Aula 11 – Ensino Fundamental II 9ª Série/Fase

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS
CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
ESCOLA DE FORMAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS CURSO CONSTRUINDO DIREITOS HUMANOS COMUNICAÇÃO & CULTURA Gleber Pieniz Jornalista.
Parábolas de Jesus.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O QUE SABER.
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Educação no contexto do Trabalho
Simone Braz Ferreira Gontijo
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
Influência Televisiva
Como Influência e Manipula a Informação
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O uso de novas mídias nas escolas
Segundo Émile Durkheim
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O QUE É MÍDIA TRAINING?. É a técnica que orienta como agir diante dos jornalistas: Responder de forma clara, precisa, segura; Evitar enganos, distorções.
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Programação – Quando é onde...
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Os nossos desafios no Esporte A realidade brasileira Estudantes entre 4 a 17 anos matriculados em escolas públicas e privadas: cerca de 42 milhões.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Como Utilizar a Internet na Educação
Gestaltismo ..
Cidadania.
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
REFLEXÃO SOBRE TEMPO ESCOLAR, TEMPOS SOCIAIS E TEMPORALIDADES NAS UEE
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO Professora : Adriana Batista Santana.
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
Estratégias de Marketing
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
Trabalho de Fundamentos da Educação Musical Nicoli Mendonça Uzun Por que música na escola? Lucas Robatto.
Click to edit Master subtitle style. José Martins José Martins Rodrigues Neto: Licenciatura em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Hélio Alonso –
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

Aula 11 – Ensino Fundamental II 9ª Série/Fase Esporte da mídia x Esporte na mídia. Disciplina: Educação Física Professor: Guilherme

ESPORTE DA MÍDIA

O ESPORTE DA MÍDIA As características que fazem com que o esporte seja da mídia em especial da televisão começam com a ênfase dada a falação esportiva, que tem como característica informar e atualizar as pessoas dos bastidores do mundo esportivo, contar histórias dos atletas e clubes, criarem expectativas para conquistar adeptos e aumentar a audiência.

Outra característica é a monocultura esportiva Outra característica é a monocultura esportiva. Podemos observar claramente que em nosso país o futebol é destaque, principalmente na televisão aberta.

Outra característica muito importante é a superficialidade     Outra característica muito importante é a superficialidade. A televisão por si só, gera a cultura do breve e do descontínuo. A profundidade das informações pode ser atingida com a interação entre várias mídias, ou seja, a televisão levaria ao jornal, a revista e outras mídias. Mas atualmente quem lê, se as imagens são mais fáceis de ser captadas e assimiladas como verdade? Neste sentido os efeitos negativos da televisão são enormes, ainda mais num país como o Brasil que possuem muitos analfabetos e semi-analfabetos.

A mídia privilegia o que fornece audiência e em conseqüência o lucro A mídia privilegia o que fornece audiência e em conseqüência o lucro. A ideologia que a mídia passa aos seus consumidores produz uma alienação ao tradicional. Isto caracteriza a pobreza da televisão brasileira e suas mesmices da programação. As pessoas acabam escolhendo o que as mídias querem. O telespectador acaba sofrendo da terrível doença da alienação e da heteronomia, os outros definem por mim e sabem o que eu quero e gosto. As pessoas perderam o poder da reflexão crítica e de perceber o que é bom ou ruim para si próprio.

Podemos observar que estas características possuem fatores que mostram o grande poder que as mídias detêm sobre as pessoas. As informações transmitidas para nós têm um caráter alienante e um interesse particular seja ele econômico, político, social e outros que nos fazem pensar e agir de forma que eles querem.

ESPORTE NA MÍDIA

Falar sobre o esporte na mídia implica em comentar sobre algumas questões e possibilidades que vem de encontro com as pessoas e seus direitos mais significativos como seres humanos. Podemos observar que o esporte da mídia possui as lacunas fundamentais que servem de suporte para serem exploradas e com isto justificar e elaborar novas questões e possibilidades para construir o esporte na mídia.

A constituição federal comenta no artigo 221 que a mídia deveria ter um caráter puramente educativo, artístico, cultural e informativo. Outro artigo o 224, prevê um Conselho de Comunicação Social para analisar e efetivar que a mídia tenha exatamente o caráter que a constituição lhe impõe.

Neste contexto grande parte das pessoas que vê o esporte dentro desta ótica (da mídia) o entende como sendo educativo, artístico, saúde, integrador, lazer e outros adjetivos que o caracterizam como sendo um fator de transformações social que tira as crianças das ruas e das drogas e garante um futuro melhor como atleta. Esta visão acrítica e alienada de esporte é o que a mídia, com suas formas de persuasão desenvolvidas pelos meios tecnológicos apresentam para nós.

Esta visão de esporte é semelhante a um iceberg, a parte maior não esta vista e sim escondida debaixo da água. O esporte na mídia teria o dever de mostrar estas facetas escondidas e buscar a verdade dos fatos esportivos. Mostrar os reais interesse políticos e econômicos dos campeonatos e grandes eventos que são os únicos que a mídia divulga.

Geralmente na televisão se associa o esporte como educação e saúde Geralmente na televisão se associa o esporte como educação e saúde. É muito divulgado que se a criança esta praticando esporte ela automaticamente está tendo educação. O esporte possui como características a competitividade e a rígida normatização. Neste contexto o participante é um mero executante de formas técnicas de movimento.

A mídia diz que esporte é saúde. Será mesmo que o esporte é a saúde?

Somos diferentes um do outro Somos diferentes um do outro. As receitas de atividades física que são divulgadas para toda população e são relacionadas à saúde, reagem diferente em cada ser humano que é único e particular. Percebemos hoje que as mídias dão destaque exatamente a algumas modalidades que se projetam para o mundo, com intenção de medalhas e que possuem um bom patrocinador. Acredito que as pessoas têm que entender, conhecer e vivenciar outras formas de atividades esportivas e isto pode ser conquistado com uma mídia diferente, a favor do esporte.

FIM