Cobertura de competências da epidemiologia aplicada- em escolas de saúde pública selecionadas X - O curso cobre o tema, os estudantes devem ter bom entendimento.

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Transcrição da apresentação:

Cobertura de competências da epidemiologia aplicada- em escolas de saúde pública selecionadas X - O curso cobre o tema, os estudantes devem ter bom entendimento e competência. I - O curso introduz o tema, tem leitura dedicada ao tema e possibilidade de trabalho pós aula, [trabalho de casa]. T - O curso aborda o tema, mas não aprofunda a discussão. S - Alguns estudantes obtém “cobertura” prática e experiência de campo ou por esforço próprio [ só estudando por conta própria]

Metodologia Entrevista a  20 egressos dos cursos  nas instituições norte- americanas em encontros e através internet em 2006 e  Na Ensp Brasil, através internet e encontros em 2008 e 2009  18 egressos dos cursos. Obs:Os membros da força tarefa da Associação de Escolas de Saúde Pública- EUA criaram e distribuíram uma matriz de análise do grupo 1 de epidemiologistas p/ avaliação das “coberturas” de competência em epidemiologia aplicada, p/ determinar a “cobertura” de competências específicas.As escolas que participaram avaliaram o conteúdo do núcleo dos cursos das E. S. P. e os cursos / disciplinas nos currículos p/ os estudantes, principalmente  a epidemiologia. Além disto, os participantes avaliaram quando a competência estava dentro do contexto da experiência prática. “Cobertura” “mínima no curso” X cobertura adequada[apropriada] Blocos de perguntas:  Condução atividades de V.E  Identificar condições agudas e crônicas e outros resultados adversos na população  Aplicar princípios de boa prática ética / legal tanto relacionadas ao desenho do estudo,coleta de dados, disseminação e uso  Organizar dados de vigilância epidemiológica[vigilância em saúde], investigação e outras fontes  Apoiar o desenvolvimento recomendado de intervenções baseadas em evidencia e o controle de medidas em resposta aos achados epidemiológicos[resultados]  Apoiar a avaliação de programas

Composição dos egressos[alunos] da ENSP / FIOCRUZ que responderam ao questionário Total = 18 Sendo  : 2 doutores [plenos] 16 mestres [plenos] Cursos: Mestrado em Saúde pública = 2 doutores [ pleno ]; 11 mestres[ pleno ]  ~ 20 anos [só últimos 5 anos] Mestrado em Saúde Pública e Meio ambiente = ; 5 mestres[ pleno ]  3 anos Mestrado em Epidemiologia = 0 [ ainda não tem mestres ]  2 anos Obs: ( todos do doutorado fizeram o mestrado na Ensp) No momento alguns[ mestres e doutores ]trabalhando em instituições públicas (M.S;SES;SMS; universidade;organização internacional e nacional)

Definição de epidemiologia aplicada É a epidemiologia prática aplicada e utilizada intensamente na instituições de saúde pública acreditadas no país.[Ex : Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, outras instituições e organismos de saúde vinculados ao aparelho de estado.  Epidemiologista aplicado[prático, de campo]:Um epidemiologista que trabalha em agencia de saúde pública governamental (isto é.,agencia com mandato legal para a condução de atividades da saúde pública )

grupos de epidemiologia aplicada a prática[1] Grupo Exemplos de responsabilidade funcional Exemplos de critérios educacional e experiência Grupo 1:nível de Realiza simples coleta de dados, análise e Recentemente graduado entrada ou epidemiologista informam [notificam] em apoio a vigilância com mestrado e experiência básico[ nível de entrada básico e investigação epidemiológica mínima mas de um Inclui pessoas que podem programa com foco não ser tituladas. em epidemiologia ou análise/ ou um epidemiologista monitoramento / avaliação; que realiza funções ou de epidemiologia em tempo graduado ou outro parcial grau ou certificação sem treinamento formal acadêmico em epidemiologia com > ou = 2 anos de experiência realizando o trabalho sob orientação de epidemiologista do grupo 2 ou grupo 3 [sênior]

grupos de epidemiologia aplicada a prática[2] Grupo Exemplos de responsabilidade funcional Exemplos de critérios educacional e experiência Grupo 2: realiza simples,mais complexa, e coleção de dados Mestrado com foco em Epidemiologista fora da rotina,analisa, e interpreta tarefas e epidemiologia com + ou - pode trabalhar independentemente experiência em epidemiologia ou pode supervisionar em agencias de saúde pública uma unidade, pode servir como líder de projeto ou Doutor em epidemiologia; ou coordenador da vigilância epidemiológica outros profissionais não epidemiologistas[PhD] ou com certificação de treinamento específico em epidemiologia [ MPH,programa de Serviço de inteligência epidemiológica] (CDC-EUA, CIEVS / SVS -Brasil) ou anos de realizar experiência em epidemiologia sob orientação de epidemiologista do grupo 3 [sênior]

Instituições 1: Johns Hopkins University Bloomberg Scholl of Public Health [EUA] 2 : University at Albani SUNY School of Public Health [EUA] 3 : University of California at Berkeley School of Public Health [EUA] 4: University of Illinois at Chicago School of Public Health [EUA] 5: University of Washington School of Public Health and Community Medicine Ensp:Escola Nacional de Saúde Pública [Brasil]