REGISTROS PÚBLICOS AULA 02 TEMA 02

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTROS PÚBLICOS AULA 07 TEMA: COMENTÁRIO DA PROVA DATA: 20/04/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES WEB: FABIANA COTIAN MEIRELES.
Advertisements

NOÇÕES GERAIS DO EXTRAJUDICIAL
RESPONSABILIDADE CIVIL NAS RELAÇÕES DE CONSUMO
Aula 1 Introdução ao Direito das Obrigações I e II (conceito, importância, características, direitos reais e pessoais, evolução, elementos, fontes e responsabilidade)
DIREITO DA OBRIGAÇÃO EM TODA OBRIGAÇÃO EXISTE A SUBMISSÃO A UMA REGRA DE CONDUTA, POR ISSO TEM A PROTEÇÃO DO DIREITO.
ATA NOTARIAL É o instrumento público através do qual o notário capta, por seus sentidos, uma determinada situação, um determinado fato, e a transpõe para.
TRASLADAÇÃO DE REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO E CASAMENTO LAVRADOS NO ESTRANGEIRO V SEMINÁRIO DE TRABALHO REGISTRAL CIVIL.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 01
REGISTROS PÚBLICOS PROTESTOS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DATA: PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO AULA 06.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS
LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL
REGISTROS PÚBLICOS AULA 12 TEMA 8 – REGISTRO DE IMOVEIS – CONTINUAÇÃO.
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Relação jurídica.
Prof.: Dirceu Rodrigues Junior
AÇÃO POPULAR.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial
30/03/2017.
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Sociedade Pernambucana de Ensino e Cultura Bacharelado em Direito
PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Corregedoria-Geral da Justiça
POR OUTORGA POR DELEGAÇÃO
Drª Telma Sarsur Advogada da SERJUS/ANOREG –MG
PROF. SIDNEY PEREIRA DE OLIVEIRA
Flauzilino Araújo dos Santos
Ata Notarial É a narração de um fato presenciado ou verificado pelo tabelião. O notário não confere autenticidade, mas, sim, relata o fato, com autenticidade.
LEI Nº , DE 29 DE JUNHO DE 2007 – Geral
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
O Caráter Público da Função Notarial:
INVENTÁRIO E PARTILHA EXTRAJUDICIAL (INVENTÁRIO ADMINISTRATIVO)
Curso de Qualificação Módulo Tabelionato de Notas
Serviços Cartoriais - Histórico A necessidade de se fazer publicidade de atos e negócios jurídicos vem de muito tempo. Veja alguns casos:  No direito.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Efeitos do registo.
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO Direito Processual do Trabalho Programa TRT Campinas Prof. Gabriel Lopes Coutinho Filho 1º sem/2015 DIREITO INDIVIDUAL E TUTELAR.
/ (31) SEGURANÇA JURÍDICA Renato Martins Vieira / (31)
Direito Notarial Prof. Tibério Monteiro
RECIVIL Módulo 1 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Registro de Imóveis Rurais Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
FALÊNCIA.
PROVA DOCUMENTAL Conceito: É qualquer coisa capaz de demonstrar a existência de um fato. É considerada a prova mais forte no processo civil, apesar do.
Prova Documental 1) Conceito - sentido estrito: papel escrito
Competências Específicas dos Notários
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Empresarial II
A Conservação de Documentos no Cartório de Títulos e Documentos
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Estatuto da OAB Aula 14.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Profº Carmênio Júnior
Profº Carmênio Júnior
Instrumentos particulares. Títulos em sentido formal Instrumentos (prova pré-constituída) “motor de ação” Documento em sentido estrito (prova casual)
RECIVIL Módulo 6 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
MANIFESTAÇÃO/DECLARAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATOS ADMINISTRATIVOS ATUAÇÃO MATERIAL/AÇÃO CONCRETA.
A LEI JURÍDICA.
LEGALE Cursos Jurídicos
DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. César M. Zanluchi.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
PREPOSTOS DO EMPRESÁRIO
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
NÚCLEO IV Luiz Henrique Bonatelli Julho de ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

REGISTROS PÚBLICOS AULA 02 TEMA 02 DIREITO NOTARIAL E DIREITO REGISTRAL PÁG.13/19 DATA: 02.03.06 PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO

OBJETIVO: SER APRESENTADO AO DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL, ABORDANDO A IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR ESTES PROFISSIONAIS À SOCIEDADE.

FÉ PÚBLICA FÉ: É A CONVICÇÃO EM ALGUÉM OU ALGUMA COISA, CRÉDITO, CONFIANÇA. PÚBLICA: É A RELATIVA AO POVO, O QUE Á DE TODOS, COMUM A TODOS.

