Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações Medidas de manejo devem tomar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IX Semana de Engenharia de Pesca
Advertisements

A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
Utilização de lista de espécie pelos órgãos ambientais
Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH
PLANO DE GESTÃO.
CAMINHOS JÁ PERCORRIDOS
No caso das espécies ameaçadas de extinção:
Curso de Especialização em Gestão Ambiental
Charles Hanry Faria Junior Presidente da AEP-AM
Sustentabilidade Cenários Conflitos Negociação()
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
meio ambiente FÓRUM MUNDIAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
APRESENTAÇÃO DESENVOLVIDA PELO PROF. BRUNO CACIQUE
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Manejo de bacias hidrográficas
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou: um decréscimo significativo.
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. David G. McGrath Coordenador.
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações – Preservar as diferentes.
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou: um decréscimo significativo.
Curso: Superior de Tecnologia
ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA EM SAÚDE
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou um decréscimo significativo.
Conservação e Preservação
Planejamento e Responsabilidade Social
Economia Ecológica e a Natureza dos Recursos Naturais Joshua Farley, PhD Universidade de Vermont Desenvolvimento de Comunidade e Economia Aplicada Instituto.
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Túlio Ornelas Iannini. “Os líderes serão julgados não por suas espertezas táticas, mas pela firmeza de suas decisões estratégicas para as organizações.
Tópicos Contemporâneos de Administração
Problema 6.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Avaliação dos programas de controle do tabaco: ASSIST Frances Stillman, EdD Institute for Global.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Impacto da pesca nos Ecossistemas Marinhos
Uma Escola do Tamanho do Brasil
MÉTODO ABC Trabalho elaborado por: Lícia Fernandes.
Cap. 1 O que a Ecologia estuda Professora: Alexsandra Ribeiro
OCEANOGRAFIA.
Novas espécies de tubarão e raias manta listadas nos anexos da CITES: O que devem as Partes fazer até 14 set : Sustentabilidade.
Planejamento do Projeto
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
Tânia Zarpelão Atendimento nos Clubes: o papel do gestor.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
João Elves da Silva Santana Nayara Franzini Lopes Thuany Araújo Silva Reserva de Desenvolvimento Sustentável MAMIRAUÁ.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
AHE Santo Antônio e AHE Jirau ICTIOFAUNA E PESCA.
Brasília, 16 setembro de Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei n° de 08 de janeiro de 1997 Abordagem
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catariana Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Pesca.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
Não é casual. Constitui esforço deliberado, racional e formal. “Projeto de um estado futuro desejado e de meios efetivos para torná-lo realidade”. É um.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Conceitos Estratégias
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 10 REGIME JURÍDICO DA PESCA E DA AQUICULTURA.
Transcrição da apresentação:

Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações Medidas de manejo devem tomar uma abordagem ecossistêmica – mais estudos: – Qualidade da água – Cadeias alimentares – Interações bióticas e abióticas – Estrutura das populacões e comunidades – Processos ecológicos – Funcionamento dos ecossistemas

Preservar os ambientes remanescentes para manter a diversidade de peixes e a produtividade dos estoques pesqueiros – iniciativas que interfiram no sistema como um todo A pesca deve adaptar-se à nova realidade – mudanças na captura, composição e táticas de pesca Mais dados sobre esforço e captura – determinar o status de stocks sobre-explotados para embasar a legislação pesqueira – Mais participação de universidades e institutos de pesquisa na criação de medidas – mais pesquisa e monitoramento – Implementação de um banco de dados acessível a pesquisadores e tomadores de decisão – Implementação e mais fiscalização por parte das agências estaduais e federais Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada

Controle da pesca – Licenças – Equipamento – Restrições no tamanho das malhas – Proteção dos juvenis, áreas e períodos de desova Mais estudos sobre as populações Mais investimento Mais esforço na fiscalização – Mais entendimento sobre o mercado (para consumo) Percepção social Restrições econômicas Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada

– Gestores precisam flexibilidade para interromper a pesca ou tomar ações Clareza e objetividade nos objetivos Comunicação social efetiva Envolvimento dos pescadores na tomada de decisões – papel importante na conservação dos recursos se organizados – a pesca é um bom indicador de mudanças ambientais – Melhorar a comunicação entre pesquisadores, gestores, Pescadores e outros ‘stakeholders’ Interesses de pesca e de conservação devem ser considerados em conjunto Monitoramento e gestão podem indicar o que deve ser investigado e os resultados da pesquisa podem melhorar os métodos de monitoramento e gestão Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada