1 Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho e na Organização Profa. Dra. Gardênia Abbad Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento.

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1 Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho e na Organização Profa. Dra. Gardênia Abbad Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento de Psicologia Social e do Trabalho Pronex-CNPq

2 Procedimentos de Coleta de Dados:  Análise Documental  Entrevistas  Aplicação de Questionários –Coletiva, Individual –Direta, Via Malote ou Meio Eletrônico  Aplicação de Testes  Observação

3 Características do Treinamento: qualidade do projeto instrucional e da execução do programa. Roteiro de Análise Documental - (27 itens) Objetivos Instrucionais (7 itens): - Descrição em termos de desempenhos observáveis - Precisão na escolha do verbo de ação - Existência de critério qualitativo - Descrição clara do objeto da ação - Adequação do nível de complexidade do verbo às taxonomias - Clareza nas definições de condições Adequação de Estratégias e Meios (5 itens) Exercícios (3 itens) Recursos de Apoio (7 itens- textos, transparências, filmes, vídeos e similares) Fontes de Informação (2 itens - bibliografia e outros meios) Planejamento de Atividades (2 itens) Seqüenciação do Ensino (2 itens)

4 Características do Treinamento: qualidade do projeto instrucional e da execução do programa. Roteiro de Observação do Instrutor – 54 itens Didática (44 itens) - Transmissão de objetivos - Uso de estratégias para motivar os treinandos - Apresentação de conteúdos e exemplificação - Uso de estratégias e meios instrucionais - Atividades Práticas e Avaliações de Aprendizagem - Sumarização - Organização e Administração do Tempo Domínio do Conteúdo (6 itens) Entrosamento com os Treinandos (4 itens)

5 Satisfação com Programação e Apoio Descrição dos Itens Conceito Ordenação do conteúdo. Adequação dos conteúdos aos objetivos. Definição de objetivos. Carga horária total. Qualidade e organização do material didático. Quantidade de material didático. Carga horária diária. Carga horária para atividades práticas. Compatibilidade entre objetivos e necessidades. Qualidade das instalações. Reações: nível de satisfação do participante com o curso.

6 Exemplo de avaliação de impacto em largura ou amplitude

7 Exemplo de Avaliação de Impacto em Profundidade

8

9 Suporte à Transferência: refere-se ao apoio de chefes e colegas ao uso de novas habilidades no trabalho (fator 1).

10 Suporte Material à Transferência: refere-se à disponibilidade e qualidade dos recursos materiais necessárias ao uso eficaz de novas habilidades no trabalho (fator 1).