Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Habilidades Motoras Característica do existência humana
PSICOLOGIA.
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO MOTORA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
Avaliação Psicomotora
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Transferência de aprendizagem
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O que é Aprendizagem?.
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
MOVIMENTOS RUDIMENTARES
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Ginástica geral Prof. Elaine.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
PSICOMOTRICIDADE.
Footwork: A base do jogo
Ed. Física no Ensino Infantil e Fundamental
Desenvolvimento motor
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Desenvolvimento motor
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 4. ENCONTRO)
Fase de movimentos especializados
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
TEORIAS ASSOCIADAS AOS ESTÁGIOS DE HABILIDADES NA APRENDIZAGEM MOTORA.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Foco de Atenção e Aprendizagem Motora
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Fase Motora Rudimentar
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Desenvolvimento motor
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
Processamento de Informação
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO

“Entende-se por teoria do movimento, o conjunto de conhecimentos científicos concernentes à origem, essência e legitimidade biomecânica da execução dos movimentos do corpo humano (BARBANTI, 1994).”

Movimento e Educação Física “Segundo Go Tani (1988) a aprendizagem do movimento deveria ser o objetivo da Educação Física Escolar; pois a criança deve aprender a se mover adequadamente e perante às suas realidades de vida formativa” “….o objetivo de aplicação e estudo da Educação Física, justifica sua atuação através da Aprendizagem do Movimento (FREIRE, 1989).” “A Ed. Física tem seus valores focados para as atividades básicas e específicas. Seu estudo e, particularmente o conteúdo é o movimento, nas mais variadas formas, valorizando a capacidade motora, em sua evolução, e a capacidade de dominar o corpo.” “Educação do movimento e educação pelo movimento!”

Conceitos de Movimento O movimento humano é representado pela troca de posição de todo o corpo no espaço ou alguns segmentos em relação a outros; Refere-se geralmente ao deslocamento do corpo e membros produzidos como uma consequência de padrão espacial e temporal da contração muscular (GUISELINI, 1987). É a mudança na posição por qualquer segmento do corpo (GUISELINI, 1987). Os movimentos estão presentes em todas as atividades humanas (TANI, 1988). Resposta motora observável, produzida por um estímulo (GUISELINI, 1987).

Classificação dos Movimentos Locomotor Não locomotor ou equilibração Manipulativos Combinação dos três

Fases do Movimento Movimento Reflexivo Movimento Rudimentar Movimento Fundamental Movimento Especializado

Fase do Movimento Reflexivo Fases do Movimento Fase do Movimento Reflexivo Reflexos → Movimentos involuntários; são bases para o desenvolvimento motor; percepção de informação sobre o ambiente de forma imediata. REFLEXO PRIMITIVO: Acúmulos de informações, busca de nutrição e proteção, sobrevivência.

REFLEXO DE SUCÇÃO Contacto de um objecto na região dos lábios ATÉ POR VOLTA DOS 3 MESES

REFLEXOS POSTURAIS: Ajudam a criança a manter a postura Manifestam-se depois dos 2 primeiros meses de vida. No final do primeiro ano de vida deixam de fazer parte do reportório motor como reacções isoladas requerendo posições e estímulos específicos.

REFLEXO LABIRÍNTICO Seguro em apoio, a cabeça mantém-se sempre direita. 2 MESES A 1 ANO

3. REFLEXO LOCOMOTOR Aparecem e desaparecem antes que os correspondentes comportamentos voluntários se instalem no reportório motor da criança.

REFLEXO CAMINHAR Suportado verticalmente, ao contatar com os pés no solo, executa passadas. ATÉ POR VOLTA 5 MESES

Fase do movimento Rudimentar Fases do Movimento Fase do movimento Rudimentar * 0 A 2 ANOS; * MOVIMENTOS ESTABILIZADORES (EX:CONTROLE DE CABEÇA E PESCOÇO); MOVIMENTOS MANIPULATIVOS (EX:PREENSÃO); MOVIMENTOS LOCOMOTORES (EX: ENGATINHAR);

A FASE DO MOVIMENTO RUDIMENTAR POSSUI 2 ESTÁGIOS: 1- INIBIÇÃO REFLEXO: - CONSIDERADO DESDE O NASCIMENTO; - SUBSTITUI OS REFLEXOS PRIMITIVOS E POSTURAIS; - MOVIMENTOS DESCONTROLADOS, NÃO REFINADOS; 2- PRÉ-CONTROLE: - POR VOLTA DE 1 ANO DE IDADE; - MAIOR PRECISÃO E CONTROLE DOS MOVIMENTOS; - CRIANÇAS APRENDEM A GANHAR E MANTER EQUILIBRIO, MANIPULAR OBJETOS E SE LOCOMOVER COM BOM GRAU DE DESENVOLVIMENTO;

Exemplos

Fase do movimento Fundamental Fases do Movimento Fase do movimento Fundamental * 2 A 5-6 ANOS; * MOMENTO DE DESCOBERTA DE COMO EFETUAR UMA VARIEDADE DE MOVIMENTOS LOCOMOTORES, ESTABILIZADORES E MANIPULATIVOS, PRIMEIRO ISOLADO E DEPOIS EM COMBINAÇÃO COM UM OUTRO; * ERRO: ACHAR QUE AS HABILIDADES DESSA FASE SÃO DETERMINADAS MATURACIONALMENTE;

A FASE DO MOVIMENTO FUNDAMENTAL É DIVIDIDA EM 3 ESTÁGIOS: 1- INICIAL: MOVIMENTO CARACTERIZADO PELA PERDA OU SEQÜÊNCIA IMPRÓPRIA DAS PARTES, COM USO RESTRITO OU EXAGERADO DO CORPO, COM INFLUÊNCIA RÍTMICA OU COORDENATIVA POBRE; 2- ELEMENTAR: - MELHOR CONTROLE E COORDENAÇÃO RÍTMICA DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS; - SINCRONIZAÇÃO DOS ELEMENTOS TEMPORO-ESPACIAIS, PORÉM OS PADRÕES DE MOVIMENTO NESSE ESTÁGIO AINDA SÃO RESTRITOS OU EXAGERADOS, EMBORA MELHOR COORDENADO; MAIOR INFLUÊNCIA DA MATURAÇÃO;

3- MADURO: - CARACTERIZADO POR UMA MECÂNICA EFICIENTE, COORDENADO E COM PERFORMANCES CONTROLADAS; - INFLUÊNCIA DA MATURAÇÃO, PORÉM A MAIORIA DAS CRIANÇAS REQUEREM OPORTUNIDADES PARA PRÁTICA, ENCORAJAMENTO E INSTRUÇÕES EM AMBIENTE FAVORÁVEL;

Fase do movimento Especializado Fases do Movimento Fase do movimento Especializado * HABILIDADES FUNDAMENTAIS SÃO REFINADAS, COMBINADAS E ELABORADAS PARA USO DE SITUAÇÕES DE MAIOR DEMANDA; EXISTEM 3 ESTÁGIOS DENTRO DA FASE DE MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS:

1- TRANSIÇÃO: - POR VOLTA DOS 7 OU 8 ANOS; - COMBINA E APLICA HABILIDADES DE MOVIMENTO FUNDAMENTAL À PERFORMANCE DE HABILIDADES ESPECIALIZADAS NO AMBIENTE ESPORTIVO E RECREACIONAL; - EXEMPLOS: ANDAR SOBRE PONTE DE CORDAS; - POSSUI OS MESMOS ELEMENTOS DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS COM MELHORA NA PRECISÃO E CONTROLE; - FASE EXCITANTE PARA PAIS, PROFESSORES E ALUNOS POIS ESTARÃO ENVOLVIDOS NA DESCOBERTA E COMBINAÇÃO DE NUMEROSOS PADRÕES DE MOVIMENTOS; - CUIDADO PARA NÃO CAUSAR ESPECIALIZAÇAO OU RESTRIÇÃO DAS ATIVIDADES;

2- APLICAÇÃO: - APROXIMADAMENTE ENTRE 11 E 13 ANOS; - OCORRE SOFISTIFICAÇÃO COGNITIVA; - CONSCIENTIZAÇÃO DA DECISÃO DE PARTICIPAR OU NÃO DE CERTAS ATIVIDADES. AS DECISÕES SÃO BASEADAS NA FORMA COM QUE PERCEBEM A ESTENSÃO DE CADA FATOR DA TAREFA, A SI PRÓPRIOS E AO AMBIENE QUE PODE TANTO AUMENTAR OU INIBIR AS CHANCES DE PRAZER E DE SUCESSO; - ÊNFASE NA HABILIDADE, PRECISÃO E QUANTIDADE DE ASPECTOS DA PERFORMANCE DOS MOVIMENTOS; 3- UTILIZAÇAO AO LONGO DA VIDA: - INICIA-SE POR VOLTA DOS 14 ANOS E CONTINUA PELA VIDA ADULTA; - USO DO REPERTÓRIO ADQUIRIDO DE MOVIMENTO ATRAVÉS DA VIDA;

FATORES COMO DISPONIBILIDADE, DINHEIRO, EQUIPAMENTOS E FACILIDADES, LIMITAÇÕES FÍSICAS E MENTAIS AFETAM ESTE ESTÁGIO; NIVEL DE PARTICIPAÇÃO DEPENDE DO TALENTO, OPORTUNIDADES, CONDIÇÕES FÍSICAS E MOTIVAÇÃO PESSOAL; - META: AUXILIAR OS INDIVÍDUOS A TORNAREM-SE FELIZES, SAUDAVEIS E MEMBROS CONTRIBUINTES DA SOCIEDADE;

Exemplos

“AS DUAS PRIMEIRAS FASES SÃO ALTAMENTE PREVISÍVEIS E PROVÊM BASICAMENTE DA HEREDITARIEDADE. AS FASES SEGUINTES SÃO ALTAMENTE INFLUENCIADAS PELO AMBIENTE E PELOS ESTIMULOS.”