A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Informática na Educação
O uso da internet nas escolas
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Eixo 1. Democratização do acesso
Os níveis básicos da leitura
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Capacitação dos professores
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
O computador como Meio e como Fim...
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico SBC – 2008 XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – Belém-PA A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico Núcleo de Tecnologia Educacional RJ 10 Angélica Gago da Costa Eliane de Medeiros Ramalho Júnia Ramalho Teixeira Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ O Curso O curso “A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico” teve a duração de 16h, sendo 12 presenciais (um encontro de 3h a cada semana) e 4h a distância (com realização de atividades). Sua história começou em 2001 e, com o tempo, tivemos como produto um CD com a compilação dos livros. O trabalho foi realizado com alunos do Curso Normal (Formação de Professores no Ensino Médio) de Escolas de 5 municípios da Região dos Lagos. Em 2007, houve 4 turmas, cada uma com 15 a 20 cursistas. O laboratório utilizado tinha 10 computadores, e o trabalho foi realizado em grupo, incentivando a cooperação. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Objetivos Discutir o desenvolvimento da leitura e da escrita da criança a partir da produção e utilização de livros eletrônicos; Reconhecer o caráter ideológico subjacente a toda história, analisando os valores implícitos tanto na linguagem escrita quanto na audiovisual; Desenvolver o senso crítico, a criatividade e a auto-estima dos alunos cursistas; Proporcionar o acesso a conceitos básicos de informática, Internet e editor de apresentação; Criar um livro eletrônico, usando um aplicativo Editor de Apresentação; Estimular a utilização do Laboratório de Informática de suas escolas de origem, utilizando os conhecimentos adquiridos no curso; Incentivar a utilização de novas tecnologias no processo Ensino-Aprendizagem. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Proposta A proposta para os alunos cursistas é de que aproveitem os conhecimentos do curso para aplicar em projetos nas escolas, criando-se livros eletrônicos com os alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, e aproveitando a atividade como estágio. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Mapa mental do trabalho realizado com livros eletrônicos Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Professor Leitor / Aluno Leitor Professor Autor / Aluno Autor A formação do Professor leitor é o primeiro passo para a formação do Aluno leitor. Mais facilmente, quem lê incentiva a leitura, e quem escreve incentiva a escrita. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Incentivo à Leitura Aproveitamento dos diversos recursos de mídia que o computador oferece, estimulando a leitura de uma maneira geral. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Caráter Abrangente da Leitura A interpretação do mundo em todas as formas que ele se oferece para leitura. A educação do olhar é importante para uma visão abrangente da leitura. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Literatura Infanto-Juvenil enquanto Leitura de Mundo A leitura, em todas as suas nuances, é uma atividade humana de importância crucial para a aquisição de conhecimento, inclusive contribuindo para o auto-conhecimento. Como a literatura infanto-juvenil que você leu influenciou na visão de mundo da pessoa que você é hoje? Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Análise de Texto – Leitura Ideológica Sensibilização para um olhar mais aprofundado sobre os textos de literatura infanto-juvenil, passando pelos contos de fadas e discutindo também a ideologia presente nos desenhos animados mais freqüentes na televisão. A capacidade de interpretar o mundo que o cerca permite ao homem enxergar a realidade para que nela possa intervir. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Relação Imagem / Texto / Som Através da leitura e criação de livros eletrônicos, de caráter multimídia, envolvendo, portanto, não só a palavra escrita, como também a oralidade, a imagem, o movimento, pretende-se o despertar para a mágica de descobrir novas histórias percorrendo o caminho da leitura. Imagem Movimento Som Texto Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Ludicidade Encantamento que gera prazer. A leitura como instrumento para descobrir novos mundos. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Objetos de Aprendizagem Os livros criados se tornam objetos de aprendizagem, podem ser usados e reutilizados, de diferentes maneiras, inclusive com releituras como a reescrita do texto a partir da imagem inicial, conforme uma professora que reaproveitou o material em sua sala de aula com alunos de EJA. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Auto-Estima A promoção do ato criativo em sala de aula é uma excelente estratégia de desenvolvimento da auto-estima positiva do indivíduo, pois possibilita a percepção de si mesmo como alguém capaz de criar, de expressar uma idéia, uma mensagem, como alguém que tem algo a dizer à sociedade. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Inclusão Digital A alfabetização tecnológica passa, antes de tudo, pelo letramento. Domínio do computador através da experiência da leitura e construção de livros eletrônicos. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Considerações Finais Ao final, os cursistas ficaram surpresos e encantados com as possibilidades de utilização dos recursos tecnológicos no seu fazer pedagógico, com a sua produção e como poderiam utilizar os livros eletrônicos para auxiliar os alunos a discutirem sua vivência a partir de outras histórias, refletindo sobre suas vidas através da reflexão sobre os personagens, sendo que esse distanciamento facilita o olhar para si mesmo e a possibilidade de mudança de atitude. Foi percebida ainda a importância do trabalho com som na gravação da história, observando-se o quanto poderia auxiliar na evolução da leitura oral em sala de aula. O sucesso do curso incentivou a realização do mesmo com professores do Ensino Fundamental também. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Referências BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. OLIVEIRA, Cristiane Madanêlo de. A importância do maravilhoso na literatura infantil [online] Disponível na internet via WWW URL: http://www.graudez.com.br/litinf/marav.htm Capturado em 31/3/2008 _____________________________________. A Literatura Infantil [online] Disponível na internet via WWW URL: http://www.graudez.com.br/litinf/origens.htm Capturado em 31/3/2008 _____________________________________. Estudo das diversas modalidades de textos infantis [online] Disponível na internet via WWW URL: http://www.graudez.com.br/litinf/textos.htm Capturado em 31/3/2008 _____________________________________. Livros e Infância [online] Disponível na internet via WWW URL: http://www.graudez.com.br/litinf/livros.htm Capturado em 31/3/2008 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Eliane de Medeiros Ramalho Júnia Ramalho Teixeira A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico Obrigada! Angélica Gago da Costa angelicanterj10@yahoo.com.br Eliane de Medeiros Ramalho elianenterj10@yahoo.com.br Júnia Ramalho Teixeira junia_nterj10@yahoo.com.br http://www.nterj10.mar.com.br Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro