DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Integrando diferentes áreas de conhecimento
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Vídeo Educar – Rubem Alves
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
O Aluno a Distância.
Programa aluno pesquisador
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Feedback Realimentação ou retroalimentação
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Programa Ler e Escrever
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Planejamento - Professor
Modalidades Organizativas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
Planejamento PNAIC 2014.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Observação da sala de aula
Dominando as práticas pedagógicas
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Profa. Reane Franco Goulart
A Função do Professor Articulador
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
Relatório de Proposta de Projeto
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
Organizando o trabalho pedagógico
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Etapas de uma sequência didática
Reflexões sobre Produção Textual
1ª Formação de Professores Coordenadores
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Abrir o Apetite Poético
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Projetos e Sequências Didáticas
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO 12º ENCONTRO DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO

Livro: A ALEGRIA DE ENSINAR RUBEM ALVES Crônica: “Um corpo com asas” LEITURA EM VOZ ALTA Livro: A ALEGRIA DE ENSINAR RUBEM ALVES Crônica: “Um corpo com asas”

PROJETO: PRODUÇÃO DO FOLDER Atividade em dupla: LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO de Délia Lerner: “Ler Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário” Destacar no texto a importância do trabalho com PROJETO. A leitura clareou o conceito de PROJETO e ajudou a definir a importância do trabalho com o mesmo..

PROJETO; PRODUÇÃO DO FOLDER SISTEMATIZAÇÃO: REGISTROS SOBRE OS DESTAQUES DO TEXTO.

NÓS TAMBÉM PRECISAMOS RESPIRAR UM POUQUINHO... HORA DO LANCHE!!! NÓS TAMBÉM PRECISAMOS RESPIRAR UM POUQUINHO...

ANIVERSÁRIO DA DEBORA!!! Uma lembrança... um carinho... um desejo de deixar você FELIZ ...

REGISTROS DO GRUPO sobre o texto “o que, para que(m)” - Propósitos comunicativos claros - quem irá receber, o que escrevem, para quem escrever... - Projeto didático – sequência de atividades que culminam num produto final. - Não exagerar na interdisciplinaridade. Ter foco. - O projeto ajuda a fazer a transposição didática – garantir o uso social da leitura e escrita. - O projeto é uma oportunidade de aprendizado de coisas novas. Não oferecer desafios impossíveis. - O produto final não precisa ser um “mega” evento. -Ter um tempo previsto de duração. Gestão do tempo coletiva. - Motivação do tema. - Importância da escrita no dia-a-dia da sala de aula, não só na realização dos projetos. - Planejar o projeto – prever etapas. - Apresentar o propósito do projeto aos alunos, repertoriar, ler, planejar situações de escrita, revisar, produto final.

O que são projetos didáticos? - É uma forma organizada de se propor atividades, tem sequência, produto final e um destinatário definido. - É uma modalidade organizativa com objetivo, tempo e conteúdos definidos que culminam num produto final. - Os projetos são sequências de atividades atreladas a um tema, onde podem ser trabalhadas várias disciplinas, tendo o produto final. - Trabalham assuntos determinados e podem abordar uma ou mais disciplinas. - Projetos são oportunidades de articulação entre os propósitos didáticos (o que pretende ensinar) e os propósitos comunicativos (produto final do projeto). - Projetos devem ter um sentido atual para os alunos. - Proporciona uma nova relação entre o tempo e saber. - Desenvolve estratégias de autocontrole da leitura e da escrita por parte dos alunos. - Todos os integrantes orientam suas ações para a finalidade compartilhada.

POR QUE TRABALHAR COM PROJETOS DIDÁTICOS NA ÁREA DE LÍNGUA? - Garantir o uso social da leitura e escrita. - Oportunizar o aprendizado de coisas novas e ampliar o repertório. - Para ter uma direção, planejamento específico, para saber o que será feito, como e quanto tempo. - Refletir sobre a língua. - Garantir a familiarização com diferentes gêneros textuais. - É uma oportunidade de aproximar os alunos, por meio de uma temática comum e que faça sentido. - Favorece o ganho da autonomia e o parcelamento do tempo. - Problemas desafiadores para a aquisição das estratégias necessárias para revisar e aperfeiçoar seus próprios trabalhos. - Conteúdos lingüísticos estejam voltados também aos comportamentos e procedimentos leitores. - Os projetos são produtivos, mas não substituem as outras modalidades organizativas.

FALAMOS BASTANTE DE PROJETOS... CONVERSAMOS E REGISTRAMOS OS NOSSOS PROPÓSITOS COMUNICATIVOS. NÃO FALTARAM IDEIAS, SUGESTÕES... ACHO QUE SAÍMOS DESSE ENCONTRO COM BASTANTE DISPOSIÇÃO PARA INICIAR O “ PROJETO: PRODUÇÃO DO FOLDER” ANGÉLICA E MARIA CÉLIA