Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Civil: Execução Cumprimento de Sentença
Advertisements

LIQUIDAÇÃO.
MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
“Capacitação em Atendimento e Atermação”
Execução 2º bimestre.
15. a) Princípio da justiça gratuita.
Aula IV. Medidas Cautelares em Espécies.
Direito Processual Civil Processo de Execução – Defesa do Devedor
AÇÃO CAUTELAR Prof Márcio Ferezin - NPJ/MACKENZIE.
DIREITO CIVIL IV Pagamento Indireto.
Liquidação de sentença
Execução de obrigação de fazer e não fazer
Tutela Antecipada e Liminar
Seqüestro 822 a 825 do CPC Conceito: consiste na apreensão de bem determinado, objeto do litígio, para lhe assegurar entrega, de bom estado, ao que vencer.
BUSCA E APREENSÃO art. 839 a 843 do CPC
DA BUSCA E APREENSÃO CONCEITO: Arts. 839 a 843
MEDIDA CAUTELAR DE ARRESTO
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6º semestre Professor: MILTON CORREA FILHO TEMA: A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS A intervenção.
Alimentos provisionais 852 a 854 do CPC
DO ARRESTO Arts. 813 a 821, do CPC Conceito:
Processo de conhecimento:
Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente
Ação de Prestação de Contas
FACULDADE DE DIREITO DIREITO CIVIL III REAIS PROF. ALINE BANDEIRA.
DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Processo Cautelar.
DA CAUÇÃO CONCEITO: Arts. 826 a 838
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
Professor Sergio Torres Teixeira
Aula 01 DIREITO PROCESSUAL CIVIL AULA DE APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR E DA DISCIPLINA I – ABERTURA – Oração de São Francisco II – Apresentação do Professor.
DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Arts
DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC
EXECUÇÃO DAS OBRIGAÇÕES DE FAZER FUNDADA EM TÍTULO JUDICIAL
RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL
Produção Antecipada de provas
ARRESTO 813 a 821 do CPC Conceito: é a medida cautelar de apreensão de bens que tem por fim garantir futura execução por quantia certa. O arresto consiste.
Mesa Redonda SEQUESTRO E CAUÇÃO ( Participação de 6 alunos escolhidos por sorteio) 01. _________________________________________ 02. _________________________________________________________________.
O ADMINISTRADOR JUDICIAL
Cotejo entre as espécies de ações e processos (II). CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA.
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
Segundo Elpídio Donizetti
Prof. Peter Panutto Faculdade de Direito – PUC- Campinas.
Medida Cautelar de Caução
Arrolamento de bens arts. 855 até 860 do CPC.
AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIAS
DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV.
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
Do Código de Processo Civil ARRESTO
DA EXECUÇÃO INTRODUÇÃO.
CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO AULA 13 DA AÇÃO DE EXECUÇÃO I.CONDIÇÕES: 1.1. Possibilidade.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Da Tutela provisória  .
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
1) EMBARGOS À EXECUÇÃO 2) Competência gênero de Embargos do Devedor
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 11 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
Processo de Execução –Processo Civil IV
Mesa Redonda AÇÃO DE NUNCIAÇÃO DE OBRA NOVA (Participação de 6 alunos escolhidos por sorteio). CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL.
Professora Larissa Pochmann
Cotejo entre as espécies de ações e processos (II). CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA.
MESA REDONDA 1.DO ATENTADO 2. DO PROTESTO E DA APRESENTAÇÃO DE TITULOS 3. OUTRAS MEDIDAS CAUTELARES. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL.
Direito processual civil Fraude à execução. É a alienação ou oneração de bens quando sobre eles pendam ação fundada em direito real ou quando, ao tempo.
CUMPRIMENTO DA SENTENÇA material disponível em fva.adv.br⁄academico
Direito Processual Civil V Aula – Prof. Luiz Henrique Borges Varella.
WHORKSHOP 1. Busca e Apreensão 2. Exibição 3. Produção antecipada de prova (Participação de 6 alunos escolhidos por sorteio). CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina:
CUMPRIMENTO DA SENTENÇA Segundo Elpídio Donizetti
RECUPERAÇÃO DE EMPRESA PROF. WILIAM CARVALHO. RECUPERAÇÃO EMPRESARIAL Art. 58. Se todas as exigências foram cumpridas o juiz é obrigado a conceder a recuperação.
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
Transcrição da apresentação:

Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA

PROCESSO CAUTELAR Das Medidas Cautelares Art O procedimento cautelar pode ser antes ou no curso do processo principal e deste é sempre dependente. Art Alem dos procedimentos cautelares específicos... poderá o juiz determinar as medidas provisórias que julgar adequadas, quando houve fundado receio que uma das partes, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra lesão grave e de difícil reparação.. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA 04

PROCESSO CAUTELAR Das Medidas Cautelares Art As medidas cautelares serão ao juiz da causa; e, quando preparatórias, ao juiz competente para conhecer da ação principal. Art O requerente pleiteará a medida cautelar em petição escrita, que indicará: ( a autoridade judicial, qualificação das partes, a fundamentação da lide, a exposição sumaria do direito ameaçado ou a ser lesado, as provas que serão produzidas).. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA 04

PROCESSO CAUTELAR Das Medidas Cautelares Art A medida cautelar poderá ser substituída de oficio ou a requerimento das partes, pela prestação de caução ou outra garantia menos gravosa para o requerido, sempre que adequada e suficiente para evitar a lesão ou repará-la integralmente. Art As medidas cautelares...podem, a qualquer tempo, ser modificadas ou revogadas. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA 04

PROCESSO CAUTELAR Das Medidas Cautelares Art Cessa a eficácia da medida cautelar: I – se a parte não intentar a ação principal no prazo (art.806) II – se não for executada dentro de 30 (trinta) dias III – se o juiz declarar extinto o processo principal, com ou sem julgamento do mérito. Art o requerente do procedimento cautelar responde ao requerido pelos prejuízos que lhe causar a exceção (...) CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA 04

CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA ARRESTO - conceito: é a medida cautelar que tem por fim apreender judicialmente bens penhoráveis indeterminados do patrimônio do devedor, como garantia de futura "execução por quantia certa"; não constitui antecipação da penhora ou da futura execução, mas medida protetiva de resguardo de bens suficientes para a garantia da futura execução por meio da penhora.

CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA arresto cautelar X arresto executivo: o primeiro é ação cautelar autônoma; o segundo, mero incidente do processo de execução, que cabe quando o executado não é localizado, mas o oficial de justiça encontra bens que garantam o débito. - destino dos bens arrestados: ficarão depositados, e, posteriormente, o arresto será convertido em penhora. - espécies: preparatório ou incidente a uma ação principal de conhecimento, de natureza condenatória, ou de execução por quantia certa.

CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA "periculum in mora": deve ser superveniente à existência da obrigação, salvo ignorância ou desconhecimento escusável do credor; sendo assim, se no momento em que a dívida surgiu o credor já conhecia o perigo, ou poderia conhecê-lo, não se poderá admitir o arresto; se quando a obrigação foi contraída o perigo já era conhecido, deve-se concluir que o credor assumiu o risco. - requisitos (art. 814): - a prova literal da dívida líquida e certa (infeliz está redação, pois por ela, só o credor já munido de ação executiva é que poderia postular a sua concessão; para a concessão da medida basta que haja prova da possibilidade da existência da dívida); - a prova documental ou justificação da existência de alguma das situações previstas no artigo 813.

CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA procedimento: petição inicial atendendo os requisitos dos artigos 801 e art. 282 ambos do CPC, e cumprir as determinações dos arts. 813 e 814 (prova documental ou justificação prévia; quando requerida pela União, Estado ou Município, nos casos previstos em lei, ou quando o credor prestar caução, não será necessário a justificação prévia) ® o juiz examinará se estão presentes os requisitos para a concessão ® concedido o arresto, o devedor poderá obter a suspensão da execução da medida, desde que pague ou deposite em juízo a importância da dívida, mais custas e honorários advocatícios, ou desde que dê fiador idôneo, ou preste caução bastante para a garantia da dívida ® concedida a medida, e julgada procedente a ação principal, o arresto convolar-se-á, oportunamente, em penhora. - formas de cessação da medida (extinção da obrigação): pelo pagamento, pela novação ou pela transação.

PROCESSO CAUTELAR DOS PROCEDIMENTOS CAUTELARES ESPECIFICOS ARRESTO (arts. 813 a 821) Art O arresto tem lugar: a) quando o devedor (sem domicilio certo) tenta ausentar- se ou alienar bens que possui ou ainda deixa de pagar sua obrigação no prazo; b) quando o devedor cai em estado de insolvência c) quando o devedor, possuir bens de raiz, tenta aliená-los, hipotecá-los ou dá-los em anticrese. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA 04

PROCESSO CAUTELAR DOS PROCEDIMENTOS CAUTELARES ESPECIFICOS ARRESTO (arts. 813 a 821) Art Para a concessão do arresto é essencial: a) prova literal da divida liquida e certa b) Prova documental ou justificação do pedido Art. 816, O Juiz concederá o arresto independentemente de justificação previa: a) quando for requerida pela União, Estado e Municipio b) se o credor prestar caução (art. 804) CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA 04

PROCESSO CAUTELAR DOS PROCEDIMENTOS CAUTELARES ESPECIFICOS ARRESTO (arts. 813 a 821) Art. 819, Ficará suspensa a execução do arresto se o devedor: a) pagar ou depositar em juízo a quantia da divida b) der fiador idôneo ou prestar caução para garantir a divida Art Cessa o arresto: a) pelo pagamento b) pela novação c) pela transação CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor: Dr. Milton Correa Filho AULA 04