Planejamento e Responsabilidade Social

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ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR Planejamento e Controladoria Social AULA 13

Planejamento e Responsabilidade Social Funções importantes para o planejamento: Estratégica Seu foco é voltado para fatores do ambiente externo e interno da organização, visando o posicionamento e a competitividade da empresa. Gerencial Tem o foco mais direcionado para aspectos internos da organização, identificando os pontos fortes e fracos da empresa para competir com os concorrentes. Operacional Verifica se os objetivos organizacionais estão sendo colocados em prática.

Planejamento e Responsabilidade Social O papel do administrador de empresas no século XXI: Investir na preservação de leis que assegurem o bem-estar e a sobrevivência da sociedade. Compreender que a empresa interfere no desenvolvimento de atitudes e valores na sociedade. Desenvolver teorias administrativas modernas na área de ecologia organizacional (gestão ambiental).

Planejamento e Responsabilidade Social A visão da empresa a partir da responsabilidade social: Valorizar os colaboradores e a comunidade Buscar comprometimento com o processo de responsabilidade social Pesquisar e investir em novas tecnologias limpas para atingir o desenvolvimento ambiental sustentável Desenvolver um trabalho ético Reduzir o nível de desemprego Desenvolver práticas de consumo responsável e consciente

Planejamento e Responsabilidade Social Segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA (2002), as sugestões apresentadas pelos empresários são: Aumentar e divulgar os incentivos fiscais e estendê-los às micro e pequenas empresas. Estimular os meios de comunicação de massa a divulgarem as ações realizadas pelas empresas privadas e benefícios gerados. Reduzir a carga tributária, os encargos sociais e a burocracia governamental para a realização de ações sociais. Promover parcerias entre governos e comunidades para orientar as ações sociais. Criar novos estímulos à atuação social das empresas. Melhorar a qualidade dos projetos apresentados pelas organizações que executam atividades sociais. Permitir a profissionalização da gestão social.

Planejamento e Responsabilidade Social Definições da área social referidas à responsabilidade social: FILANTROPIA: tem como base os princípios de caridade e da custódia e amor à humanidade. AÇÃO SOCIAL: é ação de curto prazo com objetivo de satisfazer as necessidades em prol da sociedade ou de uma comunidade específica. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: é o comportamento ético e responsável na busca de qualidade nas relações que a organização estabelece com os seus stakeholders. É o comportamento ligado aos desafios éticos nas dimensões econômicas, ambiental e social.

Controladoria Social É um instrumento de gestão estratégica nas organizações. Auxilia os gestores no planejamento e controle de gestão, através da manutenção de um sistema de informações que permita integrar as várias atividades. Exerce uma força capaz de influir nas decisões dos gestores da entidade. Organiza dados e informações relevantes. Permite a medição de desempenho das atividades operacionais e funções administrativas. Avalia as decisões tomadas pelos gestores de diversos níveis. Emite opiniões em relação ao desempenho das variadas unidades administrativas operacionais da empresa. Realiza a identificação e análise das variáveis ambientais críticas.

Controladoria Social As principais áreas de atuação da controladoria: PRODUÇÃO: gerenciamento dos estoques e dos custos para produção. CONTABILIDADE GERENCIAL: gerenciamento de um grande banco de dados responsável pela definição de relatórios gerenciais para tomada de decisão dos demais departamentos. CONTABILIDADE FINANCEIRA: responsável pelo controle de escrituração das transações diárias da empresa para a preparação das demonstrações contábeis (legislação fiscal e societária). CONTABILIDADE FISCAL: gerenciamento do planejamento tributário e controle do pagamento de tributos.

Controladoria Social As principais áreas de atuação da controladoria: INFORMÁTICA: definição de relatórios e criação de indicadores financeiros e sociais. RECURSOS HUMANOS: adequação das estratégias empresariais ao capital humano disponível. MARKETING: avaliação de indicadores de satisfação dos clientes internos e externos.

Controladoria Social e a Ecoeficiência Alvos principais da ecoeficiência: Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços Diminuir o consumo de energia com bens e serviços Reduzir a dispersão de substância tóxicas Intensificar a reciclagem de materiais Aumentar a vida útil dos produtos Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis Maximizar a eficiência dos processos

Controladoria Social e a Ecoeficiência Para Leipziger: A ecoeficiência é o principal caminho para que as empresas possam alcançar o desenvolvimento sustentável e agregar aos seus negócios diferenciais competitivos nas vantagens econômicas e ambientais, permitindo que se produza mais com muito menos ou com mais eficiência, gerando um diferencial competitivo para as empresas, além de contribuir para o fortalecimento da gestão da marca.