FÉ PÚBLICA NO MUNDO JURÍDICO, FÉ PÚBLICA “É A CONFIANÇA QUE SE TEM EM ATOS EMANADOS DE AUTORIDADE NO EXERCÍCIO DE SUA FUNÇÃO, OU DE FUNCIONÁRIOS AUTORIZADOS, QUANTO À SUA LEGITIMIDADE E VERDADE.

FÉ PÚBLICA NA ATIVIDADE REGISTRAL E NOTARIAL A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ATRIBUI FÉ PÚBLICA AOS ATOS PRATICADOS PELOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES. A FÉ PUBLICA “AFIRMA A CERTEZA E A VERDADE DOS ASSENTAMENTOS QUE O NOTÁRIO E OFICIAL DE REGISTRO PRATIQUEM E DAS CERTIDÕES EXPEÇAM NESSA CONDIÇÃO, COM AS QUALIDADES DE PUBLICIDADE, AUTENTICIDADE, SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS ATOS JURÍDICOS, REFERIDAS NO ART. 1º DA LEI Nº 8.935/94.

NOTÁRIOS E REGISTRADORES OS SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS SÃO EXERCIDOS EM CARÁTER PRIVADO, POR DELEGAÇÃO DO PODER PÚBLICO. NOTÁRIOS E REGISTRADORES SÃO REMUNERADOS PELAS PESSOAS NATURAIS E JURÍDICAS QUE UTILIZAM SEUS SERVIÇOS, NÃO PODENDO SER EMUNERADOS PELO ESTADO.

NOTÁRIOS E REGISTRADORES OS NOTÁRIOS E REGITRADORES RESPONDEM PELOS DANOS CAUSADOS POR ESTES E SEUS PREPOSTOS A TERCEIROS NO EXERCÍCIO DE SUAS ATIVIDADES. PARA INGRESSO NA FUNÇÃO DE NOTÁRIO OU REGSITRADOR É OBRIGATÓRIO O CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS.

DIREITO NOTARIAL

CONCEITO DE DIREITO NOTARIAL O DIREITO NOTARIAL PODE DEFINIR-SE COMO O CONJUNTO DE NORMAS POSITIVAS E GENÉRICAS QUE GOVERNAM E DISCIPLINAM AS DECLARAÇÕES HUMANAS FORMULADAS SOB O SIGNO DA AUTENTICIDADE PÚBLICA.

FUNÇÃO NOTARIAL A FUNÇÃO DO NOTÁRIO DE ACORDO COM A LEI É A DE DAR FORMA LEGAL E CONFERIR FÉ PÚBLICA AOS ATOS JURÍDICOS, GARANTINDO A PUBLICIDADE, A AUTENTICIDADE, A SEGURANÇA E A EFICÁCIA DOS ATOS JURÍDICOS PREVENTIVAMENTE, ASSIM VISANDO A DESOBSTRUIR O JUDICIÁRIO DO ACÚMULO DE PROCESSOS INSTAURADOS.

QUEM SÃO OS NOTÁRIOS TABELIÃES DE NOTAS TABELIÃES E OFICIAIS DE REGISTROS DE CONTRATOS MARÍTIMOS TABELIÃES DE PROTESTOS DE TÍTULOS

QUAL A FUNÇÃO DO NOTÁRIO FORMALIZAR JURIDICAMENTE A VONTADE DAS PARTES; INTERVIR NOS ATOS E NEGÓCIOS JURÍDICOS A QUE AS PARTES DEVAM OU QUEIRAM DAR FORMA LEGAL OU AUTENTICIDADE, AUTORIZANDO A REDAÇÃO OU REDIGINDO OS INSTRUMENTOS ADEQUADOS, CONSERVANDO OS ORIGINAIS E EXPEDINDO CÓPIAS FIDEDIGNAS DE SEU CONTEÚDO. AUTENTICAR FATOS

DIREITO REGISTRAL

FUNÇÃO REGISTRAL A FUNÇÃO REGISTRAL TEM POR FINALIDADE CONSITUIR OU DECLARAR O DIREITO REAL, ATRAVÉS DA INSCRIÇÃO DO TÍTULO RESPECTIVO, DOTANDO AS RELAÇÕES JURÍDICAS DE SEGURANÇA, DANDO PUBLICIDADE REGISTRAL ERGA OMNES (OU SEJA, A TODOS INDISTINTAMENTE), ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO.

QUEM SÃO OS REGISTRADORES: TABELIÃES E OFICIAIS DE REGISTRO DE CONTRATO MARÍTIMOS OFICIAL DE REGISTROS DE IMÓVEIS OFICIAIS DE RGISTROS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIS DAS PESSOAS JURÍDICAS OFICIAIS DE REGISTROS CIVIS DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS OFICIAIS DE REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO