TRABALHO FINAL I CEAP – 2011.2 Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases do Método Epidemiológico
Advertisements

COMO CONSTRUIR HIPÓTESES
Metodologias de Investigação
MÉTODO CIENTÍFICO.
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
ETAPAS DO TRABALHO CIENTÍFICO
Formas de Planejamento
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
AULA 03. Em toda investigação jurídica três fatores concorrem diretamente para a elaboração do trabalho científico: O estudante investigador Os meios.
O que é um Resumo Expandido?
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
Como a hipótese vira lei?
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Pesquisa: Conceitos e Definições
Metodologia para Elaboração de Problema.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Explicação Científica – Hipótese Capítulo VI
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
Pesquisa em Serviço Social
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Conhecer Conhecimento.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Monografia Adirleide Greice Carmo de Souza
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Karl Popper O Falsificacionismo
SILVANA BERBEL FERNANDES
HIPÓTESES, VARIÁVEIS, E OBJETIVOS
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Março/2014
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
A Psicologia Experimental
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Aula – 5 Planejamento Unidade 1 – Ciência e conhecimento 2 OBJETIVO DA AULA - Elaborar a hipótese e os objetivos geral e específicos de.
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Projeto de Graduação II
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Karl Popper Falsificacionismo.
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Como elaborar um plano de aula
TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.
Apostila de Práticas Investigativas
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Comportamento Organizacional
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
O que é conhecimento?.
Finalidades da pesquisa científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA.
7) Você é filiado a algum partido político? Sim ( ), Não ( ). 8) Vota nas eleições? Sim ( ), Não ( ). 9) Recorda-se do candidato para quem votou nas últimas.
TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

TRABALHO FINAL I CEAP – PROBLEMATIZAÇÃO Variáveis: Independente: causa, provoca, influencia, determina; Dependente: influenciada, determinada; Interveniente: se coloca entre as variáveis estudadas a fim de anular, diminuir ou ampliar o impacto da variável independente sobre a dependente.

TRABALHO FINAL I CEAP – PROBLEMATIZAÇÃO Bullying nas aulas de Educação Física e o Papel do Professor Qual a atitude do Professor de Educação Física diante da ocorrência de Bullying em suas aulas? Variáveis: Independente: Bullying; Dependente: Atitude do Professor; Interveniente: nível de atualização, nível de relacionamento professor-aluno, etc.

TRABALHO FINAL I CEAP – PROBLEMATIZAÇÃO Dança: a eficiência dos métodos de ensino global e parcial na aprendizagem motora em crianças Qual dos métodos, global ou parcial, é mais eficiente na aprendizagem dos gestos motores da dança? Variáveis: Independente: métodos de ensino; Dependente: aprendizagem motora; Interveniente: nível de atualização do Professor, dinâmica das aulas, etc.

TRABALHO FINAL I CEAP – PROBLEMATIZAÇÃO Dança de Salão no Ensino Especial: um estudo de caso A dança de salão contribui no desenvolvimento psicomotor do DV? Variáveis: Independente: prática da dança de salão; Dependente: desenvolvimento psicomotor; Interveniente: nível de atualização do Professor, dinâmica das aulas, etc.

HIPÓTESE TRABALHO FINAL I CEAP – Resposta provisória para o problema; Previsão, pode se confirmar ou não; Critério do aluno citar ou não. O professor atua de modo responsável frente às ocorrências de Bullying O método global é o mais eficiente na aprendizagem da Dança. A dança de salão contribui na aquisição da lateralidade e no esquema corporal do DV.

HIPÓTESE A hipótese é uma resposta provisória para o problema. É sempre representada por uma frase afirmativa e deve, preferencialmente, estabelecer a relação entre as mesmas variáveis do problema. Obs.: sua hipótese pode ser confirmada ou falseada. TRABALHO FINAL I CEAP –

HIPÓTESE Segundo Ferreira (1999), é uma suposição, uma conjetura. Nada mais é do que uma previsão, que pode ser confirmar ou não, das respostas a serem alcançadas. TRABALHO FINAL I CEAP –

 Como um enunciado geral de relações entre variáveis (fatos, fenômenos): a)Formulado como solução provisória para determinado problema; b)Apresentando caráter explicativo ou preditivo; c)Compatível com o conhecimento científico e revelando consistência lógica; d)Sendo passível de verificação empírica em suas conseqüências. HIPÓTESE TRABALHO FINAL I CEAP –

 Importância: Sem orientação de hipóteses não sabemos o que observar, o que procurar, ou que experiência realizar a fim de descobrir ordem na rotina. HIPÓTESE TRABALHO FINAL I CEAP –

Função das Hipóteses  Dirigir o trabalho do cientista, constituindo-se em princípio de investigação e progresso;  Coordenador os fatos já conhecidos, ordenando os materiais acumulados pela observação. TRABALHO FINAL I CEAP –

Fontes de Elaboração de Hipóteses  Conhecimento Familiar;  Observação;  Comparação com outros estudos;  Dedução lógica de uma teoria;  A cultura geral na qual a cincia se desenvolve;  Analogias;  Experiência pessoal. TRABALHO FINAL I CEAP –

 Rudio (2002, p.990) explica que a hipótese deve ser:  Plausível;  Consistente;  Específica;  Verificável;  Clara;  Simples e Econômica;  Explicativa. HIPÓTESE TRABALHO FINAL I CEAP –

BOA SORTE! QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS! QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS! TRABALHO FINAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA CEAP