ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Advertisements

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Ronald Dworkin: a questão dos princípios
Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo
Acesso à Justiça 1ª aula 2ª unidade.
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Democracia e ditadura.
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
A Hermenêutica Constitucional O tema hermenêutica constitucional tem ganho grande importância, tanto que no concurso da magistratura- SP de 2007 todas.
PROFª Ma. MARTA MORGADO PEREIRA VALENTE
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
PALESTRAS/ MINI CURSOS 20 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Hermenêutica e Argumentação Jurídica
CLASSIFICAÇÃO DA NORMA JURÍDICA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Processo Civil Profª Gisele.
2 Legislação Previdenciária.
Sociologia Jurídica: objeto e método
TEORIA DA INTERPRETAÇÃO E DA DECISÃO JUDICIAL
DIREITO CONSTITUCIONAL
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
INSTITUIÇÕES DE DIREITO Curso de Administração Faculdade Metropolitana
NEOCONSTITUCIONALISMO
Direito Constitucional I
Crítica da razão indolente: contra o despedício da experiência
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
AVALIAÇÕES CENTRADAS EM ADVERSÁRIOS Capítulo 9. Abordagem centrada em adversários Procura equilibrar visões positivas e negativas na avaliação. Há defensores.
DIREITO CONSTITUCIONAL III
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
HERMENÊUTICA JURÍDICA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Inverno – Agosto de 2013.
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Aplicação da norma.
Robert Alexy e Ronald Dworkin
Hermenêutica Jurídica
Princípios do Direito do Trabalho
NORMATIVISMO E CULTURALISMO JURÍDICO
Princípios de Direito e Justiça na Distribuição de Recursos Escassos Paulo Gilberto Cogo Leivas Ministério Público Federal, RS Setembro 2009 VIII Congresso.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
Direito Constitucional
PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO
Como escolher o tema e delimitá-lo?
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
ESCOLAS HERMENÊUTICAS
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
Tema V: NORMATIVISMOE CULTURALISMO JURÍDICO CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: Milton de Souza Corrêa Filho.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 6
Integrantes do grupo: Fernanda Brasil, Gabriela Vilione, Giulia Fernandes, Iara Marubayashi, Mariângela Ribeiro, Samantha Gea, Sara Castaldine e Thatiane.
HERMENÊUTICA DO DPC A hermenêutica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis à determinação do sentido e alcance das expressões.
Instituições de Direito Público e Privado Fontes do Direito - aula 05
ESTUDOS DE CASOS PODER JUDICIÁRIO
PRINCÍPIOS APLICÁVEIS AOS RECURSOS
1/37O que é justiça Copyright (c) 1995 LINJUR Proibidas alterações sem o consentimento por escrito do autor Reprodução/distribuição autorizada desde que.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
INTEGRAÇÃO DA LEI TRIBUTÁRIA Todos devem seguir a lei, mas nem sempre isso é possível, pois algumas vezes ela é omissa. Quando isso ocorrer faz-se necessário.
TEORIA DO DIREITO.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
HERMENÊUTICA DO DIREITO PÚBLICO
Democracia Disciplina: Sociologia Jurídica Professora: Andrea Cristina Martins.
Abordagem sociológica do sistema jurídico
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL Disciplina: Hermenêutica Filosófica e Constitucional UNIDADE III – HERMENÊUTICA JURÍDICA E PÓS-POSITIVISMO Profa. Germana Parente Neiva Belchior Agosto / 2011

1. A VIRADA PARA O PÓS-POSITIVISMO DISCIPLINA: HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E CONSTITUCIONAL 1. A VIRADA PARA O PÓS-POSITIVISMO - A jurisprudência dos valores é um movimento que nasceu no Tribunal Constitucional alemão após a 2ª Guerra Mundial que reconhece a presença dos valores dentro do Direito, tendo como matriz a dignidade da pessoa humana. Fortalecimento do Judiciário. - É a partir desse momento que ocorre a virada para o pós-positivismo, pois na medida em que o Direito é muito mais que regra, abrangendo os princípios, tendo como conteúdo o valor, não há como o juiz ficar limitado ao formalismo. Disseminação da teoria material da Constituição. - Os princípios, mesmo não sendo muitas vezes expressos em uma lei, impõem a todos no sentido de que o Direito não é só a vontade do legislador, mas os valores que este ter por missão promover dentro dos quais figura, em primeiro plano, a justiça.

2. A ESCOLA DA TÓPICA DE THEODOR VIEHWEG DISCIPLINA: HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E CONSTITUCIONAL 2. A ESCOLA DA TÓPICA DE THEODOR VIEHWEG - A Tópica é uma forma lógico-retórica de argumentação, seguindo a filosofia de Aristóteles, que objetiva a validação de soluções para o problema. Cada argumentação se baseia em um topos ou topoi (ponto de partida, que significa no grego “pedaço” ou “fatia”). - Opõe-se ao método sistêmico (positivismo jurídico), que é fechado e dedutivo (lógica formal). A Tópica é favorável à abertura e à dialética (lógica formal e material). - Para o alemão Viehweg, no método sistêmico, o ponto de partida é o sistema, sendo o problema levado em conta na medida em que o sistema o vislumbre como tal. Caso o sistema não tenha solução, há impossibilidade jurídica do pedido.

DISCIPLINA: HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E CONSTITUCIONAL - Na Tópica, o problema é o ponto de partida, ou seja, ele tem que ser solucionado pela proposta respaldada pela melhor fundamentação teórica, com base em uma argumentação convincente. - Como se vê, a Tópica é uma Escola que aconselha o intérprete a levar em consideração todos os aspectos, analisando-os um a um, para depois reuni-los com o objetivo de resolver o problema, até chegar ao todo. - Inesgostabilidade do sentido e inafastabilidade do todo. Conexão entre os sistemas: endógeno e exógeno.

DISCIPLINA: HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E CONSTITUCIONAL HÁ POSSIBILIDADE DE APLICAR A ESCOLA DA TÓPICA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO? Sim, pois o STF, em várias oportunidades, já destacou a virada ao pós-positivismo no direito brasileiro. No entanto, como a RFB constitui-se em um Estado Democrático de Direito, por mais que o intérprete saia do sistema jurídico, necessita para ele retornar, de forma que conceda uma decisão pautada em juridicidade (regras + princípios).

DISCIPLINA: HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E CONSTITUCIONAL 3. A LÓGICA DO RAZOÁVEL DE RECASÉNS SICHES E O PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE - O Direito está passando por uma crise, segundo o autor, na medida em que a certeza e a objetividade trazida pelo cientificismo e pelo formalismo não mais se alinham ao clamor da verdadeira justiça almejada pela sociedade. - A Lógica do Razoável já estava presente em Aristóteles na teoria da equidade que adota a necessidade do argumentador da lei de amoldá-las às diferenças do caso concreto, a fim de torná-la flexível de modo razoável e proporcional. - O princípio da razoabilidade, que se encontra pautado na Lógica do Razoável, é um importante instrumento interpretativo, pois fundamenta, de forma objetiva, a utilização de bom senso durante as escolhas realizadas pelo aplicador.

DISCIPLINA: HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E CONSTITUCIONAL - RAZOABILIDADE X PROPORCIONALIDADE. O princípio da razoabilidade teve origem na jurisprudência constitucional norte-americana, como um movimento natural de tensões sociais. - O objetivo original da razoabilidade não foi limitar o poder do Estado, evitando o abuso, como pretende o princípio da proporcionalidade. - Desta feita, o princípio da razoabilidade pretende identificar as decisões que uma autoridade razoável poderia ter tomado, tendo como base o senso comum de uma comunidade. É julgar com bom senso. - Por conta disso, o julgador (ou o intérprete em geral) não pode tomar uma decisão com base apenas no seu senso individual, mas deve ser guiado pelo consenso da comunidade na qual está inserido, por meio da abertura à dialética.

Afinal, como saber qual o consenso de uma determinada comunidade? DISCIPLINA: HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E CONSTITUCIONAL Afinal, como saber qual o consenso de uma determinada comunidade? Como encontrar um ponto comum diante de grupos tão diferentes como proclama o multiculturalismo e a pós-modernidade? - Vários defensores da teoria do discurso, como Habermas, Lenio Streck e Touraine, entendem que o magistrado deve utilizar técnicas argumentativas para tentar encontrar uma solução que consiga ter legitimidade. - CONSENSO X UNANIMIDADE X MAIORIA. As minorias devem ser preservadas e atendidas, pois todos possuem dignidade humana. Participação no discurso.