Ciências Humanas e suas Tecnologias - História

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas econômicos e sociais
Advertisements

Uma visão geral da vida em sociedade
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Saúde: bem público global e direito fundamental
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
“Capitalismo Selvagem”
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
RELEMBRANDO O QUE JÁ APRENDEMOS ATÉ AGORA...
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Direitos e Deveres da Pessoa
Dimensões da Globalização
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
UNAC/CNA Seminário internacional organizado pela CNA – Portugal Sábado, 20 de Março de 2010 Cidade de Espinho Apresentação: José Catarino Xerinda.
“Contra a fome e a violência sexista”
Transformar é possível....
Movimentos Sociais Contemporâneos. 1.Associativismo Local 2. Inter-organizacional 3. Mobilizações Três níveis de organização SOCIEDADE CIVIL (Sherer-Warren)
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Ouvidoria Órgão de Participação Social
AFRODESCENDENTES.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
CULTURA JURIDICA.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
História nas atuais propostas curriculares
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Utilização de redes tecnológicas para aumentar a participação social e a mobilização de voluntários.
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Fundamentos da Administração Pública
O que é a Indústria Cultural?
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
AÇÕES AFIRMATIVAS CONCEITO: são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
O pensamento liberal Capítulo 18.
A luta por participação política
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
O mundo dividido na era da Globalização
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A nova regionalização do mundo
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Fórum Econômico Mundial e Fórum Social Mundial. Um outro mundo é possível.
Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Trabalho ministrado pela professora Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias Sociedade,
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Ensino Médio, 3º Ano A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização FÓRUM SOCIAL MUNDIAL O QUE É ISSO?? A grande imprensa, controlada pelo capital, tem, sistematicamente, se referido a essa oposição, ou seja, a esse movimento, como um “movimento antiglobalizado”. Mesmo se algumas pessoas integrantes do FSM assumirem essa definição, entende-se que esta não é ideal, já que carrega um forte caráter pejorativo, como se fosse uma “rebeldia juvenil contra um fato consumado, globalizado”.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Assim, após análises minuciosas, entende-se que o movimento que resultou na criação do Fórum Social Mundial, em 2001, como integrante de uma ação organizada da sociedade contra os malefícios do capitalismo globalizado, caso tivesse que ser rotulado de alguma forma, poderia ser mais bem definido como “anti-neoliberal”

Fórum Social Mundial criado em 2001 HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Fórum Social Mundial criado em 2001 Link da Charge: http://3.bp.blogspot.com/-KE4ApO28jDM/Tx2SdNofvtI/AAAAAAAAAEw/tSR7IW46Ch4/s1600/aa.jpg Link da Logo: http://somosandando.files.wordpress.com/2010/02/logo_forum_social_mundial2.jpg

ENTENDENDO O NEOLIBERALISMO HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização ENTENDENDO O NEOLIBERALISMO Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. http://www.suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.htm

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo. http://www.suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.htm

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização SUAS CARACTERÍSTICAS   Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país. Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho. Política de privatização de empresas estatais. Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização. Abertura da economia para a entrada de multinacionais. http://www.suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.htm

Adoção de medidas contra o protecionismo econômico. HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Adoção de medidas contra o protecionismo econômico. Desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas. Diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente. Posição contrária aos impostos e tributos excessivos.

A base da economia deve ser formada por empresas privadas. HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico. Contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços. A base da economia deve ser formada por empresas privadas. Defesa dos princípios econômicos do capitalismo.

O FSM é contra tudo isso que acabamos de ver. HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização O FSM é contra tudo isso que acabamos de ver. E esse movimento faz parte de uma série de outros que, historicamente, significaram a organização de diversos setores da sociedade contra o capitalismo e suas regras neoliberalistas.

A ORIGEM DESSES MOVIMENTOS HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização A ORIGEM DESSES MOVIMENTOS Sua origem pode e deve ser associada ao século XIX, por ocasião da organização sindical do proletariado urbano para fazer frente à intensa exploração da burguesia que comandava as fabricas e os governos dos países capitalistas. Já no século XX, uma outra importante fonte de inspiração para o movimento atual foram as manifestações de estudantes e trabalhadores que ocorreram em praticamente todo o planeta, em maio de 1968.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização É claro que essas comparações são sempre perigosas, por esconderem as enormes diferenças existentes entre as conjunturas de uma época e de outra. Não se pode esquecer, também, de que diversas pessoas e grupos protestaram, de fato, contra “qualquer forma de poder”, como fizeram os anarquistas durante o movimento de 1968 e aqueles que hoje se colocam “contra a globalização”.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Mas, se quisermos nos ater a uma referência mais recente para o surgimento do movimento, podemos destacar a fundação de um primeiro Fórum Alternativo durante a reunião do então G-7, em Londres, em 1984. Ou ainda a manifestação que reuniu 100 mil pessoas em protestos contra o FMI, em Berlim, 1988. De qualquer forma, trata-se de grupos formados por trabalhadores urbanos e rurais, ambientalistas, lideranças indígenas, estudantes, anarquistas, religiosos, etc.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Segundo várias opiniões de diversos analistas, o movimento é, na verdade, a reunião de muitas organizações espalhadas pelo mundo, unidas por três pilares: Objetivo em Comum: o movimento, além de divergências e antagonismo, tem muitas bandeiras em comum. Como por exemplo: A exigência de cancelamento das dívidas dos países pobres. A proteção do meio ambiente, com a aplicação do Protocolo de Kyoto, que prevê a redução na emissão de poluentes.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização A modificação das regras do comércio internacional, com a limitação do “poder do capital global” e a denúncia contra o superpoder das multinacionais. Inimigo em Comum: instituições como Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Organização Mundial do Comércio (OMC) são os principais alvos do movimento.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização A Internet: o movimento tem um meio de comunicação “global” que oferece instrumento de luta, debate e formação nunca antes imaginado. A rede é a grande alma do movimento.

BRASIL É REFÊRENCIA PARA O MOVIMENTO HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização BRASIL É REFÊRENCIA PARA O MOVIMENTO O Brasil tem servido de referência internacional para o movimento desde a escolha da cidade de Porto Alegre para sediar o I Fórum Social Mundial, em 2001, na qual compareceram 15 mil pessoas. Desde então realizaram-se vários encontros, com o Fórum assumindo um caráter de reunião anual de organização do movimento de debate de ideias.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização No mesma cidade de Porto Alegre no ano seguinte, em 2002, o II FSM aconteceu com a presença de mais de 50 mil pessoas e depois com 100 mil, com representantes de todo o planeta.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Os debates se pautaram pela formulação de propostas alternativas à atual ordem capitalista global, discutindo o militarismo dos EUA, a questão ecológica, a diversidade sexual, a exclusão social sofrida pelas pessoas portadoras de deficiências, etc., tudo sob a perspectiva de entidades e grupos organizados contra o “pensamento único” neoliberal. Unificando as diversas bandeiras por um mundo pacífico, mas justo e sem intolerância, o lema do Fórum Social Mundial passou a afirmar a esperança de que “Um outro Mundo é Possível”.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização OS OBJETIVOS DO FÓRUM Pela construção de um mundo de paz, justiça, ética e respeito pelas espiritualidades diversas. Pela libertação do Mundo do domínio das multinacionais e do capital financeiro Pelo acesso universal e sustentável aos bens comuns da humanidade e da natureza. Pela democratização do conhecimento e da informação.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Pela dignidade, diversidade, garantia da igualdade de gênero e eliminação de todas as formas de discriminação. Pela garantia dos direitos econômicos, sociais, humanos e culturais, especialmente os direitos à alimentação, saúde, educação, emprego, habitação e trabalho digno.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Pela construção de uma ordem mundial baseada na soberania, na autodeterminação e nos direitos dos povos. Pela construção de uma economia centrada nos povos e na sustentabilidade. Pela construção de estruturas políticas realmente democráticas e instituições com a participação da população nas decisões e controle dos negócios e recursos públicos.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização O Fórum Social Mundial, como espaço de articulação, procura fortalecer e criar novas articulações nacionais e internacionais entre entidades e movimentos da sociedade, que aumentem, tanto na esfera da vida pública como da vida privada, a capacidade de resistência social não violenta ao processo de desumanização que o mundo está vivendo e à violência usada pelo Estado, e reforcem as iniciativas humanizadoras em curso pela ação desses movimentos e entidades (Carta de Princípio).

