REGIME DE BENS ENTRE OS CÔNJUGES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS PESSOAS ENTRAM NAS NOSSAS VIDAS POR ACASO, MAS NÃO É POR ACASO QUE ELAS PERMANECEM
Advertisements

Elementos constitutivos e pressupostos de validade dos contratos
Penhora.
Regime de bens Aspectos Gerais.
Regimes de Bens Espécies.
DIREITO DE FAMÍLIA É um complexo de normas que regulam a celebração do casamento, sua validade e seus efeitos que dele resultam, as relações pessoais e.
Direito Empresarial I Aula 02
DIREITO DAS SUCESSÕES Sucessão do cônjuge – parte II
DIREITO CIVIL Il AULA 11 TEMA 08 DIREITO DE FAMÍLIA:
DIREITO CIVIL II AULA 20 DIREITO DE FAMÍLIA ATIVIDADES DA APOSTILA
DIREITO CIVIL Il AULA 20 REVISÃO DIREITO DE FAMÍLIA: TEMAS 08 AO 14
Direito das Famílias Professor Paulo Hermano.
AUSÊNCIA DE BENEFICIÁRIO
30/03/2017.
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
Artigo 14.º (Expressão do capital) O montante do capital social deve ser sempre e apenas expresso em moeda. Código das Sociedades Comerciais.
DIREITO CIVIL Il AULA 12 TEMA 09
01/04/2017.
01/04/2017.
Aula 10 A AULA 10 A Complementar
Relação conjugal Espécies: matrimonial e extra-matrimonial.
Art. 977 do Código Civil: Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal.
UNIDADE 9: DIREITO CIVIL – Família
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
AULA 11 Do regime de comunhão universal. Arts a 1.671, CC.
DIREITO EMPRESARIAL II
INVENTÁRIO E PARTILHA EXTRAJUDICIAL (INVENTÁRIO ADMINISTRATIVO)
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO CURSO DE DIREITO – RUYTER BARCELOS
Sucessão Legítima (Cont.)
Aula 09 AULA 09 Regimes de Bens.
D IREITO DAS F AMÍLIAS : INTRODUÇÃO Paula Freire 6° Termo Faeso
Aula 09 AULA 09 Regimes de Bens.
Modificação do Regime de Bens e a situação do patrimônio
AULA 08 Dos efeitos do casamento. Arts a 1.570, CC.
DIREITO CIVIL V Aula 6 – Regime de Bens.
AULA 10 Pacto antenupcial. Arts a 1.657, CC.
SOCIEDADES. Conceito Tipo específico de PJ União de pessoas ≠ Empresário individual Finalidade de lucro (CC, art. 981) ≠ Fundações e Associações Espécies:
SUCESSÃO DO DESCENDENTE EM CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE
Prof. Alessandro Segalla
DIREITO SOCIETÁRIO.
DO REGIME DE BENS ENTRE CÔNJUGES
Casamento Putativo e Efeitos do casamento
Efeitos do casamento em geral art CC
SUCESSÃO DO COMPANHEIRO
Inovações e desacertos no novo Direito Sucessório
DA SUCESSÃO LEGÍTIMA Dá-se a sucessão legítima ou ab intestato em caso de inexistência, invalidade ou caducidade do testamento, e também em relação aos.
PROFESSORA: RACHEL DELMÁS LEONI
Regime de Bens.
Profº Carmênio Júnior
Causas de anulação do casamento - Impedimentos relativos Art. 1550, CC. Não se tratam de causas impeditivas, como denominava o Código de 1916, e sim causas.
Dissolução da Sociedade e do vínculo Conjugal
ACEITAÇÃO E RENÚNCIA DA HERANÇA ARTIGOS
ESMAPE – ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO Direito Civil III – DIREITO DE FAMÍLIA Professor: Alberto Flávio Barros Patriota Assunto: Ponto.
Regime de Bens - continuação
Direito de Família Direito Patrimonial – Arts.1639 a 1723, CC.
Universidade Bandeirantes de São Paulo Programa de Direito de Família Curso de Direito Prof. Renato Dellova.
Gincana do conhecimento Direito das Famílias. Gincana do conhecimento Essa afirmação é verdadeira ou falsa? 1- O direito das famílias está no ramo do.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5- Registro de Casamento Aula 4- Casamento religioso com efeito civil, casamento em moléstia grave,
Regime de Bens Me. Cláudia Cinara Locateli. Administração/disposição dos bens da pessoa casada Atos livres e de responsabilidade unilateral (1.642 CC)
CLASSIFICAÇÃO DOS REGIMES
Silvia Ozelame Rigo Moschetta
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5 - Registro de Casamento Aula 1 - Disposições iniciais, impedimentos e causas suspensivas.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
SUCESSÃO LEGÍTIMA INEXISTÊNCIA, INVALIDADE OU CADUCIDADE DO TESTAMENTO. BENS NÃO COMPREENDIDOS NO TESTAMENTO.
Professora Luciane Gomes
Profª. Drª. Débora Vanessa Caús Brandão Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais, sub-área de Direito Civil pela PUC/SP. Professora Titular de.
REGIME DE BENS.  REGRAS GERAIS ESCOLHA OBRIGATÓRIA NA HABILITAÇÃO DE CASAMENTO PATRIMÔNIO: BENS MÓVEIS, IMÓVEIS, CRÉDITOS E OBRIGAÇÕES INICIO DA VIGÊNCIA.
Impedir confusão dos patrimônios (1489,II-CC) Evitar a “Turbatio Sanguinis”- ( 1523, II, e parágrafo único -CC)- deve provar o nascimento de filho, ou.
Fontesdo Direito de Familia
Transcrição da apresentação:

REGIME DE BENS ENTRE OS CÔNJUGES AULA 14 TEMA 1O (CONT.) TEMA 11 REGIME DE BENS ENTRE OS CÔNJUGES PROF. GRAZIELA REIS PAULO BENINCÁ APOSTILA PÁGINAS 77 A 83

CASAMENTO POR PROCURAÇÃO CASAMENTO EM CASO DE MOLÉSTIA GRAVE

CASAMENTO PERANTE AUTORIDADE DIPLOMÁTICA OU CONSULAR CASAMENTO PUTATIVO CONVERSÃO DA UNIÃO ESTÁVEL EM CASAMENTO

CASAMENTO INVÁLIDO E CASAMENTO INEXISTENTE CASAMENTO NULO E CASAMENTO ANULÁVEL

DAS PROVAS DO CASAMENTO

DO REGIME DE BENS ENTRE OS CÔNJUGES É O CONJUNTO DE REGRAS QUE REGULAM AS RELAÇÕES PATRIMONIAIS ENTRE MARIDO E MULHER, NA CONSTÂNCIA DO CASAMENTO ELE PASSA A VIGORAR A PARTIR DA CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO

PRINCÍPIOS BÁSICOS 1- PRINCÍPIO DA VARIEDADE DE REGIMES (SÃO 04 TIPOS): COMUNHÃO PARCIAL COMUNHÃO UNIVERSAL SEPARAÇÃO DE BENS PARTICIPAÇÃO FINAL NOS AQÜESTOS

PRINCÍPIOS BÁSICOS 2 - PRINCÍPIO DA LIBERDADE DE ESCOLHA: OS NUBENTES PODEM ESCOLHER O REGIME SE NADA FOR CONVENCIONADO, VIGORA O REGIME DA COMUNHÃO PARCIAL DE BENS A ESCOLHA POR REGIME DIVERSO DEVE SER FEITA POR PACTO ANTENUPCIAL A LIBERDADE DE ESCOLHA NÃO É ABSOLUTA (ART. 1.641 DO CC)

SEPARAÇÃO DE BENS COMO REGIME OBRIGATÓRIO CASAMENTO CELEBRADO COM INOBSERVÂNCIA DAS CAUSAS SUSPENSIVAS DA PESSOA MAIOR DE 60 ANOS DE TODOS OS QUE DEPENDEREM DE SUPRIMENTO JUDICIAL PARA CASAR

PRINCÍPIOS BÁSICOS 3 - PRINCÍPIO DA MUTABILIDADE: EXCEPCIONALMENTE E POR MEIO DE AUTORIZAÇÃO JUDICIAL, COM ACOMPROVAÇÃO DA CONVENIÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO PARA OS CÔNJUGES E QUE A ALTERAÇÃO NÃO PREJUDICA DIREITOS DE TERCEIROS, PODERÁ O JUIZ CONCEDER A ALTERAÇÃO DO REGIME DE BENS.

ADMINISTRAÇÃO E DISPONIBILIDADE DOS BENS SÃO DISPOSIÇÕES REFERENTES AOS DIREITOS E DEVERES DOS CÔNJUGES NAS RELAÇÕES PATRIMONIAIS DURANTE O CASAMENTO OS ARTS. 1642 E 1643 ESTIPULAM OS ATOS QUE PODEM SER PRATICADOS LIVREMENTE O ART. 1647 ESTABELECE OS CASOS EM QUE O CÔNJUGE DEPENDE DO OUTRO, SALVO SE CASADO POR SEPARAÇÃO.

PACTO ANTENUPCIAL É A CONVENÇÃO ENTRE OS NUBENTES ANTES DO CASAMENTO PARA ESTABELECER O REGIME DE BENS OU PARA REGULAR AS RELAÇÕES ECONÔMICAS ENTRE ELES APÓS O CASAMENTO.

DO REGIME DA COMUNHÃO PARCIAL ESTE REGIME ORIGINA TRÊS ESPÉCIES DE BENS: OS DO MARIDO OS DA MULHER OS COMUNS

BENS EXCLUÍDOS DA COMUNHÃO OS QUE CADA CÔNJUGE POSSUÍA AO CASAR DOAÇÃO OU HERANÇA RECEBIDA DURANTE O CASAMENTO VALORES RECEBIDOS DE BENS VENDIDOS ANTES DO CASAMENTO

OBSERVAÇÕES NA COMUNHÃO PARCIAL OS BENS SÃO ADMINISTRADOS POR QUALQUER DOS CÔNJUGES. AS DÍVIDAS CONTRAÍDAS POR QUALQUER DOS CÔNJUGES NA ADMINISTRAÇÃO DE SEUS BENS E EM SEU BENEFÍCIO, NÃO OBRIGAM O PATRIMÔNIO COMUM.

REGIME DA COMUNHÃO UNIVERSAL É O REGIME EM QUE SÃO COMPARTILHADOS TODOS OS BENS DOS CÔNJUGES, ATUAIS E FUTUROS. DEPENDE DE PACTO ANTENUPCIAL.

REGIME DA PARTICIPAÇÃO FINAL DOS AQÜESTOS É O REGIME DEFINIDO EM PACTO ANTENUPCIAL, NO QUAL DURANTE O CASAMENTO APLICAM-SE AS REGRAS DA SEPARAÇÃO TOTAL E NA DISSOLUÇÃO AS REGRAS DA COMUNHÃO PARCIAL.

AQÜESTOS AQÜESTOS SÃO OS BENS ADQUIRIDOS POR QUALQUER DOS CÔNJUGES NA VIGÊNCIA DA SOCIEDADE CONJUGAL

REGIME DA SEPARAÇÃO DE BENS É O REGIME SE CARACTERIZA POR DOIS PATRIMÔNIOS DISTINTOS: OS EXCLUSIVOS DO MARIDO OS EXCLUSIVOS DA MULHER OS CÔNJUGES TÊM A ADMINISTRAÇÃO E A PROPRIEDADE DOS SEUS BENS

A SEPARAÇÃO DE BENS PODE SER: CONVENCIONAL: FEITA POR ESCOLHA DOS NUBENTES OBRIGATÓRIA: AQUELAS DETERMINADAS PELA LEI (ART. 1.641)

ATÉ A PRÓXIMA AULA