Comportamento do Consumidor GABARITANDO Comportamento do Consumidor Aula 1
Comportamento do Consumidor GABARITANDO Comportamento do Consumidor Prof. Alexandre Hungria Aula 1
Compreendendo o Consumidor GABARITANDO AULA 1 Compreendendo o Consumidor Aula 1
GABARITANDO Conceito de Marketing “Marketing é primeiramente uma dimensão central do negócio inteiro. É o negócio como um todo visto do ponto de vista do seu resultado final, isto é, do ponto de vista do cliente.” Peter Drucker Aula 1
Sistema Simplificado de Marketing GABARITANDO Sistema Simplificado de Marketing Aula 1
O Consumidor é como um Iceberg GABARITANDO O Consumidor é como um Iceberg Aula 1
Tipologia do Consumidor GABARITANDO Tipologia do Consumidor Consumidor Pessoal Compra para seu uso, para o lar, amigos, etc... Nem sempre o consumidor ou usuário é a mesma pessoa que compra; Papeis dos Consumidor: 1 – Iniciador – pessoa que sugere comprar produto/serviço; 2 – Influenciador – pessoa cujo ponto de vista ou conselho influencia na decisão; 3 – Decisor – pessoa que decide sobre componentes de uma decisão de compra: o que, como, onde ... 4 – Comprador – pessoa que efetivamente realiza a compra; 5 – Usuário – pessoa que consome ou usa o produto/serviço Aula 1
Tipologia do Consumidor GABARITANDO Tipologia do Consumidor Consumidor Organizacional Inclui empresas, órgãos governamentais, Escolas, Hospitais, ... O processo de decisão pode ser mais demorado e possui maior complexidade no ato da compra; Envolve departamentos e muitas vezes deve ser analisado por questões operacionais e físicas; Aula 1
Variáveis que Influenciam Comportamento GABARITANDO Variáveis que Influenciam Comportamento do Consumidor Aula 1
O Processo de Decisão de Compra do Consumidor GABARITANDO O Processo de Decisão de Compra do Consumidor Aula 1
O Papel da Busca de Informação e do Envolvimento GABARITANDO O Papel da Busca de Informação e do Envolvimento Antes é necessário entender DOIS FATORES SUBJACENTES 1 – Busca de Informação – quantidade de tempo e energia para coletar dados antes da decisão; A intensidade de busca varia de um indivíduo para outro; 2 – Envolvimento – é o grau de preocupação e cuidado na decisão de compra; Refere-se ao valor que a pessoa dá a determinada compra. Quanto mais ligada a compra está à sua auto-imagem mais envolvida ela será na decisão de compra. Aula 1