O Desenvolvimento da Visão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
Estudo de Mercados.
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
15:20.
Daciane de Oliveira Silva
Criatividade nos negócios
Administração Estratégica
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Empreendimentos em Informática
Administração e Empreendedorismo
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Empreendedorismo nas Empresas
Aprendizagem Significativa
A importância da jovem liderança empreendedora
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Dimensões da Globalização
Empreendedorismo – Unidade 1
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento.
A teoria visionária de Filion
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Aquele que assume riscos e cria algo novo
Escola Secundária Fernando Namora
Empreendedorismo pode ser aprendido
EMPREENDEDORISMO.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
GEC GEC Gestão de Negócios Prof. d´Avila 1o Semestre de 2006
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Estratégia Organizacional
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Identificando Oportunidades
A motivação e o perfil do empreendedor
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Emprendedorismo – Aula 2 ________________________
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo “Imprendere”
EMPREENDEDORISMO PROGRAMA DO CURSO n Apresentação da disciplina e organização dos trabalhos; n Transfomações Sociais e Econômicas e as Novas Necessidades.
Empreendedorismo ENCONTRO EMPREENDEDORISMO  “O Empreendedor é alguém capaz de gerar novos conhecimentos a partir de uma determinada plataforma,
EMPREENDEDORISMO – Aula 02
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Empreendedorismo: Quem, O quê, Por quê?
EMPREENDEDORISMO Fabiana J. Pignata Fernandes.
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Comportamento de compra do consumidor
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
Transcrição da apresentação:

O Desenvolvimento da Visão

Empreendedor e empreendedorismo

é uma livre tradução da palavra entrepreneurship Empreendedorismo é uma livre tradução da palavra entrepreneurship “entrepreneur é um substantivo de empreendedor, empresário” (Baêta, 1998)

“Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” (Filion, 1991)

Os estudos de Filion De natureza exploratória; Realizado desde 1983; Visou desenvolver um modelo estratégico para descrever a atividade do empreendedor; Baseado na prática por proprietários de “PME” comprovadamente bem sucedidas

“os estudos de Filion ajuda-nos a entender como se forma uma idéia de empresa e quais são os elementos que a sustentam, sendo a teoria mais difundida no Brasil, utilizada como base da metodologia do ensino de empreendedorismo”. Dolabela, 1999

Os estudos de Filion Modelo voltado para o segundo setor da economia (iniciativa privada); Preocupação com as atividades que o empreendedor realiza que conduzem ao sucesso do empreendimento.

VISÃO CENTRAL Externa Interna Visões complementares Visões emergentes Filion, 1991

Idéias de produtos ou de serviços que se quer lançar Visão Emergente Idéias de produtos ou de serviços que se quer lançar

Visão Central INTERNA EXTERNA Resultado de uma ou mais visões emergentes

Visões Complementares As atividades de gestão definidas para sustentar a realização da visão central

Elementos de sustentação da Visão Relações Liderança Energia Visão de Mundo Elementos de sustentação da Visão

Visão de Mundo É a maneira pela qual o indivíduo vê o mundo real. É o que é percebido como significativo, por meio de atitudes, valores e intenções.

É o primeiro momento de uma visão emergente O empreendedor, ao possuir uma idéia, lança seu olhar para o futuro, objetivando identificar as imagens que irá perseguir. É o primeiro momento de uma visão emergente

Auto-imagem Experiências - Conceito de si “As pessoas só realizam algo quando se julgam capazes de fazê-lo” (Filion,1991) Auto-imagem Experiências - Conceito de si

Energia Diz respeito à quantidade e qualidade do tempo que o empreendedor estará disposto a investir à medida que desenvolve atividades na empresa.

“A energia despendida na criação e manutenção de relacionamentos é recompensadora, pois o empreendedor beneficiar-se-á de um fluxo constante de informações, que lhe permitirá reajustamentos continuados”. Filion, 1991

Liderança Resulta da visão de mundo, da energia e da rede de relações, mas, paralelamente exerce influência sobre esses três elementos.

“Constitui-se muito mais numa característica adquirida do que natural, bipartindo-se em duas dimensões: vontade e determinação (resolução, tenacidade, motivação) e conhecimento acumulado em um dado setor (vai do conhecimento técnico até a capacidade de sensibilização e comunicação de suas idéias aos demais)”. Oliveira,1996

A liderança é importante porque: A qualidade de lidar com as pessoas é que influenciará a estruturação da visão inicial. É o momento da consolidação da visão emergente, o momento de lidar com a visão central de seu negócio.

Relações Primárias Secundárias Terciárias

Relações Primárias Ligadas aos familiares próximos com quem mantém vínculos: afetivos, intelectuais, esportivos... Dizem respeito ao conceito de si.

Relações Secundárias A partir de atividades bem definidas: clubes sociais, grupos religiosos, negócios e política.

Relações Terciárias São escolhidas para satisfazerem uma necessidade bem definida; Contato com a área de interesse

“A inter-relação desses elementos contribuirá para o desenvolvimento das visões complementares, ou seja, a aceitação do negócio pelo mercado e os riscos a que estará exposto”. Filion,1991

Empreendedor de Negócios

“O empreendedor de negócios tem visão, criatividade, determinação extraordinários, e criação de processos totalmente novos...

Motivos que levam as pessoas a terem seu próprio negócio Percentual Experiência anterior como empresário 54,7% Desejo de ser empresário 23,3% Negócio da família 22,1% Potencial do mercado 18,1% Estar desempregado 15,9% Disponibilidade de capital 13,5% Insatisfação no emprego: 8,3% 8,3% Fonte: SEBRAE-MG, 1997

Onde quero ir? Como chegarei lá? Será que consigo?

Trinômio do Sucesso no Empreendimento Experiência e Conhecimento na Atividade Capital Perfil de um Comportamento Empreendedor

Que será nossa próxima aula...

Pensem...

“O limão amadurece em 2,5 anos, mas as pérolas levam de 7 ou 8 anos.”