DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS DE ALIMENTOS E MASSAS ALIMENTÍCIAS ISENTAS DE GLÚTEN CORADAS COM BIOPIGMENTO MONASCUS Área: Ciências Médicas e de Saúde DENISE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo²
Advertisements

Atividade de sondagem de aprendizagem de Química
Crise Mundial de Alimentos
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Aluno:Thiago Borba de Oliveira Orientadoras:
Efeito de períodos de semeadura e das condições de armazenamento sobre a qualidade de grãos de feijão para o cozimento.
PIRÂMIDE ALIMENTAR IMC.
Catarina, Dárya, Matilde e Raquel
Thiago N. Pereira , Josiane S. Prophiro
NUTRIÇÃO E CÂNCER Seminário Integrador II Profª: Paula Rosane Vieira Guimarães 1.
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
MICROORGANISMOS NO INTESTINO, AGENTES PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS
Introdução a Bioprocessos
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
MCT/CNPq/PPG7 048/2005 JARARACA
CONHECENDO A INDÚSTRIA DE ESMALTE
317. Desenvolvimento Econômico de uma nação (DEVELOP)
316. Crescimento de uma economia regional controlada pelo mundo externo (STWORLD)
Apresentação para grupo do ISEG
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
ESTUDO COMPARATIVO DE MISTURAS DE REJEITOS INDUSTRIAIS PARA CONFECÇÃO DE TIJOLOS Anderson Alves Cunha 1 Francismar Henrique.
Roseli T. Borghi* 1, Maria Cristiane Pestana C. Miranda 1, José R. da Silva Jr 1, Marsel de C. Pereira 1, Guilherme de C. Ferraz 1 e Antonio de Queiroz.
Salsichas de baixa gordura enriquecidas com w3 e algas comestíveis: Efeitos do óleo de oliva e do armazenamento sob refrigeração nas características físico-químicas,
Tratamento de resíduos provenientes de frituras por irradiação de microondas. Ciências matemáticas e naturais. Priscila Pizzolo Fernandes* (IC - PUIC),
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Ana Paula Felipe dos Santos
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Jair Juarez João(PQ), Leilane Cândido Delfino (IC).
ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL I:
ENRAIZAMENTO EX VITRO E ACLIIMATAÇÃO DE PORTA- ENXERTOS DE MACIEIRA COM INTERESSE ECONÔNOMICO PARA SANTA CATARINA. Ciências Agronômicas. Prof. MSc. Celso.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Porcentagem de água contida no óleo
Ciências Médicas e da Saúde.
Introdução e Objetivo Os ácidos orgânicos de pequena massa molecular são reconhecidamente aceleradores do intemperismo de rochas e minerais, todavia, pouco.
AGROBIOTECNOLOGIA: MULTIPLICAÇÃO IN VITRO
Avaliação da atividade catalítica da enzima horseradish peroxidase na oxidação de diferentes derivados fenólicos**. Ciências matemáticas e naturais. Everton.
Remediação de Compostos Fenólicos em Águas Residuárias a partir de Enzimas Oxidativas Extraídas de Cabeça de Camarão, Engenharia Química. Prof. M.Sc. Everton.
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
Produção de proteína microbiana (SCP)
Efeito do tempo de crescimento e temperatura de cultivo na produção de queratinase por fermentação em estado sólido utilizando penas de frango pelo Aspergillus.
Profa.: Larissa Funabashi de Toledo Dias
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
O Estado do Espírito Santo é o 2º maior produtor de rochas ornamentais e 2º maior produtor de petróleo do país. Com isso surge a problemática da geração.
Estudo Dirigido - Artigos
XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP III F ó rum Internacional de Inicia ç ão Cient í fica da UNESP Tratamento Superficial do Titânio por Método.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
REGULAMENTAÇÃO DE ALIMENTOS
EQ 801 – Laboratório de Engenharia Química III 1º Semestre de Grupo E Cinética da Hidrólise do Acetato de Metila.
Banho de Sol para Pacientes Internados em Unidade de Terapia Intensiva Adulto Pacientes que necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva ficam.
1 2 Samara Silva de Souza 1 (IC) e Jair Juarez João (PQ) 2 - PMUC Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Unidade Acadêmica de Ciências Tecnológicas.
Aperfeiçoamento do amido Termoplástico na produção de um bioplástico alternativo aos plásticos convencionais. Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió.
ESTUDO DO EFEITO LARVICIDA DE SUBSTÂNCIAS A PARTIR DE Eugenia uniflora (Myrtaceae) L. FRENTE AO MOSQUITO Aedes aegypti L. Aluna 1: Danielle E. Matos –
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
O POTENCIAL LIPÍDICO DE MICROALGAS NO CENÁRIO ENERGÉTICO ATUAL MARTINS, Jhusane¹, MACHADO, Thamyres², SILVA, Thaysa³, REIS, Sheila (Orientadora) SOARES,
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
AUTOR: Laura Junqueira Anibal CO-AUTOR: Bruna Grassetti Fonseca
DESENVOLVIMENTO DE FILMES DE LIBERAÇÃO CONTROLADA CONTENDO ÓLEO DA Copaifera sp. PARA O COMBATE ÀS LARVAS DO MOSQUITO Aedes aegypti. Farmácia. Mariane.
CONCLUSÕES Através dos resultados obtidos é possível concluir que a quantidade de licopeno está diretamente relacionada com a coloração vermelha em tomates,
Nutracêuticos e Alimentos Funcionais
Elaboração de um modelo computacional para diagnóstico do nível de daltonismo para usuários da web Área do Conhecimento: Engenharias e Computação Ranieri.
INTRODUÇÃO Com o dinamismo do mercado atual, as indústrias alimentícias têm conduzido testes sensoriais para identificar se os seus produtos preenchem.
INTRODUÇÃO Á TÉCNICA E DIETÉTICA
Modelar um inventario do ciclo de vida de um produto em uma pequena empresa de negócio.. (PUIP), Ciências Exatas e da Terra Ivete de Fátima Rossato, Dra.
Disciplina: Tecnologia dos Produtos de Origem Animal Equipe: Georgeana Farias, Paula Rachel e Luan Lima Silva, et al. Disc. Scientia. Série: Ciências da.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS DE ALIMENTOS E MASSAS ALIMENTÍCIAS ISENTAS DE GLÚTEN CORADAS COM BIOPIGMENTO MONASCUS Área: Ciências Médicas e de Saúde DENISE ESTEVES MORITZ ;MARIA HELENA MARIN ; ANDERSON FERNANDES DOS SANTOS ; ANDRIELE APARECIDA DA SILVA VIEIRA ; ADRIANA BUDELON DE MACEDO; CARINE DEHLANO;

Introdução A doença celíaca Os corantes Componentes isolados

Objetivos Este trabalho objetivou a produção de pigmento monascus em cultivo submerso pelo micro-organismo Monascus ruber CCT 3802 e sua viabilidade de aplicação em alimentos e massas alimentícias isentas de glúten.

Metodologia Micro-organismo Manutenção da Cultura Cultivo do micro-organismo: As amostras

Determinação da concentração do Pigmento Extrato Preparo das massas alimentícias Quantidade de pigmento adicionada

Resultados O biopigmento foi obtido por fermentação após três dias em cultivo submerso em reator utilizando extrato de farelo de arroz como principal fonte de carbono. Foram testadas as adições de pigmento nos seguintes tipos de alimentos: um tipo de sopa de preparo rápido, macarrão comercial contendo glúten e macarrão caseiro isento de glúten, preparado em laboratório utilziando-se farinha de arroz e ovos como matéria-prima. Os experimentos indicaram que, após a adição de 3% (g.g-1) de pigmento houve uma mudança apreciável no aspecto de todos os alimentos analisados, com relação à cor (que passou a ser mais avermelhada) e odor (que se intensificou) dos produtos, como mostram as figuras 2, 3 e 4.

Produção de pigmento em Biorreator de 6 L  Modelo BIOFLO III.

a b c Sopa após cozimento em laboratório, antes da adição do pigmentos monascus; (b) Sopa cozida, após a adição de 2% (g.g-1) do pigmento e (c) aspecto final da sopa cozida, após a adição de 2% (g.g-1) do pigmento monascus. Macarrão cozido, após a adição de 1% (g.g-1) do corante (a); macarrão cozido, após a adição de 2% (g.g-1) do pigmento monascus (b); aspecto final do macarrão cozido e após a adição de 3% (g.g-1) do pigmento. a b c

Massa alimentícia preparada com adição de 3% (g Massa alimentícia preparada com adição de 3% (g.g-1) de pigmento monascus (a); tiras de massa enriquecidas com o pigmento monascus (b). a b

Conclusões Os resultados obtidos até o presente momento mostram que a utilização de pigmentos produzidos por Monascus ruber pode constituir uma saída interessante para a coloração de massas alimentícias, conferindo a estas uma coloração inovadora do ponto de vista organoléptico, resultando, também, em um aumento do odor do alimento. É importante salientar que a adição deste corante propicia um produto de maior qualidade, uma vez que o pigmento possui uma variada gama de ações benéficas ao organismo, como proteção do fígado, hipocolesterolêmico, atividades antitumorais, dentre outras. Estudos mais aprofundados estão em andamento.

Bibliografia ACELBRA. Associação dos Celíacos do Brasil disponível em http://www.acelbra.org.br/2004/doencaceliaca.php Acesso em de abril 2010 CHEN, M. H. E JOHNS, M. R. Effect of pH and nitrogen source on pigment production by Monascus purpureus App. Microbiol. Biotechnol., v. 40, p. 132 138, 1993. ERDOGRUL, O. e AZIRAK, S. Review of the studies on the red yeast rice (Monascus purpureus). Turk. Electr. J. Biotechnol., v. 2, p. 37-49, 2004. LI, C.; ZHU, Y.; WANG, Y.; ZHU, J-S.; CHANG, J.; KRITCHEVSKY, D. Monascus purpureus – Fermented Rice (Red Yeast Rice ): A Natural Food Product that Lowers Blood Cholesterol in Animal Models of Hypercholesterolemia. Nutr. Res., Vol. 18, n. 1, p. 71 – 81, 1998. SILVA, T. S. G. e FURLANETTO, T. W. Diagnóstico de doença celíaca em adultos. Rev. Assoc. Med. Bras.,  São Paulo,  v. 56,  n. 1,   2010 . SIQUEIRA NETO, J.I., COSTA, A.C.L.V., MAGALHÃES, F.G. Neurological manifestations of celiac disease. Arq. Neuro-Psiquiatr., v.62, n.4, p.969-972; 2004.

Apoio: