Ciência e “senso comum” e os processos do método científico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
METODOLOGIA DA PESQUISA Jozimeire Jordão Leandro
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Metodologia do Trabalho Científico
Comunicações Técnico-científicas
Conceitos de ciência, tecnologia e metodologia científica
Leitura trabalhada como método
Metodologia Científica Aula 6
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pesquisa e Prática em Educação
Visão geral do projeto Ensino Interdisciplinar Através da Pesquisa
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO
PESQUISA CIENTÍFICA “É um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer.
Profa. Dra. Renata Medici
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Metodologia Da Pesquisa Científica
Disciplina de práticas investigativas
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Introdução à Prática da Pesquisa I
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
Metodologia para Elaboração de Problema.
Universidade Estadual de Maringá
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO SENSO COMUM x CONHECIEMNTO CIENTÍFICO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Metodologia de Pesquisa
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Trabalho de conclusão de curso
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Formulação de problemas
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
Professora Angela Mota
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
ESTUDO DO MEIO.
Prof.ª Chayane C. de Souza
Apostila de Práticas Investigativas
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Introdução às Humanidades e às Ciências Sociais
Metodologia da Pesquisa
Professor Douglas colaboração Prof. Olschowsky Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte PROJETO.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
Tipos de conhecimento e método científico
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Metodologia de Pesquisa e TCC Aula 2
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Ciência e “senso comum” e os processos do método científico. CCT/UDESC Metodologia Científica Prof.ª Kênia Gaedtke.

O que se espera da universidade? LDB: Ensino superior deve oferecer instrumentos para o desenvolvimento de: Pensamento científico - filosófico; Cultura erudita; Capacidade reflexiva. Todas essas capacidades serão utilizadas no cotidiano do aluno, em sua vida profissional: enfoque no trabalho.

O contexto universitário Pesquisa, ensino e extensão. Com quais objetivos as pessoas costumam adentrar em cursos superiores? Quanto de pensamento científico-filosófico, cultura erudita e capacidade reflexiva nos são apresentados nas universidades? Estar na Universidade exige de nós também pensar a Universidade.

Ciência e senso comum:

Ciência e senso comum: Conhecimento empírico ou “senso comum”: Conhecimento popular, obtido ao acaso, geralmente por conhecimento da experiência alheia, e transmitido oralmente de uma pessoa para outra, de geração a geração. Conhecimento científico: A pesquisa não só do fenômeno, mas de suas causas e leis. A ciência está buscando constantemente explicações e soluções. É um processo em construção, está sempre se renovando e reavaliando. (SILVA, 2003)

Como uma investigação empírica passa a ser científica? Delimitar os aspectos do fenômeno que podem ou que valem a pena ser pesquisados. Condicionamento da perspectiva teórico-conceitual assumida. Viabilidade metodológica. Disponibilidade ou desenvolvimento de técnicas adequadas ao seu estudo”. (Pereira de Sá, 1998)

Ciência e senso comum: “A ciência nasceu da desconfiança dos sentidos” Rubem Alves. A ciência tem dogmas? O dogma do método. “As convicções são piores inimigos da verdade do que a mentira.” Nietzsche.

Processos do conhecimento científico Ruptura -> construção -> verificação As “etapas” da produção do conhecimento científico não são estanques – é preciso se permitir ir e voltar no processo científico.

Construção do conhecimento científico Definição do objeto de estudo (observação inicial) Processo empírico, intuitivo e não sistemático Problemática Hipóteses (conjecturas e suposições) Revisão bibliográfica Etapas com caráter científico, pois seguem um método específico. Definição metodológica Observação sistemática Interpretação e conclusão

“A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá, mas não pode medir seus encantos”. Manoel de Barros.

Bibliografia: ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 5ª ed. SP: Loyola, 2001. BARROS, A.J.P. de e LEHFELD, SOUZA, Neide Aparecida de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 2000. LARUCCIA, Mauro M. O processo de pesquisa científica (mimeo). S/d. Disponível em: http://www.maurolaruccia.adm.br/materiais/processo.pdf. PEREIRA DE SÁ, Celso. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 1998. SILVA, Mary A. F. da. Métodos e Técnicas de Pesquisa. 2ª ed. Curitiba: IBPEX, 2005