DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO 12º ENCONTRO DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Livro: A ALEGRIA DE ENSINAR RUBEM ALVES Crônica: “Um corpo com asas” LEITURA EM VOZ ALTA Livro: A ALEGRIA DE ENSINAR RUBEM ALVES Crônica: “Um corpo com asas”
PROJETO: PRODUÇÃO DO FOLDER Atividade em dupla: LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO de Délia Lerner: “Ler Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário” Destacar no texto a importância do trabalho com PROJETO. A leitura clareou o conceito de PROJETO e ajudou a definir a importância do trabalho com o mesmo..
PROJETO; PRODUÇÃO DO FOLDER SISTEMATIZAÇÃO: REGISTROS SOBRE OS DESTAQUES DO TEXTO.
NÓS TAMBÉM PRECISAMOS RESPIRAR UM POUQUINHO... HORA DO LANCHE!!! NÓS TAMBÉM PRECISAMOS RESPIRAR UM POUQUINHO...
ANIVERSÁRIO DA DEBORA!!! Uma lembrança... um carinho... um desejo de deixar você FELIZ ...
REGISTROS DO GRUPO sobre o texto “o que, para que(m)” - Propósitos comunicativos claros - quem irá receber, o que escrevem, para quem escrever... - Projeto didático – sequência de atividades que culminam num produto final. - Não exagerar na interdisciplinaridade. Ter foco. - O projeto ajuda a fazer a transposição didática – garantir o uso social da leitura e escrita. - O projeto é uma oportunidade de aprendizado de coisas novas. Não oferecer desafios impossíveis. - O produto final não precisa ser um “mega” evento. -Ter um tempo previsto de duração. Gestão do tempo coletiva. - Motivação do tema. - Importância da escrita no dia-a-dia da sala de aula, não só na realização dos projetos. - Planejar o projeto – prever etapas. - Apresentar o propósito do projeto aos alunos, repertoriar, ler, planejar situações de escrita, revisar, produto final.
O que são projetos didáticos? - É uma forma organizada de se propor atividades, tem sequência, produto final e um destinatário definido. - É uma modalidade organizativa com objetivo, tempo e conteúdos definidos que culminam num produto final. - Os projetos são sequências de atividades atreladas a um tema, onde podem ser trabalhadas várias disciplinas, tendo o produto final. - Trabalham assuntos determinados e podem abordar uma ou mais disciplinas. - Projetos são oportunidades de articulação entre os propósitos didáticos (o que pretende ensinar) e os propósitos comunicativos (produto final do projeto). - Projetos devem ter um sentido atual para os alunos. - Proporciona uma nova relação entre o tempo e saber. - Desenvolve estratégias de autocontrole da leitura e da escrita por parte dos alunos. - Todos os integrantes orientam suas ações para a finalidade compartilhada.
POR QUE TRABALHAR COM PROJETOS DIDÁTICOS NA ÁREA DE LÍNGUA? - Garantir o uso social da leitura e escrita. - Oportunizar o aprendizado de coisas novas e ampliar o repertório. - Para ter uma direção, planejamento específico, para saber o que será feito, como e quanto tempo. - Refletir sobre a língua. - Garantir a familiarização com diferentes gêneros textuais. - É uma oportunidade de aproximar os alunos, por meio de uma temática comum e que faça sentido. - Favorece o ganho da autonomia e o parcelamento do tempo. - Problemas desafiadores para a aquisição das estratégias necessárias para revisar e aperfeiçoar seus próprios trabalhos. - Conteúdos lingüísticos estejam voltados também aos comportamentos e procedimentos leitores. - Os projetos são produtivos, mas não substituem as outras modalidades organizativas.
FALAMOS BASTANTE DE PROJETOS... CONVERSAMOS E REGISTRAMOS OS NOSSOS PROPÓSITOS COMUNICATIVOS. NÃO FALTARAM IDEIAS, SUGESTÕES... ACHO QUE SAÍMOS DESSE ENCONTRO COM BASTANTE DISPOSIÇÃO PARA INICIAR O “ PROJETO: PRODUÇÃO DO FOLDER” ANGÉLICA E MARIA CÉLIA