A Organização e Classificação Hoteleira Profa. Viviane Salazar Tópicos Administração Hoteleira
Alguns conceitos introdutórios Processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade, e os recursos entre os membros da organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos das mesmas. Refere-se ao organograma da empresa. Como o trabalho é dividido entre os membros de uma empresa.
Alguns conceitos introdutórios ESPECIALIZAÇÃO: subdivisão do trabalho na organização em tarefas menores e mais simples. Divisão do trabalho: atribuição de tarefas diferentes entre pessoas e/ou grupos diferentes. COORDENAÇÃO: integra as diferentes unidades organizacionais em prol do objetivo organizacional.
Alguns conceitos introdutórios DIFERENCIAÇÃO: criada pela especialização e divisão do trabalho. Pessoas em diversas unidades trabalham em atividades diferentes com habilidades e métodos diferentes. Vertical: entre níveis hierárquicos Horizontal: entre unidades ou departamentos diferentes, mas no mesmo nível.
Alguns conceitos introdutórios INTEGRAÇÃO: grau de coordenação dos esforços das unidades diferenciadas. Quando maior a diferenciação,maior a necessidadede mecanismos de integração entre. Como fazer esta integração ?
DIVISÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS DIVISÃO DE PRODUTOS METÁLICOS Organograma PRESIDENTE FINANÇAS P&D MARKETING PESSOAL DIVISÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS DIVISÃO DE PRODUTOS METÁLICOS VENDAS FABRICAÇÃO
Organograma O organograma fornece informações como: Estrutura de autoridade (hierarquia) e níveis hierárquicos. Relações de autoridade (linhas contínuas). Estrutura da divisão do trabalho (caixas). Fluxo de informação.
Mais alguns conceitos.... AMPLITUDE DE CONTROLE: número de subordinados que se reportam diretamente a um chefe, executivo ou supervisor. RESPONSABILIDADE: dever de desempenhar uma tarefa. DIREITO DE COBRANÇA: direito de esperar que os subordinados façam o trabalho, e de fazer ações corretivas se o trabalho for falho.
Mais alguns conceitos.... DESCENTRALIZAÇÃO: processo de permitir que a tomada de decisão seja feita no nível das pessoas que forem mais diretamente afetadas e possuírem conhecimento mais íntimo do problema. CENTRALIZAÇÃO: concentração de autoridade e de responsabilidades pela tomada de decisão no nível mais alto da organização.
Departamentalização Funcional: agrupamento por função, habilidades semelhantes. Por cliente: setores agrupados conforme o tipo de cliente que atende. Por produto:agrupamento dos setores conforme o produto. Geográfica: setores agrupados conforme a localização geográfica. Podem ser territoriais, regionais, nacionais etc. Mista: formas organizacionais que se baseiam em dois ou mais tipo de departamentalização.
A organização Hoteleira Tipo de localização do hotel; Tipo de produto do hotel (nível de serviço e mercado-alvo); Porte do hotel.
Departamentos Funcionais Hospedagem Alimentos e bebidas Controladoria Recursos humanos Engenharia e manutenção Vendas, marketing e eventos
Hospedagem Inclui: Front office: Recepção ou front office Portaria social Auditoria noturna Reservas Governança e Departamento de segurança Front office: Front desk
Hospedagem Reservas Auditoria noturna Governança (áreas comuns) Segurança/prevenção de perdas
Alimentos e Bebidas Cozinha Restaurante Lounge / Bar Room Service
Controladoria Crédito Contas a pagar Contas a receber Auditoria Noturna
Recursos Humanos Pagamento Benefícios Recrutamento Planos de carreira/treinamento Resoluções de conflitos Integração e orientação para novas contratações
Engenharia e manutenção Paisagismo Investimento em bens (duráveis e não-duráveis)
Vendas, Marketing e Eventos Vendas de banquetes e de eventos Vendas de grupos Vendas para individuais * Ordem de serviço (O.S.)
Departamentos Operacionais e Administrativos Departamentos operacionais/linha de frente Alimentos e bebidas Hospedagem Vendas, marketing e eventos Departamentos administrativos ou de bastidores Engenharia e manutenção Recursos humanos Controladoria
Estrutura Tradicional Alta gerência Gerente de A&B Gerente de marketing Gerente de RH Gerente de engenharia e manutenção Controller Gerente de hospedagem/gerente residente Gerente de paisagismo Gerente de recreação e lazer * E seus subordinados/chefias.
Classificação Hoteleira Identificar hotéis por critérios padronizados permite a comparação e a compreensão mais aprofundada da indústria O critério geralmente aceito para a identificação de hotéis está baseado em três conceitos distintos: Porte Localização Tipo de produto
Porte dos Hotéis Classificação Número de Unidades Habitacionais (UH) Pequenos De 1 a 150 Médios De 151 a 400 Grandes De 401 a 1.500 Mega Acima de 1.500
Porte dos Hotéis Os salários crescem de maneira proporcional ao número de UH’s Um hotel maior será teoricamente mais difícil de se administrar Hotéis de maior porte também necessitarão de um número maior de posições gerenciais especializadas No Brasil um hotel com 250 apartamentos já é considerado grande
Localização dos Hotéis “Localização, localização, localização” – é o cliente que se desloca até o hotel... Os quatro tipos principais de localização de hotéis são: Centrais Resorts Em aeroportos Em subúrbios
Hotéis Centrais Não significa necessariamente que o hotel deva se localizar no centro da cidade. Tradicionalmente se localizam onde se concentram os negócios ou perto de um centro de convenções
Resorts Atividades recreativas – tênis, kids club, golfe, esqui, quadras poliesportivas – parque aquático atrativo, equipe de recreação e lazer...
Aeroportos A maioria dos aeroportos ao redor do mundo tem um ou mais hotéis localizados muito próximo a eles Tranfers, horários de funcionamento diferenciados e funcionários fluentes em vários idiomas
Subúrbios Não se classificam em nenhum dos outros tipos de localização São hotéis que se localizam ao longo de rodovias e próximos a pequenos centros corporativos Um complexo industrial pode garantir, por meio de sua atividade, demanda necessária a operação de um hotel suburbano
Tipo de produto Nível do serviço oferecido: Full service ou Up scale Serviço intermediário ou midle scale Limited service ou low scale.
Hotéis Full Service Podem incluir mas não se limitar aos seguintes serviços: Restaurantes que ofereçam pelo menos as três refeições; Room service; Áreas para eventos; Business center; Salas de ginástica e instalações para atividades recreativas; Serviços de Concierge; Lojas; Serviços de cortesia como abertura de cama e entrega de jornais; Andares executivos....
Tipo de produto Mercado alvo: Padrão. Longa permanência. All suites
Classificações Independentes Em muitos países o governo desempenha um papel importante no processo de classificação dos serviços dos hotéis. A classificação por é o sistema mais frequentemente usado para demonstrar o nível de qualidade e de serviços. No Brasil, o sistema de classificação proposto pela EMBRATUR ainda não é bem aceito pelos hoteleiros.
Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem Tipos de Meios de Hospedagem: Hotel – 1 a 5 estrelas Resort – 4 e 5 estrelas Hotel Fazenda – 1 a 5 estrelas Cama e café – 1 a 4 estrelas Hotel Histórico – 3 a 5 estrelas Pousada – 1 a 5 estrelas Flat/Apart Hotel – 3 a 5 estrelas
Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem Requisitos: Infraestrutura Serviços Sustentabilidade Mandatórios (cumprir 100%) e eletivos (cumprir 30%) Avaliação feita pelo Inmetro Validade 36 meses
Classificações Independentes Uma organização independente que emite classificação reconhecida como confiável pelo mercado, é o Guia 4 Rodas.
Referências Bibliográficas ISMAIL, Ahmed. Hospedagem: Front Office e Governança. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004. MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à Administração. São Paulo: Editora Atlas, 2006.