CAMINHOS PARA A EXCELÊNCIA EDUCACIONAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE OSÓRIO CAMINHOS PARA A EXCELÊNCIA EDUCACIONAL PROF. DR. ADELAR HENGEMÜHLE OSÓRIO, 22 DE MARÇO DE 2010 1
PRESSUPOSTOS NO CAMINHO PARA A EXCELÊNCIA PROJETO INSTITUCIONAL – O REFERENCIAL 2. PLANEJAMENTO – O PROJETO EM AÇÃO 3. GESTÃO – O PLANEJAMENTO EM AÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE PROJETOS INSTITUCIONAIS EDUCAÇÃO E ESCOLAS: PROJETOS INSTITUCIONAIS COMO REFERÊNCIA
PROJETO PEDAGÓGICO DA SECRETARIA ESCOLA
DESAFIO - APROXIMAR O IDEALIZADO NOS REAVALIAÇÃO DOS PROCESSOS PROJETOS DA PRÁTICA EXIGE: GESTÃO INOVADORA PLANEJAMENTO DISCIPLINA PERSISTÊNCIA REAVALIAÇÃO DOS PROCESSOS
COMO VAMOS CUMPRIR NOSSA MISSÃO: “Desenvolver as habilidades necessárias para que o sujeito se torne pleno e autônomo e, ao mesmo tempo, comprometido com sua comunidade local e global sendo competente para compreender e resolver os conflitos advindos de sua existência, de suas relações com os outros e com o ambiente”. ?
COMO VAMOS CONCRETIZAR A NOSSA VISÃO: “O ensino público municipal de Osório será referência na rede pública do Litoral” ?
Como concretizar essa Missão e Visão em nossas escolas Missão: Formar sujeito pleno e autônomo, comprometido, competente para compreender e resolver os conflitos Visão: Osório será referência na rede pública do Litoral Norte 8
CAMINHADA À EXCELÊNCIA OS NOVOS PARADIGMAS O PROJETO COMO REFERÊNCIA DESAFIOS NA CAMINHADA À EXCELÊNCIA OS NOVOS PARADIGMAS O PROJETO COMO REFERÊNCIA O PLANEJAMENTO PARA A PRÁTICA APROXIMAR O IDEALIZADO NA PRÁTICA
DESAFIO 1 OS NOVOS PARADIGMAS
OS PARADIGMAS DA CIÊNCIA MUDARAM: MUDARAM (OU DEVERIAM TER MUDADO) AS PRÁTICAS DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
CIÊNCIA NOVO-PARADIGMÁTICA EMERGENTE CIÊNCIA TRADICIONAL relações causais lineares Simplicidade contextualização, relações causais, busca dos porquês Complexidade Instabilidade Estabilidade indeterminação-imprevisibilidade incontrolabilidade determinação-previsibilidade controlabilidade Objetividade Intersubjetividade representação única da realidade, verdades acabadas, uni-verso. compreensão múltipla do universo, de acordo com a individualidade (história, cultura) de cada sujeito (Vasconcellos)
O PROJETO PEDAGÓGICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESAFIO 2 TORNAR O O PROJETO PEDAGÓGICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, COMO REFERÊNCIA, EM PRÁTICA 13
Cenários: a realidade que temos e para a qual precisamos pensar a educação 14
Conseqüências para a educação em nossas escolas e práticas pedagógicas Cenários Conseqüências para a educação em nossas escolas e práticas pedagógicas Avanços tecnológicos e científicos, velocidades vertiginosas Verdade plena está superada Hoje não se avalia mais o mundo e o homem como estáticos, imutáveis, limitados e estáveis Hoje estamos sempre diante de incertezas, indeterminações, fenômenos aleatórios 15
O CIDADÃO ALMEJADO PELO MUNICÍPIO DE OSÓRIO 16
Cidadão almejado Cidadão capaz de resolver problemas fora da rotina QUE EDUCAÇÃO PRECISAMOS PARA CONCRETIZAR O IDEALIZADO NO MUNICÍPIO DE OSÓRIO? Cidadão capaz de resolver problemas fora da rotina · Cidadão capaz de conviver e contribuir socialmente e ambientalmente de forma responsável e sustentável 17
COMPREENSÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE OSÓRIO 18
CONSEQUÊNCIAS PARA A ESCOLA E O PROFESSOR O PAPEL DA ESCOLA CONSEQUÊNCIAS PARA A ESCOLA E O PROFESSOR Palco de discussões como guerra e paz, tolerância e preconceitos, saúde e doença, respeito e egoísmo, consumo consciente e capitalismo selvagem, oferecendo a possibilidade de uma viagem interior Ter Conselhos Escolares, CPMs, Professores, Funcionários, Alunos e Equipes Diretivas, comprometidos e articulados Na escola, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção Na escola, é preciso favorecer a busca, a curiosidade, o desejo, a perspectiva do inacabamento, da participação e comprometimento O currículo que, vinculado e articulado com o cotidiano, costura e integra os conhecimentos formalmente adquiridos ao longo da história da humanidade, com os problemas que hoje se apresentam e necessitam de soluções adequadas, tal qual foi no passado Os conhecimentos teóricos precisam ter significado na vida dos estudantes, ajudando-os a enfrentar e compreender situações, resolvendo problemas no seu cotidiano 19
A ESCOLA PRECISA TORNAR-SE UM LABORATÓRIO SOCIAL SE QUEREMOS UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA, A ORGANIZAÇÃO, O CLIMA E AS PRÁTICAS E OS AMBIENTES ESCOLARES DEVEM PAUTAR-SE NOS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA... SE QUEREMOS CIDADÃOS CRÍTICOS, AFETIVOS...AS PRÁTICAS E OS AMBIENTES ESCOLARES DEVEM EXERCITAR ESSES PRINCÍPIOS, EM TODOS OS MOMENTOS E ESPAÇOS. ... 20
“O PAPEL DA INSTITUIÇÃO É REPRODUZIR A COMUNIDADE EM MINIATURA, APRESENTAR O MUNDO DE UM MODO SIMPLIFICADO E ORGANIZADO E, AOS POUCOS, CONDUZIR AS CRIANÇAS AO SENTIDO E À COMPREENSÃO DAS COISAS MAIS COMPLEXAS” (John Dewey)
A CONCEPÇÃO DE SER HUMANO E O PERFIL DE ESTUDANTE ALMEJADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE OSÓRIO 22
CONCEPÇÕES DE SER HUMANO E PERFIL ALMEJADO Como devem ser as aulas para desenvolver esse perfil Como devem ser as questões avaliativas para conhecer se o perfil foi atingido Concepção de Ser Humano: sujeito afetivo, inteligente, com vontade de conhecer por que as coisas são como são, construindo suas compreensões de forma ativa, a partir de necessidades e desejos Aprender a ser: atuante, autônomo e consciente, valores éticos, fraternos e solidários Aprender a conviver: aceitando diferenças, administrando conflitos, preconceitos, entendendo o seu limite, participa crítica e responsavelmente na sociedade. Aprender a fazer: desafios e a complexidade de solucionar problemas, inovar, empreender e dominar práticas. Aprender a conhecer: desejo de descobrir, questionar, dar respostas às dúvidas, expressando argumentos fundamentados, empreendedor, com espírito de pesquisa, comprometido. 23
PARA ORIENTAR-NOS NESSA SIGNIFICATIVA CONTRIBUIÇÃO PERSPECTIVA, DELORS DÁ SIGNIFICATIVA CONTRIBUIÇÃO
NECESSÁRIO NAS ESCOLAS O PERFIL DE PROFESSOR NECESSÁRIO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE OSÓRIO 29
Perfil de Professor Dificuldades dos professores em relação ao perfil idealizado Ações necessárias para superar as dificuldades Não mais detentor de um saber imutável e linear, mas como nos diz Lima (2004), de conhecimentos em construção. Sabe transitar de forma tranqüila e perene entre a incerteza e a mudança. Considera a afetividade parte da complexa teia que é educar para bem viver. Alimenta o desejo de vir a ser, pesquisando, estudando, aprendendo. Busca práticas pedagógicas que facilitem a compreensão, a significação e a aplicabilidade dos conteúdos, o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Se apresente como alguém a ser seguido em seus procedimentos relacionais com o outro e com o planeta, colocando-se como exemplo ético e moral Líder maduro, um companheiro, um amigo, que entende e conhece seus alunos e que se envolve com eles 30
DES (RE) CONSTRUIR NOSSAS APROXIMAR O DISCURSO DA PRÁTICA O GRANDE DESAFIO: DES (RE) CONSTRUIR NOSSAS CRENÇAS VERDADES APROXIMAR O DISCURSO DA PRÁTICA
De acordo com Perrenoud: “...exerce-se o ofício em contextos inéditos, diante de públicos que mudam, em referência a programas repensados, supostamente baseados em novos conhecimentos, até mesmo em novas abordagens e novos paradigmas”
Celso Antunes argumenta: “O professor deixa de lado a responsabilidade de ser um ensinador de coisas para se transformar em algo como um fisioterapeuta mental, animador da aprendizagem, estimulador de inteligências”
Celso Antunes comenta: “O papel do novo professor é o de usar a perspectiva de como se dá a aprendizagem, para que, usando a ferramenta dos conteúdos postos pelo ambiente e pelo meio social, estimule as diferentes inteligências de seus alunos e os leve a se tornarem aptos a resolver problemas ou, quem sabe, criar produtos válidos para seu tempo e sua cultura”.
