Inteligências Múltiplas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Teoria das Inteligências Múltiplas
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
Informática na Educação
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Esta apresentação está preparada
Metodologia de resolução de problemas como uma atividade de investigação Aula 4 Antonio Carlos Brolezzi  
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Projeto Educar para a vida
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
Como Agir com Inteligência
Inteligências Múltiplas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Inteligências Múltiplas
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
HOWARD GARDNER.
Inteligência Emocional
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Prof: Célio Souza DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA (DAM) (80H)
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Reunião de Pais
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
inteligência emocional
Psicopatologia da Inteligência
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
Apresentação do Professor
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Ética Profissional e Excelência no Atendimento ao Público – AULA 3
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Múltiplas Inteligências
Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes.
Transcrição da apresentação:

Inteligências Múltiplas Gardner

Inteligência – antigamente era medida através de testes de QI. Baseados em Binet Habilidades: Lógico matemáticas Lingúistico verbais

Inteligência “um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura” (Gardner, 2000)

Podem ou não ser ativadas, dependendo de diversos fatores, como por exemplo, valores e oportunidades de uma cultura, decisões pessoais e ou de suas famílias, professores e outros. “ As inteligências vêm da combinação da herança genética do indivíduo com as condições de vida numa cultura e numa era dada.” (Gardner, 2000)

História: Pequena equipe da Harvard Graduate School of Education foi solicitada pela Bernard Van Leer Fondation of the Hague - instituição holandesa - em 1979, para realizar uma pesquisa sobre o potencial humano: deu-se início ao Projeto Zero. Howard Gardner, um dos responsáveis pelo projeto, utilizou seu conhecimento como psicólogo e estudou o desenvolvimento e as habilidades simbólicas dos indivíduos. Foi a primeira divulgação científica sobre a pluralização das inteligências.

Cinestésica-corporal Lingüística Musical Matemática-Lógica Cinestésica-corporal Espacial Interpessoal Intrapessoal Naturalista Existencial

Bases da teoria: Pluralidade (mais de 02 inteligências); A inteligência não pode ser medida. - Comprovação da teoria: Trabalho com pessoas portadoras de síndromes e lesões cerebrais. Autistas-> Comunicação - Lidar com números. Síndrome de Down -> Lidar com números - Comunicação.

Inteligência verbal-lingüística: É a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, além de lidar - na forma escrita ou falada - com a linguagem de forma mais criativa e integrada. Políticos, jornalistas, poetas, escritores exibem com mais destaque essa inteligência.

Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inteligência musical: Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. A aptidão musical está intimamente ligada à habilidade de reconhecer as diferenças sutis entre uma nota e outra, um timbre e outro. Inteligência percebida em crianças; Estudo com pessoas surdas.

Gosto por padrões, cálculo, ordem e sistematização. Facilidade de resolver problemas através do pensar lógico, lidar com números de forma criativa. É a inteligência característica de engenheiros, matemáticos e cientistas. Inteligência lógico-matemática:

Atletas, atores, mímicos. Inteligência corporal-cinestésica: Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Refere-se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Atletas, atores, mímicos. “A persistência é o caminho do êxito” Charles Spencer Chaplin.

Inteligência espacial: É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Possibilita às pessoas criar com o espaço, perceber as transformações que o espaço sofre. É a inteligência de artistas plásticos, navegadores, pilotos, arquitetos.

Inteligência interpessoal: Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. Resolver problemas, solucionar conflitos. É a inteligência comum em líderes, terapeutas, políticos, religiosos, professores, vendedores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivações de outras pessoas, tornando-se extremamente sensíveis a suas necessidades.

Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o próprio comportamento. Inteligência intrapessoal: É a inteligência que permite compreender a nós mesmos e trabalhar conosco. Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o próprio comportamento. Também é capacidade de superar os impulsos instintivos (auto-controle).

espiritualistas, artistas. Inteligência naturalista: Adicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas.

Inteligência espiritual: A mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc.

Inteligência Linguística Vocabulário Linguagem 17

Lógico-Matemática Espacial - HD Musical 18

Naturalista – HD (presumi-se) Cinestésica corporal HE Pictórica - HD Intra e Interpessoal 19

Embora a teoria tenha sido desenvolvida com o objetivo de ampliar as noções psicológicas da inteligência, sua maior contribuição está na educação. (Gardner et al, 1998)

Ensino Superior: Preparar o profissional para um mercado de atuação em constante mutação. Mais do que uma boa formação técnica é necessário aprimoramento pessoal e profissional de uma forma diferenciada.

Competências X Inteligências Para Gardner competências são especificações da inteligência. Operacionalizações – inteligência em ação Inteligência: potencial biopsicológico – resolver problemas Competência – atributo adquirido – capacidade de usar as inteligências Celso Antunes 22

Competências X Inteligências Exemplo: aprender a dirigir Habilidade – produto do treino e aprimoramento de nossa destreza Exemplo: aprender a dirigir Celso Antunes 23

Inteligências Múltiplas no Adulto Até os 70/80 anos existe a possibilidade de desenvolver as inteligências salvo em pessoas com doenças degenerativas. Celso Antunes 24

Daniel Goleman popularizou o conceito de inteligência emocional . A inteligência emocional nada mais é do que combinação das inteligências interpessoal e intrapessoal, expostas por Gardner.