET NO ÂMBITO MUNDIAL REGULADA PELA ICANN (CORPORAÇÃO DA INTERNET PARA ATRIBUIÇÃO DE NOMES E NÚMEROS) COM SEDE NOS EUA O SITE NO BRASIL É O WWW.ICANN.ORG.BR

INTERNET NO BRASIL REGULADA PELO CGI (COMITÊ GESTOR DA INTERNET) – WWW.CGI.BR INSTITUÍDO PELA PORTARIA INTERMINISTERIAL N. 147/1995

MARCAS E NOMES DE DOMÍNIO NO MUNDO GLOBALIZADO E CONSUMISTA, A IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO OU SERVIÇO É MUITAS VEZES MAIS IMPORTANTE QUE ELES PRÓPRIOS

VOCÊ É CAPAZ DE DAR UM EXEMPLO DE PRODUTO OU SERVIÇO QUE É MAIS VALORIZADO PELA MARCA QUE PELO SEU USO OU CUSTO REAL?

MARCAS É TODO SINAL DISTINTIVO, VISUALMENTE PERCEPTÍVEL, QUE IDENTIFICA E DISTINGUE PRODUTOS E SERVIÇOS DE OUTROS ANÁLOGOS, BEM COMO CERTIFICA A CONFORMIDADE DOS MESMOS COM DETERMINADAS NORMAS OU ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS.

EXEMPLOS DE MARCAS SARAIVA MARCA FIGURATIVA MARCA MISTA MARCA NOMINATIVA SARAIVA

MARCAS LEI DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL (LEI N. 9279/1996) INPI (INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL) É RESPONSÁVEL PELO REGISTRO NO BRASIL - WWW.INPI.GOV.BR OMPI (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL) EM ÂMBITO INTERNACIONAL (WIPO)

MARCAS REGISTRO VÁLIDO POR 10 ANOS, PRORROGÁVEL INDEFINIDAMENTE, DESDE QUE ELA ESTEJA SENDO UTILIZADA DE FATO O REGISTRO DÁ DIREITO AO USO EXCLUSIVO DENTRO DA SUA CATEGORIA A CLASSIFICAÇÃO TEM 41 CLASSES (35 DE PRODUTOS E 6 DE SERVIÇOS), DIVIDIDAS EM ITENS

CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS CLASSE 38 - SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO, PUBLICIDADE, PROPAGANDA, TRANSPORTE, ARMAZENAGEM, EMBALAGEM, HOTELARIA E ALIMENTAÇÃO 38.10 - SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA 38.60 - SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS CLASSE 40 - ESTA CLASSE COMPREENDE SERVIÇOS NÃO PREVISTOS NAS CLASSES 36, 37, 38, 39 E 41 40.30 - SERVIÇOS JURÍDICOS

O QUE NÃO PODE SER REGISTRADO? ART. 124 (23 INCISOS) A 126 BRASÃO, ARMAS, MEDALHA, BANDEIRA, EMBLEMA, DISTINTIVO E MONUMENTO OFICIAIS, PÚBLICOS, NACIONAIS, ESTRANGEIROS OU INTERNACIONAIS LETRA, ALGARISMO E DATA, ISOLADAMENTE

O QUE NÃO PODE SER REGISTRADO? DESIGNAÇÃO OU SIGLA DE ENTIDADE OU ÓRGÃO PÚBLICO TERMO TÉCNICO USADO NA INDÚSTRIA, NA CIÊNCIA E NA ARTE, QUE TENHA RELAÇÃO COM O PRODUTO OU SERVIÇO A DISTINGUIR OBRAS PROTEGIDAS PELO DIREITO AUTORAL

O QUE NÃO PODE SER REGISTRADO? INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PSEUDÔNIMO OU APELIDO NOTORIAMENTE CONHECIDOS, NOME ARTÍSTICO SINGULAR OU COLETIVO NOME CIVIL OU SUA ASSINATURA, NOME DE FAMÍLIA OU PATRONÍMICO E IMAGEM DE TERCEIROS

O QUE NÃO PODE SER REGISTRADO? MARCAS DE ALTO RENOME – PROTEÇÃO EM TODAS AS CLASSES MARCAS NOTORIAMENTE CONHECIDAS – PROTEÇÃO NACIONAL EM SUA ÁREA

QUEM REGISTRA A MARCA JÁ GARANTE AUTOMATICAMENTE O REGISTRO DO NOME DE DOMÍNIO NA INTERNET, CERTO?

ERRADO!!!

NOMES DE DOMÍNIO SÃO OS ENDEREÇOS VIRTUAIS PARA SE ENCONTRAR UM SITE NA INTERNET DESIGNAM UM IP (INTERNET PROTOCOL), QUE É FORMADO POR UMA SÉRIE DE NÚMEROS QUE IDENTIFICAM E LOCALIZAM AQUELE DOMÍNIO

EXEMPLOS DE NOMES DE DOMÍNIO WWW.UNITINS.BR WWW.TERRA.ES WWW.YAHOO.COM ACESSOLIVRE.CAPES.BR WEBMAIL.UOL.COM.BR

O QUE NÃO ESTÁ NA GRANDE REDE NÃO ESTÁ NO MUNDO... NOMES DE DOMÍNIO COM O CRESCIMENTO E A POPULARIZAÇÃO DA INTERNET, TER UM “ENDEREÇO VIRTUAL” É FUNDAMENTAL PARA MUITOS NEGÓCIOS. O QUE NÃO ESTÁ NA GRANDE REDE NÃO ESTÁ NO MUNDO...

NOMES DE DOMÍNIO NO BRASIL QUEM GERENCIA O REGISTRO E A MANUTENÇÃO É O NIC (NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR) – WWW.NIC.BR O REGISTRO PODE SER SOLICITADO ATRAVÉS DO SITE WWW.REGISTRO.BR

NOMES DE DOMÍNIO PODE SER REQUERIDO POR QUALQUER PESSOA FÍSICA (CPF) OU JURÍDICA (CNPJ) COM CONTATO NO BRASIL O REGISTRO VALE POR 1 ANO, PRORROGÁVEL MEDIANTE PAGAMENTO DE TAXA QUEM SOLICITA O REGISTRO PRIMEIRO TEM PREFERÊNCIA

NOMES DE DOMÍNIO QUALQUER UM PODE REGISTRAR DOMÍNIOS GENÉRICOS (.COM.BR, .NOM.BR ETC) HÁ REGISTROS ESPECÍFICOS QUE EXIGEM DOCUMENTAÇÃO PRÓPRIA (.COOP.BR – COOPERATIVAS, .MIL.BR – ÓRGÃOS MILITARES, .GOV.BR – ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS ETC.)

NÃO PODE SER REGISTRADO NOME DE DOMÍNIO QUE DESRESPEITE A LEGISLAÇÃO EM VIGOR QUE REPRESENTE CONCEITOS PREDEFINIDOS NA REDE INTERNET QUE SIMBOLIZE SIGLAS DE ESTADOS, MINISTÉRIOS

NÃO PODE SER REGISTRADO NOME DE DOMÍNIO QUE CONCEITUE PALAVRAS DE BAIXO CALÃO OU ABUSIVAS QUE INDUZA TERCEIROS A ERRO QUE VIOLE DIREITOS DE TERCEIROS

E SE QUEM REGISTROU O SITE (NOME DE DOMÍNIO) NÃO É O MESMO QUE DETÉM O REGISTRO DA MARCA?

CONFLITOS ENTRE MARCAS E NOMES DE DOMÍNIO NÃO HÁ AINDA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA (PL 2300/2000 – INCLUI A PROTEÇÃO DE DOMÍNIO NA LEI DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL) TENDÊNCIA DE CANCELAR O REGISTRO DO DOMÍNIO EM FAVOR DO DETENTOR DA MARCA, DESDE QUE COMPROVADA A MÁ-FÉ

CONFLITOS ENTRE MARCAS E NOMES DE DOMÍNIO QUEM “PIRATEIA” MARCAS PODE SER RESPONSABILIZADO CÍVEL E PENALMENTE

EXEMPLOS DE CONFLITOS ENTRE MARCAS E NOMES DE DOMÍNIO WWW.GLOBOFILMES.COM -DECIDIDO EM 2001 EM FAVOR DA GLOBO WWW.MAGGI.COM.BR - DECIDIDO EM 2001 CONTRA A NESTLÉ