Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho O Contributo das TIC para as Novas Áreas Curriculares TIC Carlos Carvalho Isabel Gorgulho Membros da equipa Nónio Século.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
As TIC e o currículo do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
ESTUDO ACOMPANHADO.
O NÓNIO NA ESCOLA Nº8 DE SETÚBAL. Antes 4 O MATERIAL INFORMÁTICO QUE A ESCOLA POSSUÍA ESTAVA DESACTUALIZADO.
Plano de Acção - BECRE- Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha- Fundão.
Centro de Competência Nónio Século XXI Escola Superior de Educação de Setúbal 20 anos depois … Setúbal, 15 de Fevereiro de 2005 Conceição Brito e José
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
A nossa e-escola Encontro de Professores do 1º CEB Viseu, 30 de Junho de 2006 José Carlos Duarte Marques.
TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Educação e Tecnologias
Santarém Março a Julho de 2007
José Duarte, ESE de Setúbal3.Julho.2006Seminário Ser Competente em TIC Da disciplina de TIC às TIC nas disciplinas.
Centro de Competência CRIE FCUL
Meteorologia e Estações Meteorológicas
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
1- URL da experiência e parágrafo descritivo; Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 1 Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/
História do dia É um recurso que sugere uma história com um tema diferente para cada dia.  
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Análise de uma ferramenta ou recurso
Escalão Apogeu “Andar é poupar”
RAÍZES NACIONAIS E ASAS EUROPEIAS. PARCEIROS POLÓNIA (Wroclaw) – coordenadora ITÁLIA (Roma) PORTUGAL (Chamusca) TURQUIA (Kocaeli)
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
PROFESSORES AJUDAM PROFESSORES -Equipas de Resolução de Problemas- Baseado no modelo 30 minutos com os colegas Desenvolvido por: Poster Wilson,Kelly e.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
NAVEGAR NA NET SEM MEDOS uma questão de incentivo à cultura de segurança Fernando Carrapiço
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Palestra de ensino de Geografia
Trabalho licenciado de acordo com a Licença Portuguesa Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 TIC & Inovação em Portugal ou A Lógica.
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Tendências atuais do ECLE
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
Transcrição da apresentação:

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho O Contributo das TIC para as Novas Áreas Curriculares TIC Carlos Carvalho Isabel Gorgulho Membros da equipa Nónio Século XXI da ESE de Setúbal

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho O porquê da utilização das TIC; Ideias e materiais; O papel do professor; O papel do aluno; Contornar os obstáculos; Projectos. Sumário

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho O porquê da utilização das TIC É um recurso transversal a todas as Novas Áreas Curriculares; Permite abordagens diversificadas e inovadoras; Respeita os diferentes ritmos de aprendizagem; Permite abordagens numa perspectiva construtivista; Facilita o trabalho colaborativo.

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho Ideias e Materiais Guiões de orientação; Formas de apresentação da informação; Webquests.

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho Guiões de orientação Guiões de exploração de CD-ROM educativos; Guiões de pesquisa; Tabelas de Endereços. Tabela de Endereços Costa Azul Região de turismo da Costa Azul Serra da Arrábida Reserva natural da Serra da Arrábida

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho Formas de apresentação da informação Apresentações em PowerPoint; Folhetos e Jornais; Webpages.

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho Webquests Desafio na rede; IntroduçãoTarefasProcessosRecursosConclusãoAvaliação

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho O Papel do professor Estar receptivo à inovação; Definir estratégias, com o recurso às TIC; Gerir o espaço e as diferentes actividades; Orientar/aconselhar; Avaliar.

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho O papel do aluno Estar receptivo e participar nas tarefas propostas; Ser crítico; Ser criativo; Desenvolver trabalho colaborativo; Respeitar as regras de utilização da sala; Proceder à sua avaliação.

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho Contornar os obstáculos Professores não predispostos à inovação; Falta de equipamento e de espaços adequados; Más condições dos equipamentos; Falta de apoio técnico; Partilhar experiências bem sucedidas; Concorrer a projectos de financiamento; Contratar técnicos exteriores à escola; Estabelecer regras bem definidas de utilização dos equipamentos

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho Projectos de financiamento e equipamento Projecto Minerva; Programa Nónio Século XXI; MCT – um posto com ligação à Internet; Ciência viva; Medida 9 do PRODEP.

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho

Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho Contactos  Carlos Carvalho  Isabel Gorgulho