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Marcha de abertura do Fórum Social Mundial 2010, em Porto Alegre Imagem: Feijaocomarroz from pt/ Disponibilizado por BetacommandBot / GNU Free Documentation License.

O FSM E O COMBATE AO PADRÃO CULTURAL DA GLOBALIZAÇÃO HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização O FSM E O COMBATE AO PADRÃO CULTURAL DA GLOBALIZAÇÃO Os integrantes do movimento acreditam que o Estado é o grande responsável por criar o Multiculturalismo. Multiculturalismo não é simplesmente o fato de haver várias culturas no mesmo lugar, e sim, a forma como o Estado lida, articula e maneja essas várias culturas, para que todas sejam tratadas de maneira igual.

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Para os integrantes do movimento do FSM, o mundo ocidental criou um certo padrão cultural hegemônico e legítimo: Ocidental Branco Homem Cristão Adulto (independência econômica e financeira, e não mais morar com os pais)

Anglo-saxão (países do norte) HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Heterossexual Saudável Rico Alfabetizado Anglo-saxão (países do norte)

MINORIAS - Mulheres, Negros e Homossexuais. HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização A partir dos anos 60/70 surge a noção de multiculturalismo na esteira dos movimentos de CONTRACULTURA, que questionavam esse modelo cultural hegemônico e valorizavam grupos que não se enquadravam nesse padrão - > as chamadas MINORIAS ( Não no sentido numérico, mas de hegemonia). MINORIAS - Mulheres, Negros e Homossexuais.

A BANDEIRA DO FSM É O FIM DOS PADRÕES CULTURAIS GLOBALIZADO HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização A BANDEIRA DO FSM É O FIM DOS PADRÕES CULTURAIS GLOBALIZADO E a luta é: Reconhecer-se: como diferente e sentir pertencimento (os indivíduos pensam em si mesmos como membros de uma coletividade na qual símbolos expressam valores, medos e aspirações) com seu grupo de semelhantes.

Veja a charge no link abaixo: HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Veja a charge no link abaixo: http://4.bp.blogspot.com/-O7FUr-nmLcU/Thjw0uU23BI/AAAAAAAAAUQ/425nDCpDzuE/s1600/globalizacao.jpg

Lutar por direitos iguais, via mobilização política. HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Lutar por direitos iguais, via mobilização política. Ainda utópico: depois de conseguidos os direitos, pode-se entrar numa era em que já não é mais necessário marcar as identidades, "levantando bandeiras". Ações afirmativas são feitas pelo Estado que visam à igualdade de oportunidades e tratamento. Ex. Cotas raciais em universidades (BR), casamento civil (Gays)

HISTÓRIA, 3º Ano do Ensino Médio A luta Multicultural do Fórum Social Mundial x Padrão Cultural da Globalização Na realidade, temos que ter uma ideia de multiculturalismo como um mosaico, tudo misturado, entretanto é possível distinguir, as diferenças estão todas lá, claramente, sobrevivendo integradas e não caldo cultural em que elementos perdem as diferenças, viram uma coisa só.1 O Fórum Social Mundial vai continuar, pois como vimos a luta é grande para provar que “UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL”.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   24 Feijaocomarroz from pt / Disponibilizado por BetacommandBot / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Passeada_de_abertura_do_Forum_Social_Mundial_de_2003.jpg 18/09/2012