EXERCÍCIO TEÓRICO-PRÁTICO MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO, UM DOS GRANDES SEGREDOS DAS INSTITUIÇÕES E DOS PROFISSIONAIS DE SUCESSO QUALIFICAÇÃO MUDANÇA CULTURAL EXERCÍCIO TEÓRICO-PRÁTICO MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL 35
António Nóvoa comenta: “A escola é o melhor lugar para atualizar cooperativamente os professores” 36
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O REFERENCIAL PARA A GESTÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE OSÓRIO 38
REFERENCIAIS DA GESTÃO Dificuldades das escolas em concretizar o idealizado Ações necessárias para aproximar o idealizado da prática Princípios da Gestão Democrática Constituição e ação dos Conselhos Escolares, CPM's articulando família e comunidade, facilitando o diálogo · Elaborar, de forma democrática e participativa, sua proposta pedagógica Capacitação e formação continuada dos recursos humanos Integração entre os diversos setores escolares, a construção coletiva e participativa 39
DESMITIFICAR O TERMO GESTÃO: “GESTOR É TODA A PESSOA QUE TEM UM PROJETO PESSOAL OU COLETIVO (INSTITUCIONAL) E QUE TEM METAS A ATINGIR” (DIRETOR, CHEFE DE SETOR, COORDENADOR, RESPONSÁVEL PELA PORTARIA, RESPONSÁVEIS PELA LIMPEZA, PROFESSOR, ALUNO, ...) 40
PROFISSIONALIZAR A GESTÃO a) DIRIGENTES - LÍDERES CAPAZES DE COORDENAR ESFORÇOS COLETIVOS PARA QUE AS METAS CONSTRUÍDAS COLETIVAMENTE (PROJETO INSTITUCIONAL, PLANEJAMENTO, ...) SEJAM ATINGIDAS b) PROBLEMATIZAR A GESTÃO c) FUNDAMENTAR AS ANÁLISES E DECISÕES 41
FOCAR EM METAS FOCADO NOS OBJETIVOS INSTITUCIONAIS, A DIREÇÃO, CADA SETOR...DEFINE SEUS INDICADORES, SUAS METAS E AÇÕES PARA O PERÍODO DE UM ANO E, PUBLICAMENTE, PRESTA CONTAS 42
CONSELHO ESCOLAR PARTICIPAÇÃO REFLEXÃO COMPROMETIMENTO 43
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DESAFIO 2 CRIAR A CULTURA DO PLANEJAMENTO NAS INSTITUIÇÕES 45
“SEM PLANEJAMENTO NINGUÉM VAI A LUGAR NENHUM” (Smolka – Unicamp) 46
PRESSUPOSTOS PARA O PLANEJAMENTO REFERENCIAIS INSTITUCIONAIS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROJETO PEDAGÓGICO 47
Referenciais do PPP Ações Metas Gestão: Integração entre os diversos setores escolares, a construção coletiva e participativa a) Criar o Conselho Escolar a) 100% implantado e com uma reunião semanal Professor: Busca práticas pedagógicas que facilitem a compreensão, a significação e a aplicabilidade dos conteúdos, o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes a) Ressignificar os conteúdos a) Problematizar os conteúdos b) Desenvolver a habilidade de argumentar com os estudantes a-b) 100% dos conteúdos ressignificados e problematizados. c) No mínimo, 50% dos estudantes da escola, no final do ano, conseguirem resolver um problema com fundamento teórico. 48
APROXIMAR O IDEALIZADO DA DESAFIO 3 APROXIMAR O IDEALIZADO DA PRÁTICA 49
AÇÕES NECESSÁRIAS PARA APROXIMAR O IDEALIZADO DA PRÁTICA PROJETO E METAS CLARAS GESTÃO COMPARTILHADA E DELEGADA PLANEJAMENTO COM FOCO NO PROJETO FORMAÇÃO CONTINUADA REUNIÕES DE REFLEXÃO: PLANEJADO X REALIZADO (RE)AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS E REDIMENSIONAMENTO DAS AÇÕES 50
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