Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.

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Transcrição da apresentação:

Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012

SAAS - Premissas Inovação Avaliação: plataforma x processo Acompanhamento x Resultados  Transparência nos resultados

Objetivos do SAAS e-Tec Apoio à gestão da Rede e-Tec Brasil Apoio à melhoria continuada dos cursos Suporte à instituição e coordenação do curso Prévia de avaliações regulatórias (credenc./recred.) Informações ágeis (gestão pró-ativa)

Características gerais do SAAS e-Tec On line (sistema web) Abrangência na coleta Agilidade nos resultados Instrumentos específicos e flexíveis Questões QUANTITATIVAS e QUALITATIVAS (fechadas) (abertas)

O que avaliar? Referências utilizadas Categorias do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do SINAES (Portaria 563, 21/02/06, Art. 2º) Experiências avaliativas existentes

O que avaliar? Dimensões avaliativas Curso Polos Disciplinas

O que avaliar? Curso Dimensões avaliativas Disciplinas Polos Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente

O que avaliar? Dimensões avaliativas Disciplinas Curso Polos Material didático Plano de ensino Corpo pedagógico

O que avaliar? Polos Dimensões avaliativas Curso Disciplinas Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológ. Pessoal

Quem avalia o quê? Avaliador Curso Disciplinas Polo X Estudante Coordenador de polo Coordenador de curso Coordenador geral Tutor presencial Tutor a distância Professor

(ao final de cada disciplina) Quando avaliar? Ensino-aprendizagem (ao final de cada disciplina) Avaliação dos polos Geral do curso Período ou semestre

Requisitos Cadastro (dados da oferta no período): - O que (edição do curso, disciplinas), - Quando (início e final das disciplinas) - Por quem (professores e tutores) - Para quem (estudantes em cada polo) - Onde (polos, coord. de polo, tutores presenciais) IMPORTANTE: - Nome, CPF e e-mail (estudantes) - nome, CPF, e-mail e fone (demais avaliadores)

Recursos Bolsista com dedicação exclusiva para: - Atualizar os dados da instituição no SAAS; - Mobilizar a comunidade acadêmica a participar; - Acompanhar a divulgação dos resultados avaliativos. SAAS no ambiente Moodle: - Apresentação, objetivos, quem avalia, o que é avaliado, equipe e contatos; - Vídeos com tutoriais mostrando como usar; - Relatórios com resultados gerais: 2010, 2011 e 2012.

Desafios Culturais: - Resistência à avaliação - Uso dos resultados (gestores) Nível de participação: - Voluntária X Obrigatória - Sensibilização - Motivação

SAAS – Evolução Nov/ 2010 Teste piloto Focos: Curso e Polo Cadastro: 24 instituições 42 cursos 396 polos 10.273 estudantes 579 tutores 286 professores Avaliações: 1.868 de estudantes 117 de professores 516 dos outros Dez/ 2011 1ª. rodada Focos: Curso, Polo e Disc. Cadastro: 39 instituições 177 cursos 452 polos 24.450 estudantes 2.392 tutores 1.496 professores Avaliações: 8.029 de estudantes 330 de professores 1.727 dos outros 10,3% do total Evolução cadastral Evolução do SAAS: Entrada de dados Wizard  Gerentes Consultas/Relatórios Bugs

SAAS - Evolução Set/ 2012 2ª. rodada Focos: Curso e Polo. Cadastro: 45 instituições 257 cursos 639 polos 34.561 estudantes 1.282 tutores 598 professores Avaliações: 7.888 de estudantes 192 de professores 1.767 dos outros Dez/ 2012 3ª. rodada Focos: Curso, Polo e Disc. Cadastro: 49 instituições 236 cursos 782 polos 42.038 estudantes 1.865 tutores 998 professores Avaliações parciais: 8.109 de estudantes 469 de professores 1.949 dos outros Evolução cadastral Evolução do SAAS: Entrada de dados Wizard  Gerentes Consultas/Relatórios Bugs

Resultados Período, Foco, Avaliador, Quali/Quanti e Filtros: - Global, eixo tecnológico, região geográfica, curso, edição de curso, dimensão e tópico Disponibilidade: - Logo que a coleta for finalizada Acesso aos resultados: - Quantitativos  todos os avaliadores - Qualitativos (abertas)  coordenadores de curso

SAAS – Perspectivas Consolidação do processo avaliativo Nova versão Abrangência funcional Avaliação Perfil de ingressantes e situação de egressos Gestão para prevenção da evasão Performance

http://moodle.saas.etec.ufsc.br/saas/moodle/ http://saas.etec.ufsc.br/

Alguns resultados Avaliação do Projeto pedagógico - Professores (2011.2 n=195; 2012.1 n=192 e 2012.2 n=387)

Alguns resultados Avaliação do Projeto pedagógico - Estudantes (2011.2 n=2.653; 2012.1 n=2.515 e 2012.2 n=2.543)

Alguns resultados Avaliação do currículo do curso por eixos 2012.2

Alguns resultados Avaliação do currículo do curso - Estudantes

Avaliação da secretaria do curso na instituição ofertante Alguns resultados Avaliação da secretaria do curso na instituição ofertante (2011.2 n=2.653, 2012.1 n=2.515 e 2012.2 n=2.543).

Alguns resultados Motivação dos estudantes com o curso

Alguns resultados Dedicação de tempo dos estudantes ao curso

Alguns resultados Avaliação dos recursos tecnológicos - Polos

Avaliação da adequação das inst. nos laboratórios Alguns resultados Avaliação da adequação das inst. nos laboratórios

Alguns resultados Avaliação da adequação das inst. nos laboratórios

Estudantes por instituição no SAAS

Estudantes por instituição no SAAS

Estudantes por instituição no SAAS

Detalhamento das dimensões avaliativas em tópicos

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso Projeto pedagógico Currículo Articulação com outros programas Atividades acadêmicas Estágios curriculares e certificação Comprometimentos com o curso Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Atuação do coordenador do polo Articulação instituição ofertante X polo Acompanhamento dos estudantes

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Recursos materiais Secretaria do curso Condições de trabalho

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Capacitação e articulação Recursos humanos (apoio recebido)

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Ambiente virtual de ensino-aprendizagem

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Motivação Esforço Tempo dedicado ao curso

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Disciplinas Material didáticos Plano de ensino Corpo pedagógico (profs. e tutores)

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Disciplinas Frequencia de uso Qualidade da informação Avaliação global Material didáticos Plano de ensino Corpo pedagógico (profs. e tutores)

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Disciplinas Material didáticos Plano de ensino Corpo pedagógico (profs. e tutores) Objetivos e carga horária da disciplina Critérios de avaliação de desempenho Estratégias de ensino Atividades desenvolvidas

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Disciplinas Material didáticos Plano de ensino Corpo pedagógico (profs. e tutores) Busca por atendimento Interação com professor(a) da disciplina Interações com tutores a distância Atendimento prestado por tutores presenciais

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Polos Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Polos Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Instalações físicas

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Polos Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Acesso aos materiais didáticos Acessibilidade

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Polos Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Laboratório(s) do polo Laboratório(s) móvel(is)

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Polos Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Adequação Disponiblidade

O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Polos Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Recursos humanos do polo Quantidade Capacitação

Dúvidas?

Equipe responsável pelo projeto UFSC/SAAS e-Tec Renato Cislaghi, Silvia Nassar, Beatriz Wilges, Araci Hack Catapan, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira