PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro com professores
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
A importância da formação docente na mediação em EAD
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Maio / 2006.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
  Ana Carolina Castelli da Silva
TC F3A O ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO DISCIPLINA REGULAR DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Instrumentos de Avaliação - MEC
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Ferramentas de Mediação no Moodle
Universidade Agostinho Neto
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
O Papel do Monitor.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Dez novas competências para Ensinar
Prof. Eduardo Lobo, Dr. Coordenação EaD/FABAC. Inovação na área contábil: A FABAC implementando a Ead para a formação de contadores Prof. Eduardo Lobo,
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Isabela Quaglia Camilla Barreto Rodrigues Cochia Caetano
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
FGV ONLINE Profa. Rebecca Villagrán Seoane
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Estratégias Metodológicas para Ações em EAD
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
Questionário do Estudante Enade
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD: QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR   Curitiba – PR – Agosto – 2014 Lucilene Rodrigues Katia Paulino Patrícia Tristão

Missão A FAE é uma Instituição Franciscana, que tem por Missão: Educar para a promoção de uma sociedade justa, sustentável e feliz. Visão Ser referência em Educação Superior pela formação ampla, inovadora e humanista. Valores I. Humanismo Franciscano; II. Ensino Amplo de Excelência; III. Empreendedorismo Inovador Sustentável.

OFERTA EM EAD PELA FAE Inicia com projetos Institucionais de formação continuada na modalidade a distância em 2002 - formação docente; Utiliza ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à oferta presencial desde 2002; Credenciada para oferta de Pós-Graduação em 2008 (Portaria Ministerial 123/2008); Inicia a oferta de disciplinas em EAD para Cursos de Graduação presenciais em 2010.

Programa de Educação a Distância - PED O PED oferece disciplinas na modalidade a distância para todos os cursos de Graduação presenciais da FAE. Recuperação de disciplinas . Antecipação de disciplinas - 20% Enriquecimento curricular 

Progressão do PED 2010 2011 2012 2013 2014 2010   2011/1 2011/2 2012/1 2012/2 2013/1 2013/2 2013/2-USF 2014/1_FAE 2014/1_USF 125 609 686 513 675 651 1161 1034 1207 1234

ASPECTOS LEVANTADOS NA AMBIENTAÇÃO DOS ALUNOS PED Dificuldades em administrar o tempo Baixa autonomia Dependência dos tutores Dificuldade de usar o AVA Dificuldade na comunicação e interação dentro do AVA Dependência do formato presencial

Programa de Apoio ao Aluno da Modalidade a Distância - PAAD Objetivos: Identificar práticas de aprendizagens significativas. Avaliar o rendimento acadêmico. Analisar a adaptação do aluno a modalidade EAD. Oferecer ferramentas aos tutores e equipe de apoio. Explorar dados extraídos dos relatórios de acompanhamento. Evitar evasão dos alunos.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR ENVOLVIDA COM O PAAD ALUNO COORDENAÇÃO SUPERVISÃO TUTORIA SUPERVISÃO PAAD SUPORTE MOODLE TUTORIA E APOIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO CENTRAL DE RELACIONAMENTO

AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO DO PAAD APOIO PEDAGÓ-GICO Participação do aluno, realização de atividades, interação com tutores e colegas, frequência. TUTORES Participação nos fóruns, atividades avaliativas, apoiar situações específicas. SUPORTE MOODLE Navegabilidade, ferramentas, interfaces, layout, atualização. AUTORES-MATERIAL DIDÁTICO Percepção dos alunos sobre conteúdo e forma de apresentação em diferentes mídias.

Programa de Apoio ao Aluno a Distância AMBIENTAÇÃO UNIDADE 1 UNIDADES 2 e 3 UNIDADE 4 UNIDADE 5 UNIDADE 6 PAAD Programa de Apoio ao Aluno a Distância N1 Levantamento de dados da N1. Apresentação dos resultados para equipe NEAD e tutores.

Programa de Apoio ao Aluno a Distância UNIDADE 7 UNIDADE 8 UNIDADE 9 UNIDADE 10 UNIDADE 11 UNIDADE 12 PAAD Programa de Apoio ao Aluno a Distância N2 Levantamento de dados da N2. Apresentação dos resultados para equipe NEAD e tutores. SEMANA APÓS AVALIAÇÃO Levantamento dos alunos que não participaram da N1 ou N2. Levantamento dos motivos de ausência. Ação da Central de Relacionamento. N3 Levantamento de dados da N3. Finalização do semestre.

EXPECTATIVAS E RESULTADOS Todas as comunicações com os alunos pela equipe de apoio NEAD está sendo formalizada por meio de CRM. Utilização de formas diferenciadas de comunicação evidenciam a diminuição de manifestações dos alunos sobre o desconhecimento de processos. Tutores sentem maior apoio por parte da equipe NEAD que subsidia com dados sobre perfil da turma e de desempenho para intervenções mais adequadas. Constante utilização dos resultados de avaliação na alimentação das mudanças. O material didático é redimensionado a partir de dados extraídos das observações.

FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA http://www.fae.edu Contato: (41) 21055201 ou (41) 21055259