UNIVERSIDADE CORPORATIVA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE CONCEITUAL CORPORATIVE UNIVERSITY AND LEARNING ORGANIZACIONAL: A CONCEPTUAL ANALYSIS.

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UNIVERSIDADE CORPORATIVA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE CONCEITUAL CORPORATIVE UNIVERSITY AND LEARNING ORGANIZACIONAL: A CONCEPTUAL ANALYSIS

Roberto Martins da Silveira 1 Angélica C. D. Miranda 1 Israel Honorino Nunes 1 Lourdes de Costa Remor 1 Roberto Martins da Silveira 1 Angélica C. D. Miranda 1 Neri dos Santos 2 Andréa Steil 2 1 Doutorandos no Programa de Pós-graduação - EGC/UFSC 2 Professores no Programa de Pós-Graduação - EGC/UFSC

Conceitos de universidade corporativa e aprendizagem organizacional. FOCO DO ARTIGO Conceitos de universidade corporativa e aprendizagem organizacional. A relevância da aprendizagem organizacional no processo de mudança das organizações. As empresas começam a perceber que o conhecimento é o grande diferencial competitivo, a educação passa a te um papel de destaque nas empresas.

FOCO DO ARTIGO A importância nas universidades corporativas como estratégia de negócio. A relação existente entre aprendizagem organizacional e universidade corporativa e a interferência que a universidade corporativa exerce nos tipos de aprendizagem.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Argyris e Schön (1978), é o processo de detecção e correção de erros. Fiol e Lyles (1985) processo de melhorar as ações por meio do aumento do conhecimento e da compreensão.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Swieringa e Wierdsma (1992), significa a mudança do comportamento organizacional. Dibella et al. (1996), é a capacidade (ou processo) de uma organização que mantém ou aumenta o desempenho baseado na experiência.

Tipo I – Laço Simples (Single Loop Learning). Tipos de aprendizagem Argyris e Schön (1978): Tipo I – Laço Simples (Single Loop Learning). Tipo II – Laço Duplo (Double Loop Learning). Tipo III - Deutero (Deutero Learning).

Origem nos Estados Unidos. HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA Origem nos Estados Unidos. General Motors Institute em 1919. Investimentos maciços decorrentes da insatisfação com o conhecimento e as habilidades dos graduados do sistema público.

HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA Nas décadas de 50 a 70, nos Estados Unidos, as empresa formaram grupos para melhorar as competências profissionais de seus trabalhadores.

UNIVERSIDADE NO AMBIENTE CORPORATIVO

A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E UNIVERSIDADE CORPORATIVA

CONSIDERAÇÕES FINAIS As Universidades Corporativas, como uma unidade de negócio com o objetivo de estabelecer um processo em que funcionários de todos os níveis estejam envolvidos em um aprendizado contínuo e permanente para melhorar seu desempenho no trabalho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A Universidade Corporativa interfere nos tipos de aprendizagem, à medida que utiliza as teorias, sistematiza e organiza a aprendizagem organizacional, utilizando como uma estratégia voltada para resultados alinhados ao negócio das empresas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALPERSTEDT, C. 2001. Universidades corporativas: discussão e proposta de uma definição. Revista de Administração Contemporânea (RAC). V. 5, n. 3, set/dez./. ARGYRIS, C., & SCHON, D. 1978 Organizacional learning: A theory of action research. Reading, MA: Addison-Wesley. ARGYRIS, C. 1976. . Increasing Leadership Effectiveness. New York, Wiley. DI BELLA, A.J., NEVIS, E.C., GOULD, J.M. 1996. Understanding Organizational Learning Capability. Journal of Management Studies, Lancaster, v.33, p.361-379.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS EBOLI, Marisa. 1999. Coletânea universidades corporativas – educação para as empresas do século XXI. São Paulo: Schmukler Editores Ltda. ALPERSTEDT, C. 2001. Universidades corporativas: discussão e proposta de uma definição. Revista de Administração Contemporânea (RAC). V. 5, n. 3, set/dez./. ARGYRIS, C., & SCHON, D. 1978 Organizacional learning: A theory of action research. Reading, MA: Addison-Wesley. ARGYRIS, C. 1976. . Increasing Leadership Effectiveness. New York, Wiley. DI BELLA, A.J., NEVIS, E.C., GOULD, J.M. 1996. Understanding Organizational Learning Capability. Journal of Management Studies, Lancaster, v.33, p.361-379.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS EBOLI, Marisa. 1999. Coletânea universidades corporativas – educação para as empresas do século XXI. São Paulo: Schmukler Editores Ltda. EBOLI, Marisa et al. 2002. O Desenvolvimento das pessoas e a educação corporativa. As pessoas na organização. São Paulo, Ed. Gente. EBOLI, Marisa. 2004. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo, Ed. Gente. EBOLI, Marisa. 1999. Universidades corporativa: educação para as empresas do século XXI. São Paulo. Schmukler.

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